Thursday 5 December 2013

Pakjesavond


Vendaval. Chuva. Frio. Hoje o dia está assim. Bom para estar em casa, no quentinho, a preparar a Pakjesavond  (Noite dos Presentes) que se celebra esta noite. 

Hoje, as crianças colocam os seus sapatinhos (ou meias) junto à lareira (ou ao radiador) para que o Sinterklaas (São Nicolau) deixe lá os seus presentes, com a ajuda dos Pedros Pretos, claro. O cavalo do Sinterklaas, o Amerigo, também não é esquecido. À sua espera, numa taça, está uma cenoura ou um pouco de feno. Afinal, a noite é bastante cansativa, que os meninos portaram-se todos muito bem durante o ano e há muitas casas para visitar e presentes (simples e simbólicos) para distribuir, especialmente, as famosas letras de chocolate com a inicial do nome de cada um... 
A manhã promete ser animada, pois a entrega das prendinhas é geralmente acompanhada de uns versos humorísticos e divertidos sobre as pessoas a quem elas se destinam e que estas devem ler em voz alta para gáudio de todos os convivas.

Bom, agora, se me dão licença, vou ali tentar esgalhar algumas rimas ...;-)) 
Divirtam-se por aí!

13 comments:

Os olhares da Gracinha! said...

Divirta-se bastante e uma noite bem feliz!

Presépio no Canal said...

Obrigada, Maria da Graça! Beijinho!
:-)

João Menéres said...

Qual a razão de ser no dia 5, aí na Holanda ?
Nunca tinha ouvido falar.

Então boa inspiração para os versos que animarão ainda mais o dia de amanhã.

Um beijo e good luck.

APS said...

Votos que o "Xaver" passe depressa e sem estragos...
E bons presentes!

Presépio no Canal said...

João,

São duas festividades distintas, embora parecidas. Hoje festeja-se o São Nicolau, patrono das crianças. O dia 6 de Dezembro é dia de São Nicolau e, segundo a tradição, os presentes são distribuídos na noite do dia 5.
No dia 24, festeja-se o Nascimento de Jesus e também há presentes.
É uma alegria, este mês...:-))
Mas tal como tu, até chegar aqui, nunca tinha ouvido falar do Sinterklaas...E cheguei em cima das festividades, a 4 de Dezembro.
Sobre o Sinterklaas, podes ler mais aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Sinterklaas. Este artigo da Wiki está muito completo (vê a parte dedicada à Idade Média; acho que é a que te poderá interessar mais).
Viste este post http://presepiocomvistaparaocanal.blogspot.nl/2013/11/hij-komt-hij-komt.html ?
Aqui conto mais um pouco. :-)
Um beijinho e obrigada pelos votos de inspiração. Acho que resultaram. :-))

Presépio no Canal said...

APS,

Hoje, por aqui, foi assustador.
O granizo batia com tanta força nos vidros, que fazia impressão. E o vendaval e os relâmpagos metiam respeito. E eu detesto relâmpagos.
A ver se, amanhã, isto acalma.
E, sim, tive presentes muito simpáticos. ;-)Um cachecol, uma bóina, um "S" de chocolate e um bloco com capa de cabedal cosida à mão. E amanhã, vou comer poffertjes. :-))
Beijinho cordial.

GL said...

Hoje lembrei-me tanto de si!... Foi noticiado que a Holanda estava ameaçada de vir a sofrer forte temporal. Rezei para que nada de grave acontecesse e, segundo a resposta dada a/o APS, o medo:)) limitou-se aos relâmpagos.
Acho tão curiosas as tradições que se vivem por aí. Dá ideia de haver uma grande participação de toda a comunidade, o que não deixa de ser de louvar. Seremos nós mais individualistas?
Continuação de boas celebrações.

Beijinho.

ana said...

Sandra,
Bom dia de S. Nicolau. Espero que venhas a colocar algumas fotografias desta festa tão bonita e repartida.
Beijinho. :))

Margarida Elias said...

Adoro estas festas! Bjns e feliz Dia de São Nicolau!

Presépio no Canal said...

Querida GL,
O vendaval foi muito forte por estas bandas. Meteu respeito. Ainda bem que retirei as árvores junto às janelas, há dois anos a esta parte.
Sim, também sinto um maior espírito comunitário por aqui: mais contacto entre a vizinhança, iniciativas de bairro ou da cidade que convidam à participação, um voluntariado muito activo.
Um beijinho e obrigada pelos seus votos. :-)

Presépio no Canal said...

Aninhas,
Amsterdam manda-te cumprimentos (fui lá hoje). ;-)
Não tirei muitas fotos ontem à noite. Mas, no blogue, encontras mais post's sobre a Pakjesavond, com fotografias das letras de chocolate, das bolachas pepernoten e speculaas, etc. Esta semana, não tive oportunidade de preparar tudo o que devia porque, entretanto, chegou a cama para a minha mãe e o cadeirão, etc e tivémos que montar tudo, etc.
Estou gelada!!!
Beijinhos!

Presépio no Canal said...

Margarida :-)
Também eu!!! :-)) Gosto muito destes dois meses na Holanda. Há tanta coisa boa a acontecer. ;-))
Beijinhos!! :-)

João Menéres said...

SANDRA

Obrigado pelas informações.
Logo que esteja mais folgado, vou abrir esses 2 links.

Um beijo e obrigado.