Este fim-de-semana, fomos até Paris, ao Instituto do Mundo Árabe (IMA), ver a exposição " Il était une fois L"Orient Express". Para quem estiver interessado, esta exposição está patente até ao final deste mês.
A viagem de carro, de Almere até Paris, demora 4h30 e, conseguindo alojamento num hotel junto à Gare de Lyon, chega-se ao IMA, a pé, muito facilmente e em poucos minutos. O carro pode ficar num dos parques da Gare (onde, neste fim-de-semana, havia um desconto de 50%). Já no IMA, há vários locais onde podemos almoçar comida libanesa. No nosso caso, optámos pelo Café Noura, situado no r/c,, mas, para quem quiser e puder (é mais caro), há também um restaurante panorâmico no topo do edifício, junto ao terraço, do qual se avista a Catedral de Notre Dame.
Para mim, esta visita ao Orient Express foi muito especial, pelo carácter mítico deste comboio e pela oportunidade de apreciar os painéis decorativos de René Lalique. Gostei particularmente da cenografia e recriação dos ambientes, com especial destaque para o quarto da vitima da célebre história de Agatha Christie " Murder on the Orient Express".
Espero que gostem deste video, uma visita guiada pelo Comissário da Exposição, Claude Mollard.
O filme " Murder on the Orient Express ", de 1974, com vários actores consagrados, incluíndo Lauren Bacall, que nos deixou há poucos dias, e Albert Finney, no papel de Hercule Poirot.
Brevemente, colocarei aqui umas fotografias da exposição. Boa semana!
4 comments:
Vou espreitar os vídeos pois parecem interessantes!!! Bj
Deve ter sido muito interessante. Nao sabia que a Lauren Bacall tinha falecido ha dias...
A vantagem de se viver na Europa sao as pequenas distancias entre os varios paises, aqui para se ir ate outra grande cidade so por aviao!
Adoro este livro e este filme. Gostaria de ver essa exposição. Muitos beijinhos, Sandra!
Graça, espero que goste! Bj! :-)
Sami, É verdade! A Holanda tem uma localização privilegiada. Num instante, chegamos a vários países...:-)
Margarida,
A exposição foi interessante, mas a cidade está diferente e não me pareceu que fosse para melhor...Vim um bocado triste e desiludida com o estado da cidade ... Depois conto.
Muitos beijinhos!
Post a Comment