Friday 29 July 2016

No Intratuin


"Tuin" quer dizer "Jardim".

O Intratuin é um centro de jardinagem: vende plantas, flores, sementes, material de jardinagem, mobiliário de jardim, peixes e coelhinhos e produtos para animais de estimação. Jardinagem é algo que associo muito ao povo holandês. Nesta época do ano, sobretudo, há sempre muita gente a comprar plantas, flores e mobiliário de jardim.

Estas fotografias, tiradas com telemóvel, são do Intratuin de Almere.


Gosto muito de lá ir na Primavera e no Verão.



Passear entre as flores e as plantas relaxa-me. Em miúda, por exemplo, gostava muito de ir à Estufa Fria.



As cores e os cheiros deliciam-me.



E os peixinhos encantam-me...



O Intratuin é também  um sítio óptimo para comprar um presente de aniversário bonito e em conta (vasinhos com flores a €12, por exemplo) e postais diferentes, muito giros.
Este ano, no entanto, fiquei muito desiludida com a oferta de gnomos para o jardim. Tudo em tamanhos grandes e pouca variedade. Não comprei nada.

A fotografia abaixo é da sala de chá, onde podemos encontrar, de vez em quando, o nosso bolo de arroz, do qual matei saudades, quando lá fui há 3 semanas.



Os bolos do Intratuin são deliciosos. Sabem a bolo e não a kilos de açúcar. Este, por exemplo, é de manga, ananás e coco. É um dos meus preferidos. O outro favorito é o de ananás.



Na Primavera e no Verão, gosto de lá ir tomar o meu café semanal.



Não conheço os Intratuins das outras cidades. Mas calculo que sejam semelhantes...

Gosto imenso de jardinagem, mas também sei que manter os jardins limpos e arranjados favorece muito a minha/nossa integração/socialização por cá. A vizinhança aprecia bastante que cada um vá mantendo o seu espaço em ordem para que o bairro, no seu conjunto, se mantenha aprazível e bonito. Os vizinhos fazem logo saber a sua opinião positiva, quando temos novas flores, novo mobiliário de jardim, etc. Chegam a vir à janela para ver o que estamos a fazer e elogiam. E gostam igualmente de partilhar as respectivas novidades. Flores, plantas e jardins costumam ser um tópico de conversa entre vizinhos. E nunca notei inveja e competição, mas sim gosto e interesse para que, entre todos, tenhamos um espaço simpático e agradável. Vejo que ficam contentes sempre que se dá um passo em frente, de melhoria.


10 comments:

Sami said...

Tambem gosto de visitar Centros de jardinagem (garden centers) como aqui lhes chamam. Ha tanta variedade de plantas lindissimas, cores e cheiros...
Os bolos tem bom aspecto e achei graca chamarem o bolo de arroz Portuguese muffins.

Margarida Elias said...

Gosto muito de jardins e achei piada ao que contaste. Os bolos também parecem ser bons. Beijinhos!

Presépio no Canal said...

Sami,

Os bolos do Intratuin de Almere são uma perdição...

Presépio no Canal said...


Margarida,

Há flores lindas por lá...
Bjs!

bea said...

Que bom haver os intratuins. Não só os espaços floridos predispõem a ficar um bocadinho, como haver bolos que sabem a bolo e não apenas a doce, nos chama (a mim chama-me ao descaro e em voz alta).

Esse cuidado com a beleza dos quintais que se elogia e não provoca invejas, desconheço. Os portugueses em geral, género masculino em particular, pouco valor dão ao quintal, não primam pela jardinagem e preferem estar esterifados no café horas e horas, na conversa, a ler, a ver passar a maralha, e mais o etc de coisas que se fazem sentado. Na verdade, a minha percepção do género masculino é que não amam as casas e pouco tempo ali gastam para além do imprescindível. Sobre as mulheres e a sua atitude em relação à casa eu faria um post. Para a grande maioria a limpeza e arranjo termina na soleira da porta de entrada e os quintais acimentam-se para darem menos trabalho.
Gosto de saber que há povos entusiastas de um quintal, que o tratam com desvelo como nós, em geral, não fazemos. Muito obrigada por nos informar.

Presépio no Canal said...

Bea,

:-)) Reconheço o quadro do género masculino, embora conheça algumas (poucas) excepções. :-))
Os quintais aqui são muito vividos: apanhar sol, sobretudo, ou para as crianças brincarem, ou para os churrascos. E reparo também que as varandas dos prédios da cidade também são grandes, e dão para "aquintalar" um bocado.:-) Bom fim-de-semana!

Love Adventure Happiness said...

Jardim não tenho mas adoro ir ao Tuincentrum aqui e perder-me... Os meus pais têm jardim em Portugal e adoram e apetece-lhes levar tudo, mas no avião não dá...
Mas é fácil ter sempre flores bonitas e frescas a preços bem acessiveis!

Presépio no Canal said...

Vera,

É verdade. Há flores lindas e os preços são óptimos. É mesmo de aproveitar. E a casa fica logo outra. ;-)


MR said...

Eu gosto de jardins e de centros de jardinagem, embora não seja nada dotada. Em casa tenho uma ou outra flor e ervas para os cozinhados.
Ainda sou do tempo em que cada um (ou um prédio) limpava o passeio frente à sua casa.
Agora se se deixa tudo para as câmaras também nos sai do bolso, facto que parece não ser entendível pela comunidade.
Belas flores!

Presépio no Canal said...

MR,

Ervas dão sempre jeito. Por acaso, não temos e devíamos.

Este centro costuma ter flores muito bonitas - algumas das quais nem nunca ouvi falar.

:-)