Uma tarde outonal em Amesterdão, no sábado passado. De céu azul, folhas douradas e sem muito frio. Deixámos o carro no parque de estacionamento junto ao Vondelpark e fomos caminhando, devagar, até à Leidseplein, neste momento, em obras. De lá, voltámos para o Canal dos Príncipes (o Prinsengracht).Ao fundo, a Westerkerk, conhecida por muitos como a igreja de Anne Frank, dizia-nos que estávamos no caminho certo para a Pancake Bakery, onde pretendíamos almoçar. Chegados lá, uma pequena fila desenhava-se à porta. À nossa frente, uma família espanhola. Já no aconchego do espaço, forrado a fotografias antigas, ficámos na sala traseira, junto à cozinha. Os tectos impressionavam, segurados nas suas traves robustas de madeira. As panquecas óptimas, como sempre, valeram os 15 minutos de espera no passeio. De volta ao Canal dos Príncipes, cruzámos a ponte para o lado oposto, e à medida que descíamos, fomo-nos deliciando com as lojas, das mais variadas, que nos acompanharam nesse caminho de regresso: lojas de fotografias de músicos, entre os quais David Bowie, uma outra de vidros de fabrico artesanal, mais uma de peças de vestuário em feltro, e outra de vinis antigos, you name it... O tempo corria devagar e nós seguíamos no passo. Chegados finalmente à Leidsestraat, comprámos umas botas pretas para mim, de salto 4 (mais do que isso, para a minha pessoa, é desconforto). O cansaço começava, no entanto, a fazer-se sentir e o corpo pedia que me tornasse num gato no sofá da nossa casa...Mas tínhamos sede e parámos, por isso, para um sumo de laranja natural fresquinho, no café do Teatro da Cidade, na Leidseplein. Soube bem descansar por uns momentos nas bonitas salas do Stanislavski. Ao sair, senti-me abraçada pela réstea de sol outonal daquela tarde que ainda se fazia sentir. Era como se o empregado do Teatro me pusesse o casaco pelos ombros, já depois da peça terminar e me dissesse com o olhar: "Vai agora, que o frio já se põe."... E eu fui...Nós fomos...
16 comments:
Um belo programa com sabor a outono... Bj
Belo passeio! Deu bem para imaginar a tranquilidade pelas ruas, canais e jardim de Amesterdão!
Boa semana!
Bom dia!
Um maravilhoso passeio na mais linda estação do ano!
Belos locais!
Abraços e feliz semana.
Graça,
Foi um dos passeios em Amesterdão que melhor me soube.
Beijo amigo!
Paula,
Sim, foi um passeio tranquilo, mas vi muitos turistas: franceses, espanhóis...
Beijinho!
Poções de Arte,
Muito obrigada pela visita e comentário.
Um abraço para si também com votos de uma excelente semana! :-)
Apareça sempre que quiser. :-)
Ver a forma cativante como escreves, é uma delícia, Sandra !
E desta vez não temos direito a uma imagem ?
Gosto sempre de as ver por aqui !
Um beijo amigo.
Belo texto, com chave de ouro, final.
Boa tarde!
Um belo passeio muito bem descrito Sandra.
Boa semana.
Sem dúvida um bom passeio vagaroso. É tão invulgar passear assim com tempo que, se acontece, me entra um contentamento de nada e até acho que sou feliz. Nem preciso companhia:).
João,
Talvez se arranje alguma coisa, mas será de telemóvel. O passeio foi muito relaxado e tirei poucas fotografias. Amanhã, vejo se alguma se safou. :-)
Beijinho e obrigada pelas simpáticas palavras em relação ao texto. :-)
APS,
Muito obrigada! Fico contente que tenha gostado. Valorizo muito a sua opinião no que à escrita diz respeito.
Confesso que também gostei do final...:-)
Um óptima semana!
Sami,
Obrigada. Tentei colmatar a falta de imagens e que desse para imaginar um bocadinho...:-)
Uma óptima semana para si também!
Bea,
So true! Gosto muito de passear com calma. Pressas não são para mim e maratonas de horas muito menos. Prefiro ver só uma coisinha ou outra, mas saboreá-la bem. E Bea, Amsterdam, com todos os seus detalhes merece o nosso vagar. ;-)
Uma óptima semana!
Um belo sábado!
E como estamos a chegar a novo fim de semana...
Boa noite! (Por cá quentinha.)
MR,
Já por cá, as noites estão muito frias. Só apetece endredons e mantas...
Boa noite!
Post a Comment