Domingo, 18 de Dezembro de 2016
Charles Dickens Festijn
Deventer
Países Baixos
Primeiro, foi o Espírito do Futuro que não parava de apontar para mim, como se algo de muito importante estivesse para acontecer...(entre risos e o sentir-me um bocado creepy, lá tirei esta fotografia).
Embora, o acolhimento à entrada do Festival não pudesse ter sido mais sereno, com esta senhora à janela...
Mas o Espírito do Futuro tinha razão...algo de muito excitante estava prestes a acontecer...
Ao visitar inesperadamente e por impulso o Charles Dickens Kabinet, situado numa antiga prisão de mulheres,
Livros
Marcadores de Leitura
o senhor da fotografia abaixo, vindo directamente do século XIX, começou a contar-nos como surgiu o Festival que esta velha cidade hanseática dedica a Charles Dickens há já 26 anos. Foi pelas mãos de Emmy Strik, cujo pai, que tinha uma loja na cidade, era um grande admirador do escritor inglês. Foi aí que ficámos a saber que todo o espólio pertencia à senhora, incluindo as roupas de época que permitiam recriar o ambiente do século XIX que se respirava pela cidade naqueles dias.
E eis que no meio da conversa, a fundadora e dinamizadora do Charles Dickens Festijn entra e gentilmente permitiu que lhe tirasse esta fotografia. Ainda conversámos alguns minutos e ficámos a saber que teve casa em Olhão durante alguns anos, onde passou algumas férias, e gostava muito de ir a Tavira a um determinado restaurante. Uma simpatia, a senhora. A fotografia não lhe faz jus, nem saiu muito bem, que eu estava muito excitada por estar a conhecer a criadora de um dos momentos do ano que mais gosto, e foi tudo muito inesperado e rápido também.
A noite acabou muito bem, como sempre, no sítio do costume, na Sint-Nicolaas- of Bergkerk, entre a banda de música escocesa e os cânticos tradicionais de Natal.
O filme seguinte não é nosso, mas encontrei-o no Youtube e permite apreciar estes momentos tão especiais do encerramento do Dickens Festijn, para nós, o momento mais alto do Festival.
Para aqueles que começam agora a acompanhar este blog, podem clicar aqui e ver os posts das outras edições do Festival onde já estivemos.
FELIZ ANO NOVO!! E COM MUITA MAGIA!!