:-)) Que heresia, APS! Veio, de certeza, de Paris. Nem pensar que uma criança holandesa venha nas couvinhas de Bruxelas. :-)) Picardias antigas - cá, para mim, nunca lhes perdoaram a saída dos Países Baixos. É só ouvir as anedotas holandesas sobre os Belgas (são parecidas às nossas sobre os alentejanos). ;-) Quem sabe, ainda ponha alguma aqui...:-)) Bom fim-de-semana para si também!...
Isto de vizinhos, tem sempre muito que se lhe diga, mas eu perdoo aos espanhóis pelos grandes poetas que têm: Aldana, Quevedo, Jiménez... Realmente, em boa reciprocidade, os belgas (flamengos, pelo menos) consideram os holandeses, uns batateiros (a paupérrima gastronomia do país das tulipas) super-campónios. Depois, há a Religião, que tem muita força..:-) Na verdade, o amor ao próximo é um sentimento difícil. Uma boa tarde holandesa!..:-;
Sami, eles anunciam muitas coisas: o nascimento de uma criança, a conclusão do ensino secundário (quando colocam a mochila cá fora), o aniversário dos 50 anos (com um grande boneco insuflável), os aniversários,... Gosto muito também. :-)
APS, Essa dos "batateiros" está gira, e é certeira. ;-) Eles comem muita batata ( e pão). "Super- campónios" também não foge à verdade - quando viajamos pelo país, vemos muitas quintas e bem cuidadas (gosto particularmente dos telhados de colmo das casas). A Holanda é uma quinta enorme, penso isto muitas vezes (os terrenos estão todos aproveitados). O horário das refeições também tem a sua origem nos campos (jantar cedo porque se acorda muito cedo, por exemplo). Só por curiosidade, a primeira vez que vi ovelhas negras, na minha vida, foi cá. :-)
Olá, Sandra! Que costumes tão curiosos há por aí! E fazem isso em todas as casas quando nasce um bebé? É caso para dizer: "cada terra com seu uso":)) Beijinhos
Ah, mas deve ser mesmo! Desculpe, Sandra, mas agora ainda fiquei mais curiosa. Quando fala em boa vizinhança isso significa que vão visitar o mãe com o seu bebé? Apraz-me conhecer esses costumes, essas diferentes formas de estar. Beijinhos
Visita a mãe com o seu bebé quem for convidado para tal (eles são muito ciosos da sua privacidade)- geralmente, familiares e amigos mais íntimos, por convite escrito, a indicar horas de entrada e de saída. Nessa pequena recepção, são oferecidas umas bolachinhas chamadas beschuit met muisjes (ver https://en.wikipedia.org/wiki/Muisjes#Beschuit_met_muisjes). Mas, ao vê-los na rua, cumprimentamos e damos os parabéns, 5 minutos de conversa (eles são muito ciosos dos seu tempo) e a cortesia entre vizinhos está feita (no caso de serem muito amigos, aí são convidados para a festinha). A bandeira também ajuda a ter consciência que devemos estar mais atentos a certas situações, favorecendo uma boa vzinhança. Quando o L. nasceu (o filho dos meus vizinhos da casa ao lado), tinha especial cuidado com barulhos: máquina de lavar roupa nunca depois das 19h, aspiradores nunca de manhã, obras no escritório que é contíguo ao quarto dele não as fiz na altura, limpar as lajes dos quintais com as máquinas de pressão (que fazem barulho) só o fiz quando os soube de férias; o outro vizinho do lado evitou músicas altas, etc. As casas em Almere são, na sua maioria, contíguas, em fila (os holandeses não são muito amantes de prédios) e é preciso ter cuidado em certas situações, como na limpeza dos quintais com as máquinas, que já referi. Beijinho! Gostei da curiosidade! :-)
12 comments:
E terá vindo de Paris, ou nasceu das couvinhas de Bruxelas?..:-)
Um bom fim-de-semana!
