Ainda no Fries Museum...
Na sala dedicada a Mata Hari (1876-1917)
Na sala, podemos ver também a certidão de nascimento, a certidão de óbito e um livro com recortes de jornais.Na sala dedicada a Mata Hari (1876-1917)
Mata Hari foi uma famosa dançarina exótica e cortesã neerlandesa, natural de Leeuwarden, acusada de espionagem a favor dos alemães durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Morreu em França, por fuzilamento.
No próximo ano, os arquivos franceses serão abertos e conhecida a verdadeira história por detrás da sua condenação e morte.
Nas fotografias abaixo:
Nas fotografias abaixo:
Facturas de compras de Mata Hari
Uma das facturas é das famosas Galerias Lafayette, em Paris.
NB: O video desta biografia de Mata Hari, com imagens de época, está em castelhano.
Tópicos do video:
A perda da riqueza familiar pelo pai, a ida do pai para Amsterdam, a morte da mãe, o novo casamento do pai, a ida para o colégio em Leiden, o casamento com MacLeod, o nascimento dos filhos, a ida para as Indias Orientais Holandesas, a vida no Oriente, o falecimento do filho por envenenamento, o regresso à Holanda, a separação do casal, a ida para Paris, a carreira de bailarina exótica, os amantes, a vida em Berlim, regresso a Haia, e depois a Paris em 1916, a vigilância pelas forças de segurança francesas, a proposta para se tornar espia a favor da França, a viagem de barco até à Bélgica, retorno a Espanha, ida à embaixada alemã em Madrid, aviso a Berlim sobre Mata Hari, os alemães levam os franceses a acreditar que Mata Hari trabalhava para eles, Mata Hari é vigiada e presa, as queixas de Mata Hari da vida prisional, a confissão de Mata Hari, a condenação à morte.
10 comments:
Bom Dia:)
volto mais logo para ver o filme.
Deve ser um núcleo interessante.
Imagino que em 2017 (ou talvez 2018) haja uma grande exposição sobre esta espia mítica. Quando abrirem os arquivos devem ser 'sete cães a um osso'.
Bom dia!
Olá, Bea :-)
Até logo, então.
MR,
O núcleo é interessante, mas esperava mais (as roupas, por exemplo).
Concordo consigo - vai ser "uma loucura", quando abrirem os arquivos. :-)
Boa noite!
Uma personagem interessante. Beijinhos! :-)
Margarida,
É verdade. E intrigante, também. Estou curiosa pela abertura dos arquivos.
Beijinhos. :-)
Teve uma vida aventurosa: em desgostos e coragem, em amores variados que não sabemos se grandes, em riqueza e fausto, em aplausos e consequentes admirações e invejas malévolas, na cena final. Como só conhecia a versão da Garbo, aprendi um bocado:)
Também fiquei algo curiosa pela abertura dos arquivos.
Interessante essa personagem e já tinha ouvido falar!
Sábado bem a seu gosto!!!
Bea,
Um avida aventurosa, diz bem. :-)
Bom fim-de-semana! :-)
Graça,
Obrigada! Igualmente para si, um excelente sábado!
Post a Comment