Monday 4 September 2017

Em Leiden



No dia do aniversário do meu marido, fomos até Leiden, uma cidade que aprendi a conhecer pelas mãos da Agnes (através das sugestões que ela aqui deixou no blogue) A Agnes é uma compatriota nossa a viver em Oxford e cujo blogue recomendo muitíssimo (boa escrita, lindas fotografias, itinerários interessantes e observações úteis).


Leiden, que fica próxima de Haia, é, actualmente, uma das minhas cidades holandesas preferidas. Gosto dos bares de jazz e dos muros de poesia, onde também figuram poetas de Língua Portuguesa. E das galerias de Arte, inovadoras, onde encontramos também joalharia, bijuteria e acessórios de materiais variados, feitos à mãoUma cidade cheia de vida, com muitas esplanadas junto aos canais. E que, de certa forma, devido à presença dos estudantes da sua famosa Universidade, fundada em 1575, por William de Orange (o princípe que liderou a revolta contra o domínio espanhol (Habsburgos) nos Países Baixos, no século XVI), me lembra Coimbra. Ou Aveiro, pelos canais e as pontes e, sobretudo, pelo seu carácter acolhedor e luminoso.








O rico património arquitectónico da cidade encontra-se muito bem preservado.




Um dos muros de poesia...



Da Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948), num dos muros da cidade. Neste caso, o Artigo 1.




Não deixei de achar curioso que o acaso do passeio a pé nos tivesse levado até este muro, tendo em conta os tempos que vivemos.

E, por isso, porque nunca é demais recordar, deixo-vos com este video.




Votos de boa semana!

NB: As fotografias foram tiradas com telemóvel.

12 comments:

APS said...

A juventude de Leiden (praxes fluviais) deixou-me uma impressão agradável. Pese embora o facto (inexplicável) das suas livrarias mediocremente apetrechadas... Não comemos mal. Em compensação, tinha uma pequena loja de vinhos, ribeirinha, muito profissional. Lá comprei um tinto português que se bateu e bem, mais tarde em Antuérpia, com um Rioja - e quem perdeu foi o castelhano..:-)
Uma boa semana, Sandra!

Presépio no Canal said...

APS,

Só conheço uma livraria em Leiden, que não é muito grande, mas onde se podem encontrar livros já com muitos anos e actuais muito interessantes. Este ano, comprei um guia dos locais e monumentos judaicos nos Países Baixos, que ainda não li/consultei com a devida atenção, pois tem sido um ano muito atribulado.

Este fim-de-semana, lembrei-me de si. Almoçámos no Museu Hermitage em Amesterdão e provei um vinho branco italiano que gostei muito (Pasqua Pinot Grigio), mas não prestei atenção ao ano. Creio que era recente. Bebe-se muito bem, um perigo. :-))

Bom dia!

Os olhares da Gracinha! said...

Pelas imagens deve ser um prazer visitar!!!bj

Margarida Elias said...

Gostei de ver as tuas fotografias e acho que deve ser um belo passeio. Beijinhos!

Presépio no Canal said...

Graça,

É uma cidade que revisito sempre com enorme prazer. :-)
Bj!

Presépio no Canal said...

Margarida,

Obrigada! Acho que irias gostar. É muito alegre! :-)
Beijinho!

Agnes said...

Oh, que saudades da 'minha' cidade holandesa! Obrigada pelas palavras tão simpáticas :) Já encontraste o poema em Português? Beijinho

João Menéres said...

Não conheço Leiden, Sandra.
Obrigado por este cheirinho que nos proporcionas.

Um beijo muito amigo.

Presépio no Canal said...

Agnes,

Ainda não. Parece que são dois: um do Álvaro de Campos e outro do Carlos Drummond de Andrade. Mas assim que der com eles, publico.

Beijinho e obrigada pelas tuas boas sugestões. :-)

Presépio no Canal said...

João,

Que bom que gostaste. :-)

Um beijinho, querido Amigo.

MR said...

Eu também não conheço Leiden, mas lendo estas crónicas fico sempre com vontade de voar até à Holanda. :)
E parabéns, atrasados, ao seu marido.
Bom fim de semana!

Presépio no Canal said...

MR,

É vir. :-) Sugiro a última semana de Abril e a primeira de Maio para apanhar as festividades: Dia do Rei a 27 de Abril, as cerimónias do 4 de Maio em Amsterdam e o concerto do dia 5, no Rio Amstel (conhecido como o concerto pela Liberdade). E visitar o Keukenhof (um parque de flores muito conhecido que atrai muitos turistas todos os anos).

Bom fim-de-semana! :-)