Friday, 3 October 2014

Estive em Portugal



Daí a minha ausência.

Estive,  por razões médicas, duas semanas, no nosso belíssimo país.

Agradeço a APS pela feliz recomendação da Clínica Malo, onde, durante estas duas semanas, fui muito bem tratada e vim com as situações mais complexas da minha saúde oral resolvidas. Há muitos anos, que precisava de colocar 3 implantes e 3 coroas, fazer uma desvitalização e remover um siso. A minha saúde dentária piorou muito entre a minha infância e início da adolescência, época em que se deram os dois primeiros resgates em Portugal. Naquele período, o dinheiro mal chegava ao fim do mês (o meu pai faleceu em 1977), quanto mais para ir ao dentista (as ordens governamentais eram para "apertar o cinto", se bem se lembram).  Anos mais tarde, já nos idos anos 90, passei a usar uma ponte, mas depois deixei, pois estava a danificar os dentes laterais.

Mal sabia eu que Portugal era líder mundial de implantologia, até APS me ter falado na Clínica Malo. Em três tempos, tratei-me. Foram vários os motivos que acabaram por me levar até lá.

Eu tenho um seguro específico para cuidados de saúde oral cujo o plafond é de 500 €. Cobre umas restaurações e radiografias e pouco mais. Ainda solicitei à minha seguradora um plafond maior, na ordem dos 1000€, mas foi-me recusado. Acredito que, para isso, terá contribuído a declaração do meu dentista, que tive de apresentar, com os tratamentos que iria necessitar, num futuro próximo. Mas, na verdade, de nada me adiantaria um plafond tão pequeno, tendo em conta os custos elevadíssimos que me esperavam por estas bandas e que me deixaram literalmente de queixo caído. Além de que, teria de me deslocar a locais diferentes - fui aconselhada a fazer a cirurgia da remoção do dente do siso no Hospital de Almere, a verificar da possibilidade de fazer os implantes numa clínica em Amsterdam e a fazer a desvitalização numa clínica em Bussum. Começo a perder a paciência. Ainda para mais, noto que o inglês técnico dos médicos, por vezes, falha e, em situações clínicas mais complexas, não há nada como a comunicação decorrer na nossa língua para ficarmos mais descansados. Considerando tudo isto e feitas as contas, Lisboa surgia como a opção evidente: os melhores implantologistas do mundo, a mesma cultura, a mesma língua, os custos muito mais acessíveis, a possibilidade de fazer tudo na mesma clínica, e a óbvia parte mais agradável, rever a família e os amigos. E fui. E ainda bem que o fiz.

Cheguei no dia 16 de Setembro. O avião saiu de A'dam com uma hora de atraso e eu tinha consulta-diagnóstico, raio-x e cirurgia marcados para essa tarde. Telefonei de imediato à Clínica a informar do atraso do vôo. Chego a Lisboa, a pensar que talvez ainda possa ir ao Hotel deixar a bagagem. Mas nada das malas. Passam 20 minutos. Novo telefonema para a Clínica. As bagagens que não chegam. Mais um telefonema. Eu, nervosa. Detesto chegar atrasada (acho uma falta de respeito). Queria também ter tempo para me refrescar. Começo a considerar ir embora sem as malas. E vou. Resolvo ir buscá-las, depois, aos Perdidos e Achados (saberei mais tarde que o atraso na entrega das bagagens foi de uma hora). Vou para a clínica. Sou recebida pela simpática Rute Nunes do Customer Care, faço a radiografia e vou à consulta-diagnóstico, onde sou muito bem atendida pelo Dr Pedro Cosme, que me delineou o meu plano de tratamentos. A cirurgia para remoção do dente do siso é remarcada. Primeira nota mental: não fui penalizada por ter chegado atrasada à consulta nem por ter remarcado a cirurgia. Bem sei que avisei, mas como foi no próprio dia, nas terras baixas, teria pago na mesma (pelo menos, assim tem acontecido). Vou para o Hotel-Residencial. A recepcionista, muito simpática, tenta contactar o aeroporto para averiguar da possibilidade de me trazerem a bagagem. Não consegue falar com ninguém. Peço-lhe que chame um táxi. Retorno à Portela. Inicia-se um ciclo de conversas interessantes com os taxistas de Lisboa que contarei noutra oportunidade. Chego novamente ao aeroporto. Sou atendida por uma funcionária muito simpática que vai comigo ao local onde estão as bagagens. Levanto a minha e saio contente. Chego novamente à Residencial. Estourada. Cansada. Tomo banho. Se jantei algures, não me lembro. Acho que caí redonda a dormir.

