Monday 3 February 2014

Bom Ano!


Hoje, pela primeira vez, neste Inverno (ou devo dizer "Outono"?), acordámos com os carros e os telhados das arrecadações cobertos de uma leve camada de neve. Surprise! Surprise! Já nem acreditava que, este ano, fosse ver um bocadinho de neve. Neste momento, já faz um sol radioso e os fiapos brancos já desapareceram todos. 

As temperaturas, este Inverno - exceptuando de 25 de Janeiro para cá, data em que a Mãe regressou a Portugal -, têm sido amenas, comparativamente aos anos anteriores. Parece que, em Portugal, o tempo esteve pior que aqui...

Esta é a primeira vez, em 2014, que escrevo no blogue. As semanas têm sido intensas. A minha Mãe, por exemplo, exigiu muitos cuidados enquanto cá esteve, e sem família por perto, ou empregadas domésticas, torna-se tudo mais cansativo e trabalhoso. Durante 5 semanas, fui assistente pessoal, enfermeira, psicóloga, e sobretudo, filha. Mas valeu a pena! A Mãe saiu daqui mais animada e autónoma, o que me deixou bem mais tranquila. Às vezes, basta alterar pequenas coisas para que tudo mude de figura.

A Mãe tem as costas muito arqueadas, e, por isso, muitas dificuldades a vestir-se e a despir-se, situação que a deixa, como se compreende, muito frustrada, triste e irritada. Ofereci-lhe, por isso, 3 pijamas da Primark, que além de muito quentinhos, são também folgados nas golas, nas mangas e nas calças. A alegria dela quando viu que já se conseguia vestir e despir mais facilmente....Era vê-la mais auto-confiante, mais autónoma, mais realizada.

Pelo mesmo motivo, fomos à Benetton, na V&D, comprar blusas de lã de decote em "V". Os saldos, este ano, foram muito bons e estas blusas, em pura lã virgem, custaram 16 Euritos cada. Bem bom! Uns dias depois, voltámos à Primark, desta vez,  para comprar 3 golas de 2 voltas e 3 calças muito jeitosas, também fáceis de vestir/despir. 

No entanto, a primeira loja onde estivémos foi a Van Haren, para lhe comprar um par de sapatos e um par de botas da marca " Medicus", em pele e com sola anti-derrapante. Os preços são acessíveis e a qualidade muito boa. A Mãe gostou especialmente das botas, com as quais passou a andar muito melhor.

Volto a dizer: os saldos têm sido muito bons! A Mãe achou tudo mais em conta que em Portugal. Na drogaria Kruidvat, por exemplo, comprou carteiras em pele da TRUE SPIRIT por 8 Euros. Os cremes para o rosto da L'Oréal estavam ao preço da chuva também, sendo que o segundo era grátis. A laca Elnett da mesma marca (tamanho maior) estava a 5 Euros e as Tena Lady Protective Underwear custam menos 2 euros que em Portugal, a preço sem desconto. 

Estas vindas da Mãe à Holanda para as compras fazem-me lembrar as idas a Espanha quando era pequena. E não era só para comprar caramelos. Até o papel de parede dos nossos quartos foi lá comprado.
;-))
Voltando ao presente: desta vez, a Mãe até levou um bule de chá e uma frigideira de cerâmica. :-))) Foi bem aviada daqui....

Todas estas saídas se fizeram a passo de caracol, sentando aqui e ali, pelos bancos do centro da cidade. Era bom que fossem disponibilizadas cadeiras de rodas, mas no site do centro comercial ao ar livre de Almere, não encontrei indicações a esse respeito. Mas que dava jeito, dava ...

Por hoje, fico por aqui. Depois, contarei mais.

Um Bom Ano a todos!

14 comments:

Sami said...

Ola Sandra, que bom estar de volta.
Ainda bem que a sua Mae ganhou um pouco de autonomia com a visita a Holanda. De certeza que o facto de levar o coracao cheio de amor da filha tambem ajuda a ficar mais animada.

João Menéres said...

