Wednesday 26 June 2013

Para a equipa portuguesa de patinagem em linha


Para o Jacinto Fragoso e a equipa portuguesa de patinagem em linha que irá participar no Campeonato Europeu, em Almere, entre 27 de Junho e 6 de Julho de 2013.

Caro Jacinto Fragoso, 

Segue a minha resposta, relativa ao seu pedido de informação sobre restaurantes, enviado por email, que assim publicada, poderá ser útil a outros compatriotas de visita a Almere.
Este roteiro procurou aliar uma oferta de restaurantes com uma culinária mais próxima da portuguesa (conforme me solicitou) a alguns pratos tipicamente holandeses que podem ser interessantes de experimentar.
Estes são também os restaurantes onde geralmente costumamos ir e levar a família ou os amigos que estão cá de visita.
Desejo à equipa portuguesa todo o sucesso na competição! Boa Sorte e divirtam-se!

Almere Stad

Em frente ao cinema Utopolis, no centro da cidade, junto ao lago Weerwater, gosto muito do Bobbie Beer.




É um restaurante acolhedor (family friendly), é espaçoso, tem vista para o lago e esplanada.
Sugiro:

 - a boerenomelet (traduzido literalmente significa "a omelete dos camponeses") com vegetais frescos do dia, bacon, fiambre e cogumelos. Há pequenas variações diárias, mas é mais ou menos isto. É um prato típico holandês, simpático para um almoço ligeiro e que acompanho geralmente com uma Palm (cerveja).




 -  spare ribs (entrecosto); há tábuas de 3, 4 e 5 peças. Para duas pessoas, uma de 3 peças, creio que poderá ser suficiente.



- se fôr um snack mais ligeiro, só para tomar um copo e estar à conversa, sugiro outro prato, também tipicamente holandês: um mix de bitterballen e queijo, acompanhado de mostarda e uma taça de batatas fritas.

Na roulotte do Nico, junto à Hema (edifício verde esmeralda), no centro da cidade,



podem comprar bacalhau fresco frito e assim experimentar outro prato tipico de cá.



Se gostarem de doces, junto ao Bobbie Beer, há um café da rede Bakker Bart, onde podem provar diversas variedades de Vlaai, um bolo típico da província do Limburgo.



Outro café onde gosto muito de ir é o Het Brood Cafe, situado numa esquina do Grote Markt, no centro da cidade. Gosto do café (apesar do preço: €2.25), dos croissants com fiambre e das tradicionais panquecas holandesas (recomendo!), bem como dos sumos naturais de fruta.

Um outro local muito interessante para tomar café, quer pela sua arquitectura, quer pela vista panorâmica, é a esplanada do V&D.


A cidade oferece muitas outras opções. Para conhecê-las, podem consultar este link.

Almere Haven

Almere Haven (a parte mais antiga da cidade) oferece também uma escolha variada de restaurantes (podem apanhar o autocarro na estação de Almere Centrum para ir até lá.)

Gosto particularmente de três restaurantes:

- o Pulcinella: restaurante italiano, familiar, com uma cozinha de muito boa qualidade (os vegetais são da própria horta, por ex.) e com um limoncello caseiro muito bom. Recomendo o Bife (Filleto) à Pepe Verde.





- Krab aan de Haven: junto ao cais, fica em linha com outros restaurantes e serve pratos de peixe e marisco. Gosto de lá ir no final da tarde, para tomar um copo de Rosé e saborear uma Salada Julia.



- Pannekoekship: é um restaurante num barco antigo, situado no cais, em frente às esplanadas e que serve as tradicionais panquecas holandesas. Acho um restaurante muito giro e as panquecas são deliciosas.

E para quem gosta de gelados: paragem obrigatória no Mariola. Fica a um minuto do cais e perto dos restaurantes.


A cidade oferece muitas e variadas opções, como referi anteriormente. Estas costumam ser as minhas. Espero que alguma vos agrade e que gozem uma óptima estadia na cidade.

Mais uma vez, Boa Sorte para a competição!


4 comments:

APS said...

Não fora eu já ter jantado, e ficaria com água na boca...
Muito embora, Sandra, do pouco que sei, ouvi falar e provei, não tenho grande apreço pela gastronomia holandesa...
[Isto acaba por ser um desafio provocatório, para que a Sandra vista a "camisola" e a defenda..:-))]

Presépio no Canal said...

;-)) Até aceitaria e seria pessoa para lhe dar luta (sou Escorpião com ascendente em Gémeos), mas aqui sou obrigada a entregar todos os pontos. Não gosto, mas tem de ser. :-))
Posso saber o que chegou a provar por estas bandas?
Eu lembro-me de chorar nos meus primeiros dias por cá...Tinha fome qualitativa...

APS said...

No meu caso, Sandra, é ao contrário: Gémeos, com ascendente Escorpião...
Nas minhas refeições holandesas, que não terão sido mais de 4, uma em Leyden, outra em Maastricht, e outra ainda em ambiente rural, tenho uma vaga ideia de batatas e carne... mas todas para esquecer, por falta de sabor e tempero. Um pouco no estilo da sensaborona gastronomia inglesa.

Presépio no Canal said...

Gémeos com ascendente em Escorpião...Teria sido um diálogo interessantte, se a falta de argumentos não me assistisse.;-)
APS, acho que foi introduzido ao stamppot!!
http://en.wikipedia.org/wiki/Stamppot
Essa "iguaria culinária" (que eu até como), mas é das coisas mais básicas que já vi...:-))
Bom dia! Espero que hoje esteja mais fresco, por aí. :-) Aqui chove, claro...