Wednesday 27 November 2013

Limpeza na Lista de Blogues


O final do ano aproxima-se e, por isso, resolvi fazer uma limpeza na minha lista de blogues de leitura.

Tive dois critérios em conta:

a) O facto de já não serem actualizados há muito tempo;
b) O facto de já não acompanhar alguns por falta de tempo;

Também resolvi experimentar seguir alguns blogues de forma privada. Nunca segui assim e quero ver se funciona bem. 

E os leitores e amigos, já fizeram a limpeza da vossa lista de blogues? Quais costumam ser os vossos critérios?

12 comments:

Os olhares da Gracinha! said...

Eu só tenho dois blogs:
um de pensamentos aliado a fotos que gosto muito...e outro onde falo um pouco do que gosto...do que faço...de modo a manter o contato com a leitura e a escrita!
Bj amigo

Presépio no Canal said...

Olá, Maria da Graça! :-)
Referia-me à lista de blogues de leitura, ou seja, àqueles que costumamos acompanhar.
No meu caso, eu seguia publicamente quase 100 blogues, mas, na prática, acompanho uns 6 de forma regular e outros 6 de vez em quando.
Daí que tenha resolvido eliminar, da minha lista de leitura, os blogues que têm estado inactivos há muito tempo (ou seja, que não são actualizados pelos autores há tempo considerável) e outros que não acompanhava por manifesta falta de tempo da minha parte.
Beijinho amigo! :-)
PS: Vou ver o seu blogue de fotos. São dos meus favoritos.

APS said...

Desculpe-me a irreverência de um "ancião": é impossível, humanamente, acompanhar 100 blogues... Com atenção e fidelidade (no sentido amplo).
Eu acompanho 11, mas há 2 Senhoras extremamente bissextas, que me facilitam a fidelidade. Depois, há mais 1 blogue que acompanho, particularmente, quase todos os dias - é o que posso, com inteireza de propósitos.
Acho que fez muito bem, e foi uma atitude sensata.
Um beijinho cordial do
APS.

Presépio no Canal said...

Não é irreverência nenhuma. É a verdade! É humanamente impossível. Aliás, na prática (ou seja, a ler com atenção e a comentar) acompanho 6 a 10 blogues.
Só que a lista foi crescendo porque havia blogues que eu seguia, mas há 1 ano ou 2 pararam e não os retirei (blogs de expats, sobretudo). Entretanto, acrescentei outros que, depois, na prática, acabava por não seguir também. Alguns estavam mais por sinalização do que por acompanhamento (a determinado momento devo tê-los achado interessantes, mas depois deixei de visitar). Mesmo assim, ainda estão listados 52. Mas isto vai...Eu sou muito perigosa quando me apanho de vassoura na mão. Vai cá uma limpeza...:-))
Um beijinho cordial também para si.

Sami said...

Realmente 100 blogs devia ser dificil acompanhar. Eu tenho uns 30 que acompanho regularmente, mas ja notei que alguns ja nao postam ha uma eternidade e ha outros que nada me dizem e ja nem sei porque os decidi seguir. Terei tambem que fazer uma limpeza em breve.

Presépio no Canal said...

Tal e qual, Sami! Nunca chegava a acompanhá-los, embora bonitos e interessantes...
E nos meus ainda 52, tenho blogs que já não são actualizados há muito tempo. E, como a Sami diz e muito bem, os nossos interesses também vão mudando - o ser humano é dinâmico.
Sabe que tenho pensado em si? Por causa de uma cómoda que tenho aqui - estava a pensar dar-lhe aquele tratamento que a Sami deu ao armário de sapatos. Eu nunca fiz esse trabalho. Tenho de voltar ao seu post para estudar bem como se faz.
Beijinho!

ana said...

Sandra,
Nunca entrei num blog privado porque acho que esses devem ser por convite. Acho que têm a porta fechada.
Não sigo os blogues com assiduidade por falta de tempo. Todavia, sigo 8 mas só quando posso. Agora não tenho tempo para as limpezas. :(
Beijinho. :))

GL said...

Ora aí está uma óptima medida!.
Cada vez mais selecciono com maior cuidado quem quero, de facto seguir. Depois, como diz , e bem, há toda uma dinâmica que vai alterando as coisas.
.Boa varredela!
Beijinho.

Presépio no Canal said...

Ana,

Por acaso, também não estou a seguir blogues privados. Mas reparei que, quando pretendemos seguir um blog, podemos escolher entre seguir de forma pública ou de forma privada(anónima). Esta última nunca experimentei antes. Vou agora experimentar com 3 blogs, mas nenhum deles é privado. Um deles já não publica há um ano, os outros dois publicam de forma esparsa (e isto não é uma crítica - as pessoas publicam consoante a sua vontade e o seu tempo).

Seguir 8 blogues parece-me um número razoável - dá para seguir com alguma assiduidade, uns dias mais, outros dias menos, de acordo com a disponibilidade.

Mas, na minha lista, estão (e estavam) muitos blogs cujos autores já não escrevem há 3, há 2, há 1 ano. A maioria já deixei de seguir de forma pública.

Também tinha listados alguns blogues muito bons, mas nunca tinha tempo de lá ir, e cada vez que olhava para o nome do blogue, na lista, sentia pena e frustração.

Por isso, decidi que,
na lista pública, ficam os blogues que visito e comento com alguma ssiduidade e cujos autores vão actualizando os conteúdos com alguma regularidade.

Beijinhos! :-)

Presépio no Canal said...

GL, tocou na mouche. Temos de ser selectivos, até para darmos a atençào merecida àqueles que mais nos dizem.

Por outro lado, há blogues que terminaram ou têm a sua actividade interrompida e que me deixaram imensa pena, porque eram muito interessantes.

Manter um blogue com algum nível de qualidade exige tempo e espírito e respeito quem toma a decisão de colocar um ponto final. A vida é feita de mudanças.

A maior parte da minha lista pública era composta por blogues que já tinham terminado há muito. E, assim sendo, achei melhor diminui-la, tornando-a mais real, mais viva (composta por blogues activos e mais dinâmicos) ;-)

Beijinhos! :-)

Margarida Elias said...

Os meus critérios costumam ser idênticos aos teus e faço isso de vez em quando, porque o tempo é pouco para tanta coisa. Beijinhos!

Presépio no Canal said...

E assim é que deve ser - de vez em quando. Custa menos a gerir a lista de leitura. Para a próxima, a ver se não deixo acumular desta maneira.
Beijinhos! :-)