Que bom!! Beijinhos! :-)
:-))
Que heresia, APS! Veio, de certeza, de Paris. Nem pensar que uma criança holandesa venha nas couvinhas de Bruxelas. :-))
Picardias antigas - cá, para mim, nunca lhes perdoaram a saída dos Países Baixos. É só ouvir as anedotas holandesas sobre os Belgas (são parecidas às nossas sobre os alentejanos). ;-) Quem sabe, ainda ponha alguma aqui...:-))
Bom fim-de-semana para si também!...
Olá,Margarida! Beijinhos! :-)
Mas que modo tao interessante de anunciar um nascimento. Adorei!
Isto de vizinhos, tem sempre muito que se lhe diga, mas eu perdoo aos espanhóis pelos grandes poetas que têm: Aldana, Quevedo, Jiménez...
Realmente, em boa reciprocidade, os belgas (flamengos, pelo menos) consideram os holandeses, uns batateiros (a paupérrima gastronomia do país das tulipas) super-campónios. Depois, há a Religião, que tem muita força..:-)
Na verdade, o amor ao próximo é um sentimento difícil.
Uma boa tarde holandesa!..:-;
Sami, eles anunciam muitas coisas: o nascimento de uma criança, a conclusão do ensino secundário (quando colocam a mochila cá fora), o aniversário dos 50 anos (com um grande boneco insuflável), os aniversários,... Gosto muito também. :-)
APS,
Essa dos "batateiros" está gira, e é certeira. ;-) Eles comem muita batata ( e pão). "Super- campónios" também não foge à verdade - quando viajamos pelo país, vemos muitas quintas e bem cuidadas (gosto particularmente dos telhados de colmo das casas). A Holanda é uma quinta enorme, penso isto muitas vezes (os terrenos estão todos aproveitados). O horário das refeições também tem a sua origem nos campos (jantar cedo porque se acorda muito cedo, por exemplo). Só por curiosidade, a primeira vez que vi ovelhas negras, na minha vida, foi cá. :-)
Olá, Sandra!
Que costumes tão curiosos há por aí! E fazem isso em todas as casas quando nasce um bebé? É caso para dizer: "cada terra com seu uso":))
Beijinhos
Fazem sim, GL. E estes costumes dão muita alegria às ruas e ajudam à boa vizinhança. ;-)
Beijinhos!
Ah, mas deve ser mesmo!
Desculpe, Sandra, mas agora ainda fiquei mais curiosa. Quando fala em boa vizinhança isso significa que vão visitar o mãe com o seu bebé? Apraz-me conhecer esses costumes, essas diferentes formas de estar.
Beijinhos
Bom dia, GL! :-)
Visita a mãe com o seu bebé quem for convidado para tal (eles são muito ciosos da sua privacidade)- geralmente, familiares e amigos mais íntimos, por convite escrito, a indicar horas de entrada e de saída. Nessa pequena recepção, são oferecidas umas bolachinhas chamadas beschuit met muisjes (ver https://en.wikipedia.org/wiki/Muisjes#Beschuit_met_muisjes). Mas, ao vê-los na rua, cumprimentamos e damos os parabéns, 5 minutos de conversa (eles são muito ciosos dos seu tempo) e a cortesia entre vizinhos está feita (no caso de serem muito amigos, aí são convidados para a festinha).
A bandeira também ajuda a ter consciência que devemos estar mais atentos a certas situações, favorecendo uma boa vzinhança.
Quando o L. nasceu (o filho dos meus vizinhos da casa ao lado), tinha especial cuidado com barulhos: máquina de lavar roupa nunca depois das 19h, aspiradores nunca de manhã, obras no escritório que é contíguo ao quarto dele não as fiz na altura, limpar as lajes dos quintais com as máquinas de pressão (que fazem barulho) só o fiz quando os soube de férias; o outro vizinho do lado evitou músicas altas, etc.
As casas em Almere são, na sua maioria, contíguas, em fila (os holandeses não são muito amantes de prédios) e é preciso ter cuidado em certas situações, como na limpeza dos quintais com as máquinas, que já referi.
Beijinho! Gostei da curiosidade! :-)
Post a Comment