Friday 29 January 2016

Um bom amigo holandês


Um amigo, um gesto, uma flor para celebrar!



"A felicidade não está no que acontece mas no que acontece em nós desse acontecer."

Vergílio Ferreira  (1916-1996)

A Holanda tem-me/nos dado amigos atentos e queridos. Ontem, de manhã cedo, um amigo nosso, holandês, casado com uma amiga minha, que começou por ser minha colega no curso de Neerlandês, teve o cuidado de enviar um sms ao meu marido a alertá-lo que o medicamento à base de levotiroxina Thyrax ia ter a produção interrompida, estando já muitos pacientes a caminho das farmácias por causa dessa situação.

O I. e a M. sabem que tenho Hipotiroidismo e tomo um comprimido de levotiroxina todas as manhãs, em jejum. O I. estava preocupado que não soubéssemos da notícia, pois as consequências da falta do medicamento não são nada agradáveis (cansaço e falta de forças avassaladores, por exemplo, e sei isso por experiência própria).

Por acaso,  o que tomo não é Thyrax, mas sim Euthyrox 100 e foi isso que dissemos no sms que lhe enviámos. E que ficasse tranquilo, que ultimamente compro aos frascos para 3 meses...

Apreciámos muito o cuidado, pois as manhãs dele e da M. são geralmente de muita azáfama, com os dois a trabalhar fora de casa, duas crianças pequenas para levar ao jardim infantil e sem ajudas domésticas ou familiares.

Um gesto bonito, o do I., que nos deixou a sorrir logo pela manhã, pelo cuidado e atenção demonstrados...

10 comments:

João Menéres said...

Um gesto pode valer uma vida inteira.
Que bom teres amigos assim, estando tão longe daqui !

Um beijo, querida Sandra, e bom sábado.

bea said...

Foi um gesto bonito, como diz, de cuidado e atenção.

Presépio no Canal said...

João,

Concordo inteiramente - um gesto pode valer uma vida inteira, como tão bem dizes. E eu não me esqueço do teu gesto quando partilhei contigo, por mail, o que me apoquentava, neste meu último retorno de Portugal. Só mais uma pessoa, além de ti, teve o mesmo gesto.
Já aqui, na Holanda, tenho sentido muito mais apoio e o curioso é que as pessoas que me rodeiam não têm as mesmas estruturas domésticas e familiares de suporte.
Beijinho grande, meu amigo!

Presépio no Canal said...

Bea,

É verdade. O I. teve uma atitude muito bonita, daquelas que nos fazem ganhar o dia. :-)

Sami said...

Bonito gesto realmente Sandra.

Presépio no Canal said...

Sami,

So true. :-)

xoxo

Margarida Elias said...

Ainda bem que tens amigos e bem os mereces! Gostei muito da frase de V. Ferreira. Muitos beijinhos!

Presépio no Canal said...

Margarida,

E tu tb tens tido gestos muito bonitos comigo. :-) Nem calculas o bem que me fazem todos os teus miminhos (os postais, os desenhos, os presentes, a constância no blogue, o facto de ires acompanhando toda esta viagem, por aqui...). Para quem está longe, estes gestos e cuidados são sempre muito importantes e significativos. Fazem-te "mais física", mais presente junto de mim. Nunca me sinto esquecida ou desacompanhada por ti, muito pelo contrário.
No início, cá, foi muito difícil, sem conhecer absolutamente ninguém, e como vim no Inverno, as pessoas estavam mais dentro de casa. A Primavera facilita mais os novos contactos.. Mas, aos poucos, a Holanda trouxe à minha vida pessoas atentas e presentes e tem sido bom.
Vergílio Ferreira é um escritor que gosto muito e ando com vontade de reler novamente. Achei que a frase ilustrava bem o que estava a sentir.
Muitos beijinhos! :-)

Os olhares da Gracinha! said...

Um gesto lindo e uma flor maravilhosa...bj

Presépio no Canal said...

Graça,

Obrigada! :-) Esta flor é do Festival das Flores Keukenhof que se realiza anualmente em Lisse (localidade próxima de Haia).
Bj. :-)