Monday 2 November 2015

Sol e Nevoeiro


Ontem de manhã, estava assim:



Nada mau. Já tivemos dias bem piores...



Euzinha já está a tomar 1 comprimido de 22.400 UI (Unidades Internacionais) de Vitamina D, a cada 28 dias, após os resultados das análises para lá de péssimos, ou, como diria a médica, "Como é que você está de pé?". Muita força de vontade, pensei eu; a minha memória, então, já andava, novamente, pelas ruas da amargura... Nunca é demais alertar para as consequências da falta desta Vitamina. Já agora, aproveito para partilhar este artigo, segundo o qual, no Luxemburgo, os portugueses são considerados como grupo de risco no que toca à deficiência de Vitamina D.

11 comments:

João Menéres said...

Querida Sandra

Então não estavas a ser bem observada, com análises e tudo o mais ?
Ai que tenho de te ralhar !...

Um beijo e põe isso aos níveis convenientes !

Presépio no Canal said...

João,

Para ser convenientemente observada tenho de ir a Lisboa. Aqui, o médico disse-me que bastava tomar o suplemento no Inverno e não me pediu mais análises no início da Primavera. Em Setembro, quando fui a Lx, eu própria pedi para me verificarem os níveis. A médica, ao ver os resultados, disse-me que tenho de tomar suplemento o ano todo e não só no Inverno. Anyway, quando voltar a LX, vou pedir novas análises. Aqui, já desisti dos médicos.

Beijinho amigo, João.

João Menéres said...

Apanha o SOL que puderes, Sandra !

Presépio no Canal said...

Assim farei, João, pelo menos no rosto, que o frio é tanto (hoje estar na rua mais parece estarmos num congelador) que ando tapada da cabeça aos pés...
No Verão, procuro seguir as regras (sempre que me é possível) dadas numa entrevista, por um médico português: 20 minutos de sol, entre as 11 e as 13, sem protector solar, com 60% do corpo exposto, pelo menos, 3 vezes por semana. Praia, este ano, fiz pouca (7 dias) e agora só no Verão, se Deus quiser.
Hoje, o dia já amanheceu mais luminoso - um sol radioso, mesmo. :-) :-)
Beijo amigo. :-)

Presépio no Canal said...

E obrigada por te preocupares. :-) Outro beijinho.

Sami said...

Ainda me lembro de quando vivemos na Alemanha tambem tinhamos que tomar vitamina D e os meus filhos ainda bebes ja tomavam tambem!
A falta que o sol nos faz, nao so para a saude mas para o nosso bem mental.
Ja tinha ouvido da minha sobrinha e da minha filha que os medicos ai nao sao grande coisa...

Os olhares da Gracinha! said...

Há que prevenir!!!
Por aqui o tempo é húmido! Bj

Margarida Elias said...

Coitada! Aqui também mal se vê o sol (nestes dias), mas não está nevoeiro. Contudo, gosto de nevoeiro (e não gosto de chuva). Beijinhos e muita vitamina!!! :-)

Presépio no Canal said...

Sami,

É mesmo - a falta que a luz nos faz.

Presépio no Canal said...

Margarida,

Hoje já tivemos mais luz, apesar de estar nevoeiro. O pior mesmo é o cinzento cerrado e o frio cortante - até fico tonta.
Bjinhos!

Presépio no Canal said...

Graça,

É mesmo - a prevenção é muito importante. E a vigilância, também.
Bj amigo.