No passado sábado à noite, uma mensagem do WhatsApp acorda-me um bocado estremunhada (tinha-me deitado há pouco tempo, mas já dormia tranquilamente). Era uma amiga turca, que me escrevia: "Hi Sandra. Do you watch Eurovisiesongfestival? I like Portugal song very much this year. I think he makes a good chance."
Quando vi a mensagem, meio em estado Bela Adormecida, lembro-me de ter pensado que não sabia a data do festival e lhe responderia no dia seguinte. Quase uma hora mais tarde, nova mensagem: "Yessss, Portugal won the contest! I knew it!" Nessa altura, tinha-me levantado para beber um copo de água. E foi assim que fiquei a saber que a Noite do Festival tinha acabado de acontecer, tínhamos ganho e não assisti em directo à nossa primeira vitória após quase 50 participações neste badalado concurso que tudo parava nos tempos da minha infância.
Juro que é verdade: eu não sabia que o Festival da Eurovisão era neste sábado à noite. Há 21 anos que não acompanho o evento - acabei por perder o entusiasmo, pois nunca ganhávamos, apesar de levarmos boas canções, na maioria das vezes.
No dia seguinte, ainda troquei umas mensagens com a minha amiga, que me enviou o video da participação portuguesa e várias imagens da bandeira verde-rubra. Entretanto, pelo meio da nossa conversa, uma outra amiga, desta vez do Azerbaijão, enviava-me também os parabéns pela nossa vitória: "Gefeliciteerd met de overwinnig van Portugal in de Eurovision Song Festival", acompanhada de muitos emojis. Nesse momento, decidi investigar, mais a fundo, quem era o Salvador Sobral (só conhecia a interpretação da canção "Amar pelos Dois", que tinha escutado há uns dois dias, por curiosidade e sem me inteirar mais sobre a Eurovisão). No fim, acabei por descobrir este video que gostei bastante (a partir do 1:38) e aqui vos deixo...
Para o Salvador Sobral e a Portugal, Muitos Parabéns, por esta nossa primeira vitória no Festival da Eurovisão da Canção com o tema "Amar pelos Dois"!
Votos de boa semana para todos!