Wednesday 2 December 2015

Comer e Dormir em Maastricht pelos Mercados de Natal


O "jantar" de Sábado à noite no Mercado de Natal de Maastricht começou pela sobremesa: Poffertjes!! Estavam logo à entrada, à minha espera com certeza ( gosto muito de poffertjes). ;-)



Aqui estão eles a ser preparados...



Ei-los!! Com manteiga e açúcar, como eu gosto!
Pedi a dose mais pequena, que se revelou a quantidade ideal.
Estavam mesmo como prefiro: levezinhos, macios, ligeiramente tostadinhos...
A primeira "facadinha" na dieta estava dada...



Passemos à segunda:
"Gluwijn!" (vinho quente com especiarias).
Muito bom! (não era de garrafa de supermercado, ou seja, não me sabia a "xarope").
( e as garrafas de cerveja, na foto, não eram nossas; já lá estavam...).
Para mim, Mercado de Natal significa sempre gluwijn e poffertjes!
Os cogumelos refogados, que foram partilhados, estavam deliciosos também (mas estes já não foram "facadinha").



Próxima "machadada" na dieta: uma bela de uma espetadinha de carne de porco grelhada. Deliciosa!
(mas deixei ficar o pão branco).

Na noite seguinte, havia de repetir o mesmo "menu" com a nossa amiga R. (menos a parte dos cogumelos e dos poffertjes, pois já tinha "despachado" metade de um crepe, à tarde, em Liège).



Finalmente, a derradeira "facadinha" e que não foi fotografada: uma gulosa bomboca caseira. Escolhi com sabor a laranja. Há quantos anos não comia uma bomboca! Soube mesmo bem!

Estas "brincadeiras" (que se repetiram também no almoço de Domingo, desta vez, com entrecosto) valeram-me mais 1,6 kg, dos quais já perdi quase tudo. Mas isto é como diz o meu nutricionista: "É importante manter as tradições e o que importa é fazer tudo com moderação".
Verdade seja dita, que ao longo destes dois dias no Limburgo, também ia bebendo um chá quentinho sempre que se proporcionava (para aguentar o frio, contrabalançar os desvios e manter-me hidratada).

O primeiro cházinho foi tomado nesta cozinha e sala comum, dos Apartamentos TBA, que reservámos através da Booking, por um preço bem razoável para os padrões holandeses - uma noite, quarto de casal, com casa-de-banho privativa e com banheira (um luxo por estas bandas batavas...), e esta esplêndida sala comum, com um belíssimo terraço, 79€!!. Tudo o resto que vi andava praticamente dos 200 para cima.

Uma parte da sala...



Um ambiente espectacular, acolhedor, familiar, com bolinho de baunilha (e que bom que estava!), café e chá à nossa espera (for free, num país onde tudo se paga). Maravilha!
Os quartos espaçosos (juro! bem sei que não é comum...), bons acabamentos, tudo novo e muito limpo. Com tantos predicados, até me senti em Portugal! 
E a proprietária, de uma enorme simpatia e afabilidade: desde indicações de parques de estacionamento, monumentos, outros mercados de Natal - dava gosto! Fazia "jus" à boa fama de bem receber do Limburgo.

Uma parte do terraço...



Apontamentos ternurentos à entrada (sapatinhos de bebés).
(Tenho os do meu baptizado guardados, por acaso...)



E este roupeiro que me fez lembrar o dos meus avós...



Ou seja, acho que já sei onde voltaremos a ficar numa próxima ida a Maastricht...


15 comments:

MR said...

Que bom aspeto!

Bom dia!

Presépio no Canal said...

MR,

É verdade. Foi uma grata surpresa, o TBA. E a senhora é muito simpática - faz-nos sentir numa casa, como se estivéssemos alojados na casa de um familiar querido, que sabe receber com carinho e afabilidade...

Dora said...

Eu sou de muito boa boca e ainda por cima, experimentar comidas novas...adoro.
Continuo fascinada com o aspecto. Ehehehe!

Margarida Elias said...

Vou viajando por aqui :-))) Beijinhos!

Presépio no Canal said...

Dora,

Valeu a pena. :-) E ficando em Maastricht, num instante estás também nos mercados de Natal alemães junto à fronteira, onde se come melhor ainda.
;-)

Presépio no Canal said...

Margarida,

Que bom! Gosto da tua companhia! :-)

Sabes onde gostava de ir? Ao mercado de Natal de Colares, em Sintra. Tem produtos regionais, etc.
Se fores lá, tiras umas fotografias para vermos? Nunca lá fui e parece muito bom.
Beijinhos! :-)

João Menéres said...

Li e vi tudo, Sandra.
Claro que para quem vive aí, tudo se torna mais fácil.
Fiquei agradavelmente surpreendido com o preço, face à qualidade e tamanho do apartamento !
E a bicicleta também estava incluída no preço ?
Deviam ter duas, digo eu...

Estás a ter muito juízo com a saúde, sim senhor !

Adorei tudo que mostras e apresentas com tantos pormenores.


Um beijo, querida amiga.

Presépio no Canal said...

João,

A cozinha e a sala eram partilhadas por outros hóspedes, mas como é muito grande (na foto só aparece uma parte), acabava por funcionar muito bem. Só vi os outros hóspedes na tarde em que chegámos, e o ambiente pareceu-me muito bom (tipo uma pequena festa). Nós acabámos por não cozinhar lá. Foi só uma noite e fomos para o Mercado de Natal. :-) Na manhã seguinte, como acordámos mais tarde, tivemos a sala e o terraço por nossa conta para o pequeno-almoço. A seguir, fomos para Hasselt e Liège e voltámos à noite a Maastricht, jantámos e viemos para casa.
O quarto também tinha mesa e cadeiras. E havia ainda uma segunda cozinha, mas essa não vi.
As bicicletas e o estacionamento não estavam incluídos no preço.
Obrigada, João, pelo teu incentivo. :-)
Um grande beijinho cheio de Amizade. :-)

Presépio no Canal said...

João,

Esqueci-me de dizer que não alugámos bicicletas, pois levámos carro.

Outro beijinho. :-)

Sami said...

Belo apartamento e um bom preco! Nao conhecia o termo "bomboca" mas ja sei o que e quando vi a foto.
Continuacao de boas visitas aos mercados de Natal Sandra.

bea said...

Uma estadia que deixou gosto:). Bom gosto.

Presépio no Canal said...

Sami,

Acho que este ano, devemos ficar por aqui. :-) Para o ano, há mais...:-)

Presépio no Canal said...

É verdade, Bea. Gostámos muito. Obrigada. :-)

Agnes said...

Poffertjes, tão bom!!! Este fim de semana vou ao mercado de Natal aqui na Alemanha mas vou ter de me contentar com os petiscos deste lado da fronteira (não que sejam maus, mas agora ficou-me a apetecer poffertjes!).

Presépio no Canal said...

Agnes,

Nunca estive no mercado de Natal de Hamburgo. Fico à espera das tuas fotografias. ;-)
Quem sabe ainda encontras poffertjes por lá...;-) No Hyde Park, em Londres, chegámos a encontrar. :-)
Beijinhos e boa sorte!
(come uns quantos por mim, se os encontrares - gosto muito!)