Hoje, a temperatura desceu, mas, na passada sexta-feira, o Verão passou por cá, quente, o dia todo, e com direito a tromba d`água e arco-íris, no final da tarde.
Almere Haven
O sábado, mais fresco, parecia convidar a uma tarde de praia mais agradável e decidimos rumar até às praias de Katwijk aan Zee e Noordwijk. No entanto, quando chegámos a Katwijk, estava muito vento e vimos logo que só daria para tomar café na esplanada, que é abrigada. Deixámo-nos ficar mais um pouco, à medida que os raios de sol decidiam fazer uma ou outra carícia. A parte felina que há em mim ia-se deixando estar, entre um sumo de laranja natural e uma fatia deliciosa de tarte de maçã, caseira...Em Noordwijk, fomos mais corajosos e passeámos pela praia por uns breves 5 minutos (o vento estava mais ameno por aqui). Já depois de sentirmos a areia fininha debaixo dos pés, démos um pulinho até Wassenaar, onde fizémos uma pequena e saborosa caminhada entre o bosque e as dunas. O sol, esse grande malandro, brilhava entre as árvores...
Wassenaar
A tarde terminou devagar, com um passeio pelo novo boulevard de Scheveningen, o Zwarte Pad, ali, a dois passos de Haia...
Almere Haven
Wassenaar
Esta praia, considerada o maior resort balnear holandês, faz-me lembrar a Figueira da Foz, pelo seu extenso areal. A prática de kitesurfing é muito comum por aqui...
Em tempos, muitos pescadores perderam as suas vidas nas águas bravias e frias do Mar do Norte. Esta estátua é uma homenagem a esses homens que fizeram parte da história de Scheveningen.
Há vários anos que não vinhamos aqui (geralmente, vamos a Katwijk aan Zee). Scheveningen não nos impressionou da primeira vez que lá fomos, mas, desta vez, sim, gostámos muito. As obras de remodelação, concluídas em 2013, tornaram a praia muito mais bonita e até parecia que estávamos em Nice...Na foto, o Zwarte Pad (o calçadão preto), na Noorderstrand (Zona Norte da Praia). Eis o Nieuwe - Boulevard, da autoria do arquitecto catalão, De Solà-Morales (1939).
Gostei destas cadeiras, onde nos podemos estender a contemplar o mar...
Ao longo do Boulevard, há casas e esculturas muito interessantes, como a...
Casa Maria (1903)
ou esta escultura, da autoria do polaco Igor Mitoraj (1944-2014).
Há muito mais para ver, como o grupo das 23 esculturas, conhecidas como Fairytales at Sea (Sprookjesbeelden aan Zee), da autoria do americano Tom Otterness. Está tudo aqui. ;-) É só clicar para ver. Vão gostar, tenho a certeza.
E, já agora, este video, bem giro, com três das esculturas animadas. ;-)
Votos de muito boa semana!
10 comments:
Uma espécie de Via Sacra, à beira-mar, em busca de um Verão sem vento..:-)
Uma boa semana!
Interessante e pacífico! Bjns!
Quase, APS, quase...:-)) Foi um passeio muito bonito, mas que estou desejosa de fazer praia, lá isso estou...:-) Uma boa semana também para si! :-)
Tens razão, Margarida. Foi calminho. Bom para relaxar...:-)
Beijinhos! :-)
Conheço SCHEVENINGEN. Esive lá mas antes dessas renovações na marginal.
Essas esculturas do note - americano são piadéticas !
Um beijo muito amigo, Sandra.
Que giro, João, teres lá estado! :-)
Também achei as esculturas muito engraçadas, além de darem outro ânimo à praia.
Um beijo muito amigo também para ti, João. :-)
Interessantes as esculturas junto a praia. Pena o Verao estar a tardar por ai.
Diz bem, Sami, diz bem...Estou desejosa do Verão!...
Ainda não fui mas quero ver se vou :D
Acho que vais gostar, Vera. Scheveningen está com imensa vida. ;-)
Post a Comment