Friday 13 December 2013

Expat Cadeautjes (Presentes)


É facto: desde que estamos cá, temos mais contacto com outros povos e outras culturas e, em consequência, mais amigos de várias nacionalidades, os quais, de quando em vez, nos trazem presentes das suas terras de origem ou dos países que visitaram nas férias. A Pakjesavond, no passado dia 5 de Dezembro, lembrou-me alguns presentes muito bonitos, que recebi ao longo deste ano, oriundos de países que ainda não conheço (África do Sul, Indonésia, Polónia, Sérvia). Pensei que talvez fosse interessante partilhar aqui esses presentes, pelo encontro de culturas que representam e que a vida de expatriada, muito naturalmente, acaba por proporcionar. Espero que gostem. :-)

Dos meus amigos P. e M., da Polónia.
Estas bases para copos, da cidade onde eles vivem e quero muito visitar (desde os meus 26 anos, por acaso), Wroclaw.
Uma agradável surpresa do P., quando cá veio, a trabalho, há algumas semanas, e aproveitou para jantar connosco, aqui em casa.




Da minha amiga M., que foi visitar a família à Indonésia.
Estas bases para copos são muito, muito leves.
Uma bela surpresa da M., quando cá veio, com a família, para um churrasco no quintal, numa tarde, que me recordo bem, ter sido muito quente e soalheira. Esta minha amiga trouxe-me ainda mais uns presentes, mas este foi o que mais gostei.



Do meu marido, que foi em viagem de trabalho à Sérvia.
Uma caixa de chocolates com  postais vintage do país




e outra com 3 garrafinhas de Rakija, uma bebida alcoólica muito popular nos Balcãs, geralmente com sabor a fruta. Neste caso, alperce, ameixa e mel.




De Inglaterra, também do meu marido, mas comprado na Marks & Spencer, em Amsterdam, esta caixa comemorativa do nascimento do Princípe George de Cambridge, que acho muito bonita e já está a ser reutilizada no meu escritório, aqui em casa. O meu marido é muito guloso por Butter Scottish Shortbread (bolachinhas de manteiga escocesas), muito populares, em Terras de Sua Majestade, especialmente na quadra natalícia. A última lata que ele comprou tem a forma de um autocarro. Acho que vou reutilizá-la para guardar envelopes. ;-)




Já este leque não foi comprado em Amsterdam, embora pareça. Foi sim, comprado em Espanha, pela minha amiga F., que foi lá passar uma semana de férias.




Da mesma forma que foi este porta-chaves, trazido pela minha amiga catalã, a R., quando lá foi visitar a família.




Já de bem mais longe, da Swazilândia, os nossos vizinhos e amigos holandeses M. e J., aquando da sua viagem à Àfrica do Sul, trouxeram-nos esta bela jarrinha, com o laço e o coração feitos à mão, por vendedores de rua em dificuldades económicas. Gosto imenso dela e está em cima da minha secretária.




Bom fim-de-semana!


11 comments:

João Menéres said...

Como é bom receber mimos assim, Sandra !
As bases dos copos de Cracóvia têm pinturas bem interessantes.
Não me vou referir a mais nenhum dos presentes. Optei pelo primeiro da lista.

BOM NATAL !

Um beijo.

João Menéres said...

OLHA QUEM CANTA !

Presépio no Canal said...

São giras, não são, João? :-) Também gosto muito delas e já estão a uso. :-) Mas são de Wroclaw e não de Cracóvia. Quero muito lá ir. Um dia destes... ;-)
Beijinho e bom fim-de-semana!

João Menéres said...

Julguei que Wroclaw fosse o nome polaco de Carcóvia...

Presépio no Canal said...

Wroclaw em português é Breslávia, Breslau ou Vrastilávia. Mas também não sabia. Vi na Wikipedia.
Bjnho! :-)

Sami said...

Que bom receber presentes de terras longiquas! Gosto da caixa de bolachas comemorando o nascimento do Principe George. Tambem gosto do leque que e bem diferente com as flores recortadas.

Presépio no Canal said...

O curioso é que, na altura, estava mesmo a precisar de um leque (não conseguia encontrar os meus que estavam em caixas que ainda não tinha aberto; mas já os encontrei, entretanto). :-) Bjnho!

GL said...

Miminhos que nos aquecem o coração. Se me fosse dado escolher a opção iria para o porta-chaves, não por ser o mais bonito, mas por ser da minha tão amada Barcelona.
Curiosamente, no momento em que escrevo, ouço, via rádio, uma entrevista con um individuo emigrante na Holanda. Queixa-se do tempo: frio, muita chuva, dias pequenos e sombrios; pessoas pouco sociáveis, etc. Quando regressar, afirma nunca mais se queixar da chuva.:))

Beijinho

Margarida Elias said...

Tudo muito bonito e bem os mereces - amigos e presentes! bjns!

Presépio no Canal said...

GL :-) Barcelona também é uma das minhas cidades favoritas, que giro!
Quanto às considerações do nosso compatriota:
Sim, no Inverno, os dias são pequeninos - daí a importância de se fazer análises para apurar qual a toma necessária de Vitamina D para termos mais energia e não andarmos depressivos.
No que toca aos holandeses serem "pouco sociáveis", é visão que não partilho. Mas também depende da experiência de cada um. Quem sabe, ainda faça um post sobre isso, e partilhe a minha perspectiva do assunto. ;-)
Beijinhos!

Presépio no Canal said...

Obrigada, Margarida! És muito querida e generosa! Acredita que sou /estou imensamente grata pela tua AMIZADE!
Muitos Beijinhos! :-))