Monday 30 March 2015

Zutphen (Drogenapstoren)


A cidade medieval de Zutphen, situada na província da Guéldria, é um local cheio de História e que merece ser visitado muitas e muitas vezes, tal a riqueza com que cada rua nos presenteia. Situada junto ao rio IJssel, fez parte da Liga Hanseática juntamente com outras localidades próximas, como Arnhem, Doetichem, Doesburg, Lochem, Harderwijk, Venlo e Emmerich. Nos próximos post's, iremos visitar alguns dos seus muitos monumentos. 

Hoje, é a vez da Torre Drogenap...


Drogenapstoren, Zutphen, Países Baixos


Esta torre, um dos monumentos mais conhecidos da cidade de Zutphen e que data do século XV (foi edificada entre 1444-1446), chamava-se, inicialmente, Saltpoort ou Zoutpoort (a Torre do Sal), até que foi renomeada, em honra de Thonis Drogenap, um trompetista do século XVI (ca. de 1555), natural daquela cidade da província da Guéldria (Gelderland), ficando a ser conhecida, desde então, como Drogenapstoren (a Torre de Drogenap). Thonis Drogenap viveu no topo da torre e tinha como função soar o alarme com o trompete, sempre que avistasse o inimigo.

De facto, "Drogenap" não era o seu nome verdadeiro, mas sim uma alcunha, existindo duas versões para a sua atribuição, uma relacionada com o facto de ter sido pobre e a outra com a sua fama de grande consumidor de álcool (" Droge" quer dizer "seca" e "nap" é um tipo de caneca).




Em 1999, ano que a cidade de Zutphen dedicou a Drogenap, foi edificada uma escultura do célebre trompetista, em frente à torre, da autoria do escultor neerlandês, Oscar Rambonnet (1958), que decidiu representar Drogenap, ou, melhor dizendo, Thonis van Grol, sem corpo, só com as suas vestes. Uma vez que a escultura é oca e tem uma abertura atrás, qualquer um de nós pode "vestir as vestes" e ser Thonis Drogenap, por uns momentos.



Entre 1888 e 1927, a torre foi utilizada como reservatório de água (castelo d'água em português ou watertoren em neerlandês) e durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como depósito de armas da Resistência Holandesa. A Torre ainda chegou a ser atingida pelas tropas Nazis, mas estas "nem sonhavam" que ali se armazenavam armas para as combater.




A Drogenapstoren fica junto as muralhas da cidade e próxima da Igreja de Santa Valburga.




8 comments:

Os olhares da Gracinha! said...

Gostei imenso de conhecer esta beleza arquitetónica!
Uma semana bem "aprazível"!

APS said...

Deve ser bonito.
Fez-me lembrar Zons (Alemanha), que é mais rústica e não é hanseática.
Uma boa semana!

Presépio no Canal said...

Obrigada, Graça:-) Para si, também, uma excelente semana! Fico contente que tenha gostado de Zutphen :-)
Bj amigo.

Presépio no Canal said...

Caro APS,
Não conheço Zons, mas hei-de pesquisar (obrigada pela dica, pois gosto de vilas e cidades rústicas).
Uma excelente semana para si também!
:-)

João Menéres said...

Não conheço ZUTPHEN.
Mas que constituiu para mim uma surpresa muito agradável, não tenhas dúvidas !
Agradeço-te muito esta viagem que nos irás proporcionar.

Um beijo Amigo, querida Sandra.

Presépio no Canal said...

E eu agradeço a tua companhia, querido Amigo. :-)
Zutphen é uma cidade que, tenho a certeza, irás gostar muito. Vamos lá ver se consigo mostrá-la(nem que seja um bocadinho da sua beleza).
Beijinho Amigo! :-)

Margarida Elias said...

Que espectáculo! Tenho de ir aí algum dia, porque adoro terras medievais. Bjns!

Presépio no Canal said...

:-) Cá te espero. :-)
Apanhámos um dia de sol e aproveitámos logo para passear um bocadinho. Desde então, só chove, e hoje, tem estado uma ventania terrível...Há bocado, ia sendo levada pelo vento...:-))
Bjns!