Tuesday 12 August 2014

Efteling


Do passeio com a A., a L. e o P.

Fomos ao Efteling. Para quem me acompanha há menos tempo, o Efteling é um parque temático situado num bosque, próximo da cidade de Tilburgo (no sul dos Países Baixos, na província do Norte-Brabante), dedicado às mais conhecidas histórias infantis.

Este parque temático, criado em 1952, delicia-me, sobretudo, pela sua floresta encantada (Sprookjesbos), desenhada pelo famoso ilustrador holandês, Anton Pieck (19.04.1895 - 24.11.1987). 

Clicando aqui, podem ter uma ideia das principais atracções deste conhecido parque temático.

Alguns exemplos....

O Rei dos Trolls, um conto de origem nórdica.




A Pequena Sereia ( De kleine zeemeermin ), um dos contos do dinamarquês Hans Christian Andersen.




Vrouw Holle, uma das histórias de fadas compiladas pelos Irmãos Grimm e publicada, pela primeira vez, em 1912, nos Contos de Grimm.




De Indische Waterleliesbaseado numa das 12 histórias do livro " Los doce cuentos maravilhosos"  da Rainha Fabíola da Bélgica.  




Nesta nossa segunda visita ao Efteling, estreámo-nos num Vôo de Sonho. Falo do Droomvlucht, um mundo de castelos e fadas, trolls e elfos, que nos deixa completamente maravilhados. A não perder! A pequena L., de 3 anos, delirou com as fadinhas. E nós também!






Mais umas fotos do Efteling para vos aguçar o apetite...




Gosto muito deste parque, mais do que da Eurodisney...




Talvez por sentir uma magia mais intensa, mais genuína, menos comercial...




Nós fomos por um dia. Não vimos tudo, mas saboreámos cada momento. Para quem desejar e puder ficar mais dias, o Efteling também disponibiliza um hotel.

Os preços das entradas no parque são mais acessíveis que na Eurodisney. O nosso bilhete de entrada foi o mais barato, pois já levávamos piquenique para o almoço e o jantar foi em Almere, num restaurante italiano que gostamos muito, o Pulcinella.

Clicando aqui, no Blogue, podem encontrar mais post's e fotografias do Efteling. Deixem-se ir e entreguem-se à magia deste belíssimo parque!






Ao Robin Williams, que nos deixou ontem e nos deu tantos momentos bons.





E num dos filmes que marcou a minha geração ( e não só...):

"Carpe diem. Aproveitem o dia, rapazes. Façam das vossas vidas uma coisa extraordinária." (O Clube dos Poetas Mortos, 1989)


PS: Sei que tenho andado muito ausente, mas em 6 anos de Holanda, acho que nunca tivemos um Verão tão bom, com tanta luz, temperaturas tão agradáveis e sem a terrível humidade que não nos deixa respirar. Esta semana tem chovido mais, mas o sol acaba sempre por aparecer. Já fomos à praia, a Katwijk aan Zee e sim, tomei banho de mar. Ao fim-de-semana, um geladinho no Mariola não falha; mais churrascos no quintal, jantares no Pulcinella, etc. Este Verão tem sabido mesmo bem. Tenho aproveitado para ler, estudar holandês e iniciei um novo hobby: comecei a participar em workshops de scrapbooking e de elaboração de postais ( a ver se, a seu tempo, partilho umas fotos). Queria vir aqui mais vezes, mas venho tão relaxada do ginásio, que só apetece duche, uma refeição leve e caminha. Mas nunca me esqueço dos meus amigos. Disso podem ter a certeza. Um beijinho! :-)

11 comments:

Os olhares da Gracinha! said...

Relativamente ao parque temático parece ser bem interessante!
Conheço a Disney e gostei...embora concorde quando fala do aproveitamento para apelar ao consumismo!
Quanto ao Robin...lamenta-se a perda de um grande ator...mas a ser verdade...a importância de estarmos atentos à depressão de quem gostamos!
Belas fotos! Bj

João Menéres said...

Quantas saudades tinha desse PRESÉPIO tão especial, Sandra !...
Não conheço esse Parque. Pela tua descrição deve ser muitíssimo interessante !
Nunca tinha ouvido falar dele, o que é uma pena.

Um beijo muito amigo.

ana said...

Que bom Sandra que há sol.
Por aqui está um pouco adormecido. Só dá a sua graça para o sul do país.
O parque deve ser maravilhoso. Já o tinha visto por aqui mencionado, mas agora os pormenores que fotografaste levam à vontade de visitar. Gosto de ilustradores e de histórias infantis.
O Clube dos Poetas Mortos foi o filme que mais gostei protagonizado pelo Robin W.
Fez-me impressão o seu desaparecimento.
Beijinho e dias luminosos. :))

Presépio no Canal said...

Graça, este parque vale mesmo a pena. E o que pus aqui foi mesmo só um cheirinho...Quem sabe ainda não dá o salto até cá para visitar o Efteling...;-) Bj!

Presépio no Canal said...

João!
És muito querido, sempre!
Creio que no Porto há vôos para Eindhoven e de lá é um pulinho até ao Efteling. A sério, vem com os teus netos. Eles iam adorar! Viste os meus posts anteriores sobre o Efteling? Encontras o link no texto deste post.
Olha, só ontem comecei a ler o livro que me enviaste. E estou a tirar notas. Vou demorar um bocadinho. Nunca tinha lido este autor e estou a gostar muito da sua escrita. Gostava de arranjar o livro. Talvez num alfarrabista encontre...
Um beijinho muito amigo.

Presépio no Canal said...

Ana. nesse caso, se encontrar uns postais ou calendários de aniversário ilustrados pelo Anton Pieck, envio-te - sobretudo, pelo Natal, costumam aparecer.
Também me fez impressão o desaparecimento do Robin W. A depressão é uma doença tramada...:-(
Beijinho luminoso para ti também!
Estava aqui a pensar que a última vez que estive em Coimbra foi pelo concerto do George Michael...Bjs!

Love Adventure Happiness said...

Também já fomos e é de facto muito giro :D

Presépio no Canal said...

E dá vontade de voltar, não é? ;-) No nosso caso, ainda temos algumas coisas para ver (e esta foi a segunda vez). Bom-bom era ficar por lá 2 ou 3 dias, no mais puro relax...
:-)

Margarida Elias said...

Se alguma vez for à Holanda, tenho mesmo de ir a este sítio. Quanto ao teu verão, ainda bem que tem sido bom. Bem o mereces!!! Beijinhos!

Presépio no Canal said...

Virás à Holanda, de certeza. ;-)
Vindo por Eindhoven, parece-me que há vôos bem mais em conta...E até dá mais jeito porque ficas pertinho de Tilburg e do Efteling. Em Tilburg, consegue-se passar uma noite num hotel por preços bem mais razoáveis que em Amsterdam. Ficam as dicas, para quando fôr mais oportuno. ;-) E um dia será...Muitos beijinhos! :-)

Presépio no Canal said...

E obrigada pelo carinho das tuas palavras. :-)