Não sei se o mesmo acontecerá a outras portuguesas a residir no estrangeiro. No meu caso, perguntam-me muitas vezes, por aqui, se sou arménia, turca ou iraniana. Confesso que, nas primeiras vezes, fiquei muito espantada. Agora, já me habituei. Dizem-me que é das feições, marcadamente caucasianas (tenho nariz aquilino, cabelos e olhos castanhos, rosto arredondado e olhos fundos).
Só uma vez me perguntaram se era italiana (quando me escutaram a falar português) e francesa (pela forma como me vestia).
E nunca, até à data, alguém me perguntou se era portuguesa.
17 comments:
Pois a mim, da primeira vez que fui à Alemanha, algumas pessoas julgavam que eu era jugoslavo... Como eu gostava do Marechal Tito, não me importei muito.
Um bom Domingo, Sandra!
APS,
ahahha Muito boa essa história! :-))
Bom Domingo também para si! :-)
Na Noruega perguntavam-nos muitas vezes se éramos russos. Pelo som da língua. :) Quando os russos começaram a vir para Portugal e os ouvia no Metro, percebi.
Bom domingo!
MR,
:-) Já tinha lido noutro blogue (de uma portuguesa em Londres) sobre essa "confusão". ;-) Comigo ainda não calhou, mas parece que é frequente.
Bom Domingo!
Quando viajavamos por paises Arabes e o meu marido ficava bronzeado (e usava bigode na altura) perguntavam sempre se era Iraquino ou Turco.
Aqui na Australia como ainda tenho sotaque Sul-Africano tomam-me sempre por Sul-Africana, e ficam admirados quando digo que sou Portuguesa.
Sami,
Agora, quando observo homens portugueses, também começo a achá-los parecidos com os marroquinos...
Bom Domingo!
Dantes, há muitos muitos anos, os bêbados no metro pensavam sempre que eu era chinesa; agora já não me reparam:).
Em Paris, há 20 anos, vários franceses me julgaram italiana. Devo confessar que a imagem me agradou, acho as italianas muito estilosas.
Eu julgo-me com ar asiático, mas à parte os tais bêbados ninguém me tomou por uma chinesa, coisa que não me importava, são bonitinhas e delicadas, mas também reconheço que não encarno o perfil:).
Nunca ninguém pensa que somos portuguesas (desconhecem Portugal ou julgam que somos todas porteiras ou assim).
Com que então pareço um marroquino, Sandra !...
Essa não lembraria nem ao diabo !
Um beijo amigo.
A mim acham sempre que sou de algures destes países porque sou branquinha e estou ruiva por isso ficam confusos, principalmente quando lhes digo que sou portuguesa, ficam atónitos sem saber como é possível...
Ao Ricardo também perguntam se é Turco e já perguntaram espanhol...
Bea,
Acho que isso (de sermos associados às porteiras) era mais antigamente (idos anos 60,70,80 do século passado), sobretudo em França...Parece-me que, actualmente, somos mais associados a informáticos/as (em vários países) e enfermeiros/as (especialmente no UK)...;-)
Com que então, chinesa...Mas tem ascendência?
Há muitas pessoas do Suriname (uma antiga colónia holandesa) a viver cá e com fisionomia javanesa (indonésia), indiana e chinesa, devido à sua ascendência (muitas vezes múltipla). São uma autêntica mistura...
João,
Fizeste-me rir agora...:-)))
De todo, de todo...Já o teu homónimo, por ser uma rapaz do sul, moreno, de olhos e cabelos escuros passa bem por turco, marroquino e até indiano...
Um beijo, meu querido.
Vera,
O mesmo se passa com o rapaz cá de casa. Ou é turco, ou é marroquino, ou é indiano...Mas quem é do sul, muito provavelmente terá uma costela islâmica, como os topónimos também indicam...;-)
Sou sempre italiana, espanhola ou francesa ;) Mas italiana é o que ganha, sem dúvida!
Agnes,
Isso só confirma o que penso de ti: que és uma mulher com muito estilo!
E diferenciado (quero dizer que não te consigo imaginar nas "carneiradas" que vejo por aí, seguindo tendências, sem ter em conta se as favorece ou não). ;-)
:-D Beijinhos!
Margarida,
Beijinhos! :-)
Oh, muito obrigada :) Beijinho*
Post a Comment