Naquele domingo de regresso a casa, vindos de Bergen op Zoom, decidimos parar em Dordrecht pela hora do almoço e conhecer o centro histórico da cidade. Em boa hora o fizemos, pois gosto mais de caminhar à-vontade, com pouca gente nas ruas.
Dordrecht é a cidade mais antiga da Holanda (leia-se: das províncias Noord - Holland e Zuid-Holland, duas das 12 províncias dos Países Baixos).
A catedral de Dordrecht, nestas paragens conhecida como Onze-Lieve-Vrouwekerk, ou seja, Igreja de Nossa Senhora, foi construída entre 1285 e 1470. Num sóbrio Estilo Gótico Brabantino, tem uma torre de 65 metros de altura e 67 sinos, sendo que um deles é o mais pesado dos Países Baixos. A torre, que data de 1504, encontra-se inacabada, o que a torna ainda mais interessante, do meu ponto de vista - uma obra de Anton I Keldermans, o meu arquitecto holandês preferido, autor da magnífica fachada da Stadhuis (Câmara) de Middelburg, na Zelândia.
Depois da catedral de Hertogenbosch, esta é a catedral neerlandesa que, até à data, achei mais bonita. Desde o púlpito às ricas pedras tumulares, aos vitrais e ao orgão (1859), impressiona, sobretudo, pela sua imponência majestosa no centro da cidade. Inicialmente, católica, é, desde 1572, uma igreja de culto protestante.
O interior, já em estilo renascentista (1538-1541)
Clicar aqui para uma visita virtual à Catedral.
5 comments:
Tão bonita esta catedral. Mesmo na visita virtual, talvez influência do órgão que a acompanha, sentimos essa paz liberta dos grandes templos de tectos longínquos. Um encanto.
É majestosa!
Bj amigo
Bem bonita! Beijinhos!
O interior e muito bonito.
Que bom que gostaram! :-)
Dordrecht fica perto de Roterdão, esqueci-me de mencionar.
Um beijinho a todas!
Post a Comment