É conhecido o meu gosto em viajar de carro pelos campos neerlandeses. Gosto de ir vendo as quintas a partir das estradas, admirar as casas com telhados de colmo e terrenos sempre bem cuidados. Gosto de ver os animais nos campos (cavalos, ovelhas, vacas). Nunca tinha visto uma ovelha negra até chegar a este país. Gosto também das vendas de estrada. Nesta ida ao Noordoostpolder, havia muitos pontos onde podíamos comprar batatas, morangos e demais legumes e frutos da época.
Na fotografia abaixo, uma venda de batatas (aardappelen).
Reparem nos adjectivos: saudáveis (gezonde) e deliciosas/saborosas (heerlijke).
Reparem nos adjectivos: saudáveis (gezonde) e deliciosas/saborosas (heerlijke).
Na foto seguinte, uma bancada com batatas (aardappelen), cebolas (uien), ovos (eieren) e sumos (sappen). Não vi ninguém a atender. Presumo, por isso, que era só retirar e deixar o dinheiro na caixinha.
Muito agradável também, saber pelo painel informativo, que havia um café escondido no jardim das túlipas:
Koffie (Café)
Gebak (Torta/Bolo)
Tulpen (Túlipas)
Havia mais pontos de venda, mas não fotografei. Ficará para a próxima. Quero voltar ao Noordoostpolder e comprar produtos da terra directamente ao produtor, como acontecia, por vezes, quando percorria a Costa Oeste, em Portugal, ou como fizemos em França, em Auvergne e na Provença.
8 comments:
Que engraçado! :-) Beijinhos!
As barraquinhas de venda são tão clean! Um atrelado que funciona. Um café com torta no meio das túlipas...parece uma ideia óptima.
Tao bom encontrar productos organicos a venda nas estradas.
Aqui tambem se encontra esse tipo de barraquinhas onde se leva a fruta e se deixa o dinheiro.
Margarida,
:-)
Beijinhos!
Bea,
Pena que, à hora que passámos pelo café, já estava fechado.
Um dia destes, tentamos novamente. O sítio é mesmo agradável.
Sami,
Uma prática que me deixa sempre agradavelmente surpreendida e satisfeita - confiar que pagamos o que é devido. Um grande sinal de civilidade entre todos, diria.
As vendas à beira da estrada que mostra na segunda foto são também muito comuns no Reino Unido. As caixas onde se deixa o dinheiro chamam-se aqui 'honesty box'. Gosto muito de culturas que têm espaço para 'caixas de honestidade'.
Ana,
Que interessante! Obrigada por partilhar. :-)
Creio, nesse caso, que gostará de conhecer a cidade-livraria neerlandesa de Bredevoort, onde existem estantes cheias de livros disponíveis para venda e sem ninguém a tomar conta, bastando deixar o dinheiro nas respectivas caixinhas.
http://presepiocomvistaparaocanal.blogspot.nl/search?q=bredevoort
Boa noite!
Post a Comment