(continua...)







12 comments:

Crocheteando...momentos! said...

Espero que tudo tenha corrido como desejou!!!
Bj amigo

Jacoba said...

poor girl, and such a stressy day.
Hope you are fine now!

APS said...

Fiquei muito contente que a minha indicação tenha resultado, para seu bem.
Tenho e continuo a ter a melhor impressão dos profissionais da Clínica. Particularmente, de Miguel Nobre que, semestralmente, faz a "minha" higiene oral.

Presépio no Canal said...

Querida Graça,

Correu tudo bem, Graças a Deus. Vim de lá com uma excelente impressão. Recomendo.

Hallo Jacoba, :-)

I'm ok, now. Thanks for your care and attention, my dear. Kusjes!

Caro APS,

Muito grata pela sua recomendação. Fiquei muito bem impressionada com todos os meus cuidadores, mas não tive o prazer de conhecer o Miguel Nobre (a minha higienista foi a simpática Susana Barrote).

João Menéres said...

Fico muito contente com a notícia.
Não sabia de nada.
Poderia ter indicado a clínica onde vou ( tive problemas equivalentes ).
Mas é em Vila do Conde...
E os custos serão mais baixos.

Um beijo , Sandra.

Presépio no Canal said...

Olá, João

Como se chama a clínica de Vila Conde?
É sempre bom ter mais uma referência.
Salvo erro, foi em 2010 que fomos passar férias ao Norte...
Beijinho amigo.

Sami said...

Ainda bem que ficou contente com o trabalho da Clinica Malo, conheci em tempos uma pessoa que la ia e que me tinha falado bem da clinica. Aguardo mais detalhes nos proximos capitulos, pois o meu marido tem que fazer uns implantes e aqui na Australia sao uma pipa de massa!!! Ate ja lhe tinha sugerido que temos q procurar em Portugal se nao ficara mais barato e ele faria na nossa proxima viagem la para Fevereiro ou Marco 2015.

Presépio no Canal said...

Olá Sami,

O orçamento é feito de acordo com o plano de tratamentos e entregue logo após a consulta-diagnóstico (esta, bem como o raio-x, pode marcar previamente por email). A tabela de preços do próximo ano já poderá ser um bocadinho diferente, deduzo eu, mas, se me enviar o seu email, posso dar-lhe os valores discriminados das intervenções que fui fazer. Bjinho

Margarida Elias said...

Estava mesmo a pensar em ti!! Tudo bem? Correu bem o tempo em casa da tua mãe? Fizeste boa viagem de regresso? Muitos beijinhos!!

Presépio no Canal said...

Sim, correu bem. :-) Mas foi um bocado agitado com as visitas e mais as consultas que ainda me faltavam fazer. Valeu-me (again!) a minha madrinha, que acompanhou a minha mãe à consulta de oftalmologia, enquanto fui à minha de desvitalização. A viagem de regresso também sofreu atrasos...Mas o que é que se passa com a TAP?...
Muitos beijinhos!!!

João Menéres said...

Clínica Dentária de Cristina Vaz !
É na parte nova de Vila do Conde, na rua da Biblioteca José Régio.

Presépio no Canal said...

Obrigada, João. :-) Bjinho.