SANDRA

Ainda bem que tiveste a tua Mãe aí contigo e que lhe fizeste muita companhia e descobriste saldos oportunos !

Um beijo.

APS said...

Frio e tempo murcho e plúmbeo é o que temos tido, por cá. E neve, nas terras altas...
Bom 2014!

ana said...

Sandra,
Bom ano. Um registo muito doce. Desejo que a tua mãe esteja bem em casa e se sinta autónoma com as compras feitas na Holanda. :))
Beijinho especial. :))

Presépio no Canal said...

Olá, Sami! :-) Obrigada! :-) É sempre muito bom estarmos juntas. Gosto muito da minha Mãe. Um beijinho para si, Sami. :-)

Presépio no Canal said...

Olá, João! Descobrir saldos oportunos é um dos desportos nacionais deste país. ;-)) O outro é comprar e vender coisas em segunda -mão. ;-)) Olha, fomos a um espectáculo musical muito bom. Acho que irias gostar. Depois, conto. Beijinho.

Presépio no Canal said...

APS, a minha Mãe tem-me dito.
Parece que o frio, este ano, tem sido muito...A ver se os dias começam a ser mais amenos...Oxalá!

Presépio no Canal said...

Ana :-) Sim, a minha mãe tem estado bem. Está mais guardada que a Rainha da Inglaterra. :-))A minha madrinha está lá, as primas, as amigas, as vizinhas, etc. É muito bom todo este convívio. Faz-lhe bem. ;-) Beijinho especial e Parabéns pelo teu aniversário. Desculpa o atraso. Este ano, com a azáfama, até me esqueci de dar os Parabéns à minha comadre. Cabecinha de vento...Beijinho!

GL said...

Sandra,
Que bom, finalmente de regresso!:))
Boas noticias, muito particularmente no que respeita à Mãe. Regressou cheia de afecto e amor, a benção maior que lhe podia dar.
Óptima a ideia de lhe arranjar roupa que lhe permita vestir-se sózinha, ser mais autónoma.
Em síntese, foram uns óptimos dias para as duas.
Beijinho.

Margarida Elias said...

Bom Ano, Sandra! Achei graça ao reu post. Aqui tem nevado nas terras altas e está chuva e frio, em Lisboa. Achei também piada a tua mãe ter ido à Holanda fazer compras. Temos a mania que aí o custo de vida é mais caro, mas talvez não seja bem assim. Beijinhos! (ainda bem que deste notícias...)

Edelweiss said...

Um bom ano! Adorei o teu texto, tão agradável, tão carinhoso, tão gezellig. Fez-me saudades da minha mãe, que perdi há alguns anos. E fez-me saudades de ir aos saldos, que este ano infelizmente por circunstâncias da vida foi proibido aproveitar!

Presépio no Canal said...

Olá, GL! Sim, foram umas semanas muito boas para as duas. Muito, muito preciosas, aproveitadas ao segundo. Quando vou a PT, não conseguimos aproveitar tão bem porque tenho de me dividir, a visitar as capelinhas todas. Mas quando a Mãe vem cá, o sabor é tão melhor...É um tempinho só nosso, muito, muito nosso. :-)
Beijinho amigo. :-)

Presépio no Canal said...

Hallo, Margarida! :-) Sim, este ano, os preços estão muito convidativos. Noto, de há dois anos para cá, uma certa descida de preços, talvez devido à crise (?)... Quando viémos, senti mais a diferença do custo de vida. Beijinho grande! :-) Bom Ano! :-)

Presépio no Canal said...

Hallo Carla! Obrigada pelas tuas palavras carinhosas. Nem quero imaginar a tua perda...Só de pensar, ai, até fico arrepiada. Eu já perdi o meu pai e os meus avós, nem quero pensar quando (nem consigo verbalizar/escrever)...enfim...
Os saldos continuam. Acho que estamos há 3 meses em saldos. Os últimos a que fomos foi na Ecco. Acreditas que estão a vender o segundo par (botas ou sapatos) por 10 euros? Se calhar em PT também, não sei...Bom ano! Tudo a correr o melhor possível!