Thursday 23 March 2017

Maria Minor, Utrecht - Um bar numa antiga igreja



Há umas semanas, fui levada por uma amiga a um bar que fica numa antiga igreja. Nos Países Baixos, já tinha visitado uma livraria situada numa igreja (em Maastricht) e um museu (em Utrecht) e tinha visto a fachada de um teatro (em Bergen op Zoom). Mas, num bar, nunca tinha estado. Fica em Utrecht, junto à estação central. Já tinha passado em frente, várias vezes, mas nunca me tinha apercebido que se tratava de uma antiga igreja. Mais uma daquelas escondidas e disfarçadas, como duas que conheço em Amsterdam (uma no Red Light District e outra na Kalverstraat); sim, dos tempos em que o culto católico era celebrado em segredo, às escondidas (as schuilkerkjes, como eram conhecidas)...

Esta igreja que falo é conhecida como Maria Minor. Inicialmente, tratava-se de uma casa particular e, desses tempos medievais, já só restam as caves. A igreja escondida data do século XVII, mas, o actual edifício já data do século XIX, época em que realizaram grandes obras no local e da qual data o orgão que podemos ver assim que entramos (1890). Actualmente e desde 2007, o espaço é explorado pelo Café Olivier, especializado em cervejas belgas, que eu já conhecia, mas em Leiden, como contei aqui, e que fica situado no antigo Hospital de Santa Isabel.


As fotografias que tirei com o telemóvel não ficaram nada de jeito, mas encontrei este video no Youtube, que já permite ter um vislumbre. As cervejas ainda terei de experimentar...





Sobre o encerramento actual de igrejas católicas e a sua conversão noutro tipo de espaços nos Países Baixos, ler aqui e aqui, para se ter uma ideia mais precisa.


6 comments:

Margarida Elias said...

É uma ideia curiosa. Em Óbidos também já transformaram uma igreja em Livraria (salvo erro). Beijinhos!

João Menéres said...

Imprevisíveis as consequências da expansão do islamismo Europa fora !
Li os links, Sandra.

Um beijo amigo.

Sami said...

Ja vi igrejas transformadas em casas de habitacao, mas nunca bares ou livrarias, mas claro ha que usar o que existe e imagino que ficara bonito.

bea said...

Não sei o que se pode fazer com igrejas desertas. E nem todas, parece-me, devem ser objecto de tratamento idêntico. Algumas são autênticos monumentos nacionais e como tal deveriam ser preservadas. Constituem mostra de arte e a arte é para ser tratada com respeito e nem a beleza é de ser vedada, antes prefere servir a todos. Se se tornam cafés, pubs, discotecas, casas particulares, surge-me uma sugestão de heresia artística e religiosa em simutâneo. Mas hospitais, livrarias e outras utilidades públicas...por que não? Afinal, se não têm fiéis e a igreja tem de aliená-las por não possuir rendimento para tratar e manter os edifícios, que sejam úteis aos cidadãos comuns e sirvam bons propósitos.

MR said...

Há uma capela algures nos arredores de Lisboa também transformada em café. Não entrei, só vi do carro.
Em Toledo, estive no Círculo de Arte de Toledo, com um café, na antiga igreja de São Vicente.
Mas esta que mostra tem um ar arejado; na de Toledo estive pouco tempo, era um peso...
Bom dia!

Presépio no Canal said...


A todos,

Obrigada pela visita e comentário.
Bom fim-de-semana! :-)