Tuesday 19 August 2014

L' Orient Express, no IMA, em Paris


Este fim-de-semana, fomos até Paris, ao Instituto do Mundo Árabe (IMA), ver a exposição " Il était une fois L"Orient Express". Para quem estiver interessado, esta exposição está patente até ao final deste mês. 

A viagem de carro, de Almere até Paris, demora 4h30 e, conseguindo alojamento num hotel junto à Gare de Lyon, chega-se ao IMA, a pé, muito facilmente e em poucos minutos. O carro pode ficar num dos parques da Gare (onde, neste fim-de-semana, havia um desconto de 50%). Já no IMA, há vários locais onde podemos almoçar comida libanesa. No nosso caso, optámos pelo Café Noura, situado no r/c,, mas, para quem quiser e puder (é mais caro), há também um restaurante panorâmico no topo do edifício, junto ao terraço, do qual se avista a Catedral de Notre Dame.

Para mim, esta visita ao Orient Express foi muito especial, pelo carácter mítico deste comboio e pela oportunidade de apreciar os painéis decorativos de René Lalique. Gostei particularmente da cenografia e recriação dos ambientes, com especial destaque para o quarto da vitima da célebre história de Agatha Christie " Murder on the Orient Express".



Espero que gostem deste video, uma visita guiada pelo Comissário da Exposição, Claude Mollard.




O filme " Murder on the Orient Express ", de 1974, com vários actores consagrados, incluíndo Lauren Bacall, que nos deixou há poucos dias, e Albert Finney, no papel de Hercule Poirot.


 

Brevemente, colocarei aqui umas fotografias da exposição. Boa semana!


4 comments:

Os olhares da Gracinha! said...

Vou espreitar os vídeos pois parecem interessantes!!! Bj

Sami said...

Deve ter sido muito interessante. Nao sabia que a Lauren Bacall tinha falecido ha dias...
A vantagem de se viver na Europa sao as pequenas distancias entre os varios paises, aqui para se ir ate outra grande cidade so por aviao!

Margarida Elias said...

Adoro este livro e este filme. Gostaria de ver essa exposição. Muitos beijinhos, Sandra!

Presépio no Canal said...

Graça, espero que goste! Bj! :-)

Sami, É verdade! A Holanda tem uma localização privilegiada. Num instante, chegamos a vários países...:-)

Margarida,
A exposição foi interessante, mas a cidade está diferente e não me pareceu que fosse para melhor...Vim um bocado triste e desiludida com o estado da cidade ... Depois conto.
Muitos beijinhos!