Friday, 30 December 2016

O dia em que conheci Emmy Strik



Domingo, 18 de Dezembro de 2016
Charles Dickens Festijn
Deventer
Países Baixos


Primeiro, foi o Espírito do Futuro que não parava de apontar para mim, como se algo de muito importante estivesse para acontecer...(entre risos e o sentir-me um bocado creepy, lá tirei esta fotografia).



Embora, o acolhimento à entrada do Festival não pudesse ter sido mais sereno, com esta senhora à janela...




Mas o Espírito do Futuro tinha razão...algo de muito excitante estava prestes a acontecer...

Ao visitar inesperadamente e por impulso o Charles Dickens Kabinet, situado numa antiga prisão de mulheres,


Livros




Marcadores de Leitura



o senhor da fotografia abaixo, vindo directamente do século XIX, começou a contar-nos como surgiu o Festival que esta velha cidade hanseática dedica a Charles Dickens há já 26 anos. Foi pelas mãos de Emmy Strik, cujo pai, que tinha uma loja na cidade, era um grande admirador do escritor inglês. Foi aí que ficámos a saber que todo o espólio pertencia à senhora, incluindo as roupas de época que permitiam recriar o ambiente do século XIX que se respirava pela cidade naqueles dias.




E eis que no meio da conversa, a fundadora e dinamizadora do Charles Dickens Festijn entra e gentilmente permitiu que lhe tirasse esta fotografia. Ainda conversámos alguns minutos e ficámos a saber que teve casa em Olhão durante alguns anos, onde passou algumas férias, e gostava muito de ir a Tavira a um determinado restaurante. Uma simpatia, a senhora. A fotografia não lhe faz jus, nem saiu muito bem, que eu estava muito excitada por estar a conhecer a criadora de um dos momentos do ano que mais gosto, e foi tudo muito inesperado e rápido também.




A noite acabou muito bem, como sempre,  no sítio do costume, na Sint-Nicolaas- of Bergkerk, entre a banda de música escocesa e os cânticos tradicionais de Natal.




O filme seguinte não é nosso, mas encontrei-o no Youtube e permite apreciar estes momentos tão especiais do encerramento do Dickens Festijn,  para nós, o momento mais alto do Festival.




Para aqueles que começam agora a acompanhar este blog, podem clicar aqui e ver os posts das outras edições do Festival onde já estivemos.


FELIZ ANO NOVO!!  E  COM MUITA MAGIA!!



Thursday, 29 December 2016

Do ano velho quase a partir...



As teias congeladas desta manhã do meu quintal ...

Ou das obras do Homem do post anterior às obras da Natureza desta manhã...








E as tampas dos contentores do lixo do quintal (papel, plástico e normal) parecem coladas e mal as consigo abrir...

Num dia em que o real feel foi de 5 negativos.

Está fresquinho, por aqui, está... ;-)

Wednesday, 28 December 2016

Catarina, a Grande no Hermitage de Amesterdão



Nos Países Baixos, como noutros países do Norte da Europa, celebra-se o segundo dia de Natal, conhecido, nestas paragens, como Tweede kerstdag. Estou a referir-me ao dia 26, que também é feriado. Neste dia, é comum ir visitar a família ou fazer um programa cultural, como por exemplo, visitar um museu. No nosso caso, o salto foi até ao Museu Hermitage de Amesterdão, para ver a exposição dedicada à Czarina Russa e fundadora do Museu Hermitage de São Petersburgo, Catarina, a Grande. A exposição, que pode ser vista até 15 de Janeiro de 2017, apresenta peças das mais variadas, oriundas do Museu Hermitage de São Petersburgo, tais como: quadros, esculturas, armas, vestidos, caixas de rapé, diversos presentes de casamento, jóias e uma réplica da coroa.

Panorâmica Geral da Sala 



Um vestido



Leques



Um serviço de chá



Um tinteiro



Armas







Uma pequena nota: enquanto lanchávamos no restaurante do museu, recordei-me dos meus lanches na Gulbenkian. O ambiente pareceu-me similar e familiar...

NB: as fotografias foram tiradas com telemóvel pelo meu marido.


Monday, 26 December 2016

Last Christmas


George Michael (25 de Junho de 1963- 25 de Dezembro de 2016).

Fui vê-lo a Coimbra, em 2007, no único concerto que deu em Portugal.

Fiquei triste com a notícia. Os Wham fizeram parte da minha adolescência.

Paz à sua alma.

Sunday, 25 December 2016

Feliz Natal!!


FELIZ NATAL!!!!!

O nosso presépio húngaro com figuras elaboradas a partir de elementos recolhidos na Natureza.

A Sagrada Família em Noz Budha
A Virgem com o Menino ao colo
O Pastor
O Anjo Trompetista
E mais um anjo...
( e ainda há um outro, muito pequeno, que não se vê na fotografia)



Estas figuras foram compradas no ano passado, no Mercado de Natal de Hasselt, na Bélgica.

A base em madeira de teca foi comprada na Xenos e o musgo e as luzes no Intratuin.

Friday, 23 December 2016

A Estrela que anuncia a vinda do Deus-Menino


Mercado de Natal de Aachen, Alemanha
Dezembro de 2016


Destas peças de artesanato em madeira ( estrelas, presépios, pirâmides de Natal, etc), já só vimos esta bancada...

A Estrela que anuncia o Deus-Menino...



E porque acho que não é só pedir ao Menino Jesus, há que agradecer também...

Agradeço às estrelas que Deus me vai enviando e iluminam o meu caminho, sobretudo...

àquelas estrelas que me escutam com imensa paciência num momento de maior aflição (em pessoa e/ou por escrito);
àquelas estrelas que respeitam os meus silêncios quanto àquilo que me aflige, sem perguntas indiscretas, mas mantendo a companhia com histórias do seu quotidiano, envio de palavras amigas e coisas que me fazem rir, mantendo-se presentes para quando já estou mais preparada para falar (muito, muito grata pela vossa paciência);
àquelas estrelas que me enviam mimos variados (marcadores, postais, desenhos, etc) e me fazem sorrir pela atenção, pelo carinho, pela generosidade, pela surpresa do gesto;
àquelas estrelas que reconhecem os erros e pedem desculpas de forma genuína, com o coração (aconteceu agora, com um postal de Natal que recebi e sem que eu tivesse tido necessidade de falar previamente sobre a situação), fortalecendo assim a Amizade;
àquelas estrelas que mantêm os canais de comunicação abertos mesmo que não estejamos de acordo ou tenhamos pontos de vista diferentes porque o mais importante é a Amizade que nos une;
àquelas estrelas por quem eu até nada fiz e me surpreendem com tanto carinho;
àquelas estrelas que apesar dos próprios problemas e da sua falta de tempo nunca me deixaram com o menino nas mãos;
àquelas estrelas que pelo seu exemplo de generosidade e atenção para com o próximo é uma honra tê-las na minha vida (não interessa há quanto tempo, nem por que  modo, virtual ou físico);
àquelas estrelas que me fazem companhia, manifestam interesse e oferecem ajuda, mesmo quando não me conhecem pessoalmente.


Agradeço de coração/ Hartelijk bedankt!

Num ano em que os agradecimentos especialmente se impõem e que foi muito claro sobre quem é quem na minha vida e da sua importância na mesma.


FELIZ NATAL!