Renesse
Conhecido destino de veraneio, pela sua praia de extenso areal e bonitas dunas. Óptimo para descansar, caminhar, andar de bicicleta ou a cavalo. É a minha praia holandesa favorita. No centro da cidade, há muitos restaurantes à escolha, a circundar a bela Igreja de Santiago, em Estilo Gótico, do século XV.
Jacobuskerk, 1458 (Estilo Gótico)
Middelburg, capital da província da Zelândia
Na minha opinião, umas das mais bonitas cidades holandesas, pela riqueza da sua história, os seus monumentos, as esplanadas e o comércio tradicional de qualidade.
No cemitério judaico da cidade, encontramos sinais da presença de judeus portugueses. O Zeeuwse Bolus, bolo típico da região, teve a sua origem nesta presença judaico-portuguesa.
No cemitério judaico da cidade, encontramos sinais da presença de judeus portugueses. O Zeeuwse Bolus, bolo típico da região, teve a sua origem nesta presença judaico-portuguesa.
Antigo edifício da Câmara, 1452-1520 (Estilo Gótico Tardio)
NB: Foto tirada em dia de mercado.
Zierikzee
Gosto muito desta cidade, sobretudo pelas entradas majestosas dos canais, com as suas torres. Aconselho vivamente um jantar na Brasserie Maritime, junto ao canal, especialmente, ao pôr-do-sol.
O carrilhão mais antigo dos Países Baixos (1554) encontra-se aqui.
Ideal para "esplanar". Vilazinha sossegada e verdejante. Castelo e Igreja a merecer visita. O castelo é privado, mas a Sala dos Cavaleiros (Ridderzaal) pode ser visitada no Open Monumentendag.
Slot Haamstede (séc. XIII)
Igreja Protestante de Burgh (1678) |
Para quem gosta de barcos e comércio tradicional de qualidade é um "must go". Esta vilazinha recebe muitos turistas, mas consegue manter o seu charme praticamente intacto, respirando-se qualidade a cada recanto.
Câmara (Stadhuis), século XV, Estilo Gótico Tardio
Património da Unesco.
Estilo Gótico Tardio