Thursday 25 June 2015

A Arquitectura do Museu Municipal de Haia



Da autoria de Hendrik Petrus Berlage (1856-1934), o Gemeente Museum Den Haag (Museu Municipal de Haia) vale muito a pena ser visitado só pela beleza da sua arquitectura. O Museu demorou 4 anos a ser construído, tendo ficado concluído em 1935, um ano depois da morte do arquitecto. O edifício obedece a um sistema de desenho geométrico, tal como todos os outros edifícios de Berlage, como o da antiga Bolsa de Amsterdam, utilizado actualmente para exposições, concertos e conferências. De salientar a luz do Museu, a sua magnífica área de recepção e os lagos à entrada.

Neste link, encontram mais fotografias e a história do edifício em inglês. As fotos abaixo são das escadas laterais às salas onde se realizou a exposição dedicada a Anton Corbijn.






No Grand Café, um dos vários espaços de descanso do museu.



Nos jardins, à entrada, que conectam os dois museus (Municipal e de Fotografia): pormenor do lago



A locução do video abaixo é em neerlandês, mas as imagens falam por si. Chamo a atenção para as vitrines do Museu, que, da parte de fora do edifício, lembram as janelas das cozinhas "penduradas" de muitas casas holandesas junto aos canais, por exemplo, em cidades antigas como Hindeloopen.


6 comments:

ana said...

Tem uma mistura de art deco e de Bauhaus. Gostei muito.
Achei graça à moldura em azulejo que se vê por todo o lado.
Beijinho, grato pela partilha. :))

Presépio no Canal said...

Que bom que gostaste! :-)
Beijinho!!

Os olhares da Gracinha! said...

Bem interessante este espaço!!! Bj

Presépio no Canal said...

E está-se lá muito bem, Graça. É luminoso, espaçoso, cheio de cor e gosto muito dos cafés e do jardim também. Bjinho amigo! :-)

Margarida Elias said...

Interessante. Beijinhos!

Presépio no Canal said...

Acho que irias gostar, Margarida. Beijinhos!