Expat Life in the Netherlands and Travel Adventures
Saturday, 16 November 2013
Hij komt, hij komt...
E ele veio, o Sinterklaas (São Nicolau). Chegou a Almere Haven, ao meio-dia, e nós estávamos lá, no cais, à espera dele.
Os ajudantes (Zwarte Pieten / Pedros Pretos) também vieram, para distribuir pepernoten pelas crianças.
Chegaram todos de Espanha (diz a história ;-), no barco dos presentes - este ano, acastelado. Todos os anos é assim, no fim-de-semana seguinte ao Dia de São Martinho, mas, creio, com total desconhecimento de nuestros hermanos. ;-))
O cais estava à pinha, as crianças delirantes...
Acho que estávamos todos, a bem dizer...:-))
Pelo menos eu, desde ontem, ando com esta canção na cabeça...;-)
Este ano, a chegada oficial do Sinterklaas foi em Groningen.
:-)) Também me lembrei disso - do domínio espanhol e da Guerra dos Oitenta Anos, quando tomei conhecimento desta tradição. Os Pedros Pretos, na construção desta história, por exemplo, são considerados criados espanhóis do São Nicolau ;-), e os respectivos trajes são inspirados na indumentária espanhola dos nobres do século XVI. O mais interessante é que até o próprio hino neerlandês reflecte essa relação com a Espanha - em que Guilherme, o Taciturno, refere que sempre honrou o Rei de Espanha. No entanto, actualmente, há uma grande polémica relativamente aos Pedros Pedros, associados à escravatura pelo facto de serem pretos. A ideia que tenho é que os holandeses lidam muito mal (no sentido de se perdoarem ou compreenderem o fenómeno da escravatura à luz do seu tempo histórico) com o seu passado esclavagista e agora é uma celeuma pegada por causa da figura dos Pedros Pretos, quando estes foram inspirados nos Mouros da Península Ibérica - segundo li -, e não nos escravos do Novo Mundo. Boa noite!
6 comments:
O domínio espanhol (na Bélgica, também) tinha que deixar algumas marcas..:-)
Boa noite!
:-)) Também me lembrei disso - do domínio espanhol e da Guerra dos Oitenta Anos, quando tomei conhecimento desta tradição.
Os Pedros Pretos, na construção desta história, por exemplo, são considerados criados espanhóis do São Nicolau ;-), e os respectivos trajes são inspirados na indumentária espanhola dos nobres do século XVI. O mais interessante é que até o próprio hino neerlandês reflecte essa relação com a Espanha - em que Guilherme, o Taciturno, refere que sempre honrou o Rei de Espanha. No entanto, actualmente, há uma grande polémica relativamente aos Pedros Pedros, associados à escravatura pelo facto de serem pretos. A ideia que tenho é que os holandeses lidam muito mal (no sentido de se perdoarem ou compreenderem o fenómeno da escravatura à luz do seu tempo histórico) com o seu passado esclavagista e agora é uma celeuma pegada por causa da figura dos Pedros Pretos, quando estes foram inspirados nos Mouros da Península Ibérica - segundo li -, e não nos escravos do Novo Mundo.
Boa noite!
Tão giro!!! :) Bjns!
:-))
Beijinhos e Bom Domingo!
Momentos emocionantes...sempre e em época de São Martinho...com um cheirinho a Natal...é dupla felicidade para todos!
Tenha uma boa semana!
É uma época muito bonita, saborosa e calorosa, esta. :-)
Um beijinho e votos de boa semana!
Post a Comment