Tuesday 5 January 2016

Postais de Natal 2015



E porque a quadra natalícia está quase a terminar...

Eis alguns dos postais de Natal que recebi e achei particularmente bonitos...

Este foi enviado por uma amiga holandesa e feito à mão pela irmã dela (fazer postais é um hobby comum por aqui). Neste caso, foi um 2 em 1, pois, na frente, desejava-me os Parabéns (fiz anos em Novembro) e no interior trazia a mensagem de Natal. Gostei muito deste postal (adorei o pormenor das rosas e da escrita em dourado no interior).


Este chegou de Portugal...Um anjo...E eu gosto muito de anjos...


Ainda por cima, trazia um gatinho desenhado pela minha amiga a desejar-me um Feliz Natal. Gosto muito de postais personalizados. ;-)  E esta minha amiga tem muito jeito para o desenho. 


Os filhos parecem querer seguir-lhe os passos...Gostei muito da bola de Natal com que eles me presentearam! Uma ternura!

Esta rena veio da Polónia...Muito elegante este postal! Gostei imenso da junção do dourado dos chifres com o  prateado do corpo da rena. 



Tenho muitas saudades de estar com os meus amigos polacos (passámos óptimos momentos aqui nos Países Baixos). Entretanto, temos mantido o contacto via email...
Há uns anos, eles regressaram ao país de origem...Às vezes, acontece...  Há que saber viver com essa realidade - de ver os amigos a regressar - e procurar aproveitar o melhor possível o tempo que estamos juntos.

Esta mandala de anjos e velas veio de Portugal. Gosto imenso de mandalas e esta foi certeira! Gosto de anjos...gosto de velas...No verso, flores desenhadas pela filha destes amigos. Tentei fotografar, mas não estava a sair como deve ser.



Gostei muito também desta árvore de Natal num céu estrelado. Enviado por um casal de amigos a residir nos Países Baixos. Ele holandês. Ela indonésia. Há muitos casais mistos por aqui - holandeses casados com mulheres naturais das antigas colónias do Reino: Indonésia, Suriname, etc...



Um postal enviado pela minha amiga holandesa H. Muito fino e elegante também! A H. sempre foi muito cuidadosa e criteriosa na escolha de postais. Vive em Baarn, próximo de Utrecht. Baarn fica no Gooi, a zona "posh" do país. Nunca vos mostrei fotos de Baarn. No próximo encontro com a H., a ver se tiro umas fotografias. Baarn é uma zona muito verdejante, com casas muito bonitas.



Finalmente, este postal que funciona como uma janelinha - quando se puxa o painel, vemos as vaquinhas holandesas com os barretes vermelhos do Natal. Nunca tinha visto nenhum assim. Foi-me enviado por um casal de amigos turcos a residir nos Países Baixos.
Esta minha amiga veste-se tal como as mulheres ocidentais. Já a minha cabeleireira, que também é turca, se veste de forma ocidental. A ideia que tenho é que as turcas são parecidas connosco na forma de estar e de vestir...



Gosto muito de enviar e receber postais! E todos os postais que recebo guardo com muita estima. Um dia destes, mostro-vos as caixas...

10 comments:

bea said...

Hummm...também gosto de receber postais, mas este ano só recebi unzinho, ali ficou solitário, a acompanhar um menino Jesus friorento, sem vaca ou burro, sem mãe nem pai, mesmo que postiço. O meu menino Jesus faz a festa sozinho e chega para o Natal inteiro. É um querido rechonchudo que a doçura de uma amiga me entregou em mão e lhe acompanhou a ela muito natal. Acho que vale um presépio inteiro de cascatas, pontes, lagos e caminhos; e pastores e reis magos e estábulo com animais de olhos em alvo, a copiar a Maria e o José, mais o coro dos anjos e a estrela brilhante lá no cimo.Não é bonito o meu menino, é todo barro poroso. Também não gosta muito de água, quando o lavei deitou uma aguadilha vermelha, mas amo tê-lo assim por perto.

Os seus postais são muito bonitos. Parabéns pelos amigos de bom gosto:)

João Menéres said...

Costumava colocar os postais de Boas Festas pelo balcão da sala, Sandra.
Mas este ano, houve tantas modificações que até os postais foram menos de 1/20 do habitual.
Além do mais, nem sei se, agora, teria espaço para os exibir se fossem tantos como era hábito...
Os que nos mostras são todos muito lindos.
Parabéns.

Um beijo no post.

Presépio no Canal said...

Bea,

Obrigada :-) Também os achei de muito bom gosto.

A ideia que tenho é que já não é tão comum em Portugal enviar postais como dantes. Um hábito que caiu em desuso, e tenho pena.

É bonita a história do seu Menino Jesus e de um grande significado afectivo. Aposto que lhe deve trazer muitos sorrisos, quando olha para ele, e se lembra da sua amiga. :-)

Presépio no Canal said...

João,

Obrigada :-) Também os acho lindos. :-))
O balcão da sala é um óptimo local para expô-los. E a sala fica mais quentinha também com tantas demonstrações de afecto.
A minha geração já não é muito de enviar postais e tenho pena (privilegia-se mais o sms, o email,...)
Aqueles que recebemos são colocados nas prateleiras da livreira e gosto de vê-los em contraste com as lombadas dos livros. Mas, geralmente, não ultrapassam a dúzia...

Beijinho! :-)

João Menéres said...

Livreira = Estante.

Margarida Elias said...

Que maravilha! E que honra também ficar presente neste post! :-) Obrigada! confesso que adorei o primeiro postal que colocaste, aquele feito pela tua amiga, com as flores. Beijinhos!

Presépio no Canal said...

João,

Gosto mais de "livreira" do que "estante". :-) Acho mais específica. Influências do holandês, talvez ("boekenkast" que, em sentido literal, quer dizer "armário de livros", uma expressão que acho bonita - creio que em português existirá a expressão "armário-livreiro", que também gosto).
Acho que "livreira" nem existe, pelo menos, não encontro no dicionário que tenho aqui...mas é a que uso sempre. :-)

Presépio no Canal said...

Margarida,

Eu é que agradeço o gesto e atenção. :-)
O teu postal foi o primeiro a chegar. :-)
Gostei muito dos desenhos. Tens muito talento. :-)
Gosto muito de postais feitos à mão e este, oferecido pela minha amiga R., é a minha cara: nas cores, nas flores, na menina com o gato...
Muitos beijinhos! Bom dia de Reis!

Love Adventure Happiness said...

A tradiçao dos postais... ADORO mas ainda não aderi em pleno... este ano quem sabe ;)

Presépio no Canal said...

Vera,

É uma tradição que gosto muito. :-) É mais calorosa, acho.