Neste domingo à noite, estive a ver o programa inEuropa no canal Nederland2 dedicado à Revolução de 25 de Abril de 1974, conhecida também como Revolução dos Cravos. Obrigada, Sónia, pelo aviso aqui no blog :)
Ao longo do programa, pude ouvir português, essa língua maravilhosa que é a nossa, através das entrevistas concedidas pelo escritor António Lobo Antunes que participou na Guerra Colonial, Otelo Saraiva de Carvalho que comandou as operações do golpe de Estado a partir do posto de comando colocado secretamente no Quartel da Pontinha (Lisboa) , e o Major Vitor Alves, que contou também, os problemas de relacionamento com o sogro (defensor do regime de Salazar) após o 25 de Abril de 1974.
Não percebi porque razão não houve entrevista com o Coronel Vasco Lourenço.
Ouvi o Leite de Vasconcelos, locutor do Programa Limite da Rádio Renascença a dar o 2º sinal, com a canção Grândola,Vila Morena do Zeca Afonso, mas não percebi qualquer referência à canção que deu o 1º sinal, E Depois do Adeus,interpretada por Paulo de Carvalho.
Gostei de ouvir também o jornalista Adelino Gomes (para quem não sabe, foi colega de Liceu do Capitão Salgueiro Maia). Desconhecia por completo a história do desenho da planta do edifício da RTP em Lisboa.
Gostei especialmente que tivessem mencionado o caso Torre Bela e que deu origem ao filme de Thomas Harlan, estreado em 2007, na sua versão final, nos cinemas King em Lisboa..
Estamos a falar de uma propriedade que pertencia ao filho do 5º Duque de Lafões, Dom Miguel de Bragança e que foi ocupada durante o PREC.Contudo, o caso de Torre Bela foi algo atípico mesmo no Processo Revolucionário Em Curso como podem ler aqui.
Se quiserem ver o programa, podem clicar aqui e depois em "bekijk uitzendig".
Para ver o "post" que fiz em 25 de Abril último, clicar aqui.
O programa pareceu-me muito bom. Poderia tê-lo apreciado melhor se o meu nível de neerlandês fosse superior.A ver se depois das pinturas cá em casa, fico mais liberta para estudar.
Fiquem com E Depois do Adeus na Eurovisão em 1974.Uma das minhas canções portuguesas favoritas...:)
No comments:
Post a Comment