Saturday 5 December 2015

O Mercado de Natal de Liège (Bélgica)



O Mercado de Natal de Liège é o mais antigo e o maior da Bélgica.
Visitámo-lo numa tarde muito cinzenta - o céu estava  quase negro e a falta de luminosidade apelava pouco a fotografar. Mas a cidade em si é prometedora, com diversos edifícios históricos muito interessantes, sobretudo relacionados com o facto de ser a cidade dos Príncipes-Bispos.
Queremoa lá voltar na Primavera, com mais tempo e, sobretudo, mais luz.

No Mercado, achei particular piada a esta bancada com bonecos com trajes regionais de Liège.



No entanto,... muitos polícias no Mercado de Natal, aliás, logo à entrada. Foi estranho sentir-me mirada, estudada. Mais ainda, por os saber necessários ali, após os últimos acontecimentos em Paris e o recente estado de alerta máximo em Bruxelas. E se me interpelassem, não me espantaria, tendo em conta que, já por várias vezes, fui confundida como turca e arménia, devido às minhas feições bem caucasianas.

Sinto que o modo de vida seguro e despreocupado que tínhamos, já desapareceu. Ainda no Verão de 2014, vi tropas com armas automáticas na Gare de Lyon, em Paris, quando fomos visitar a exposição do Orient Express ao Instituto do Mundo Árabe. Assustei-me, claro - parecia que estava numa cidade sitiada. Foi inesperado e fiquei atemorizada, sem perceber o que se estava a passar. E fiquei triste também. Nessa viagem, houve como uma quebra de magia...Homens armados ao pé do lindíssimo restaurante Le Train Bleu na Gare de Lyon ...Aquela não era a Paris que eu conhecia e onde me sentia segura, apesar de saber que algumas zonas eram mais problemáticas que outras e que os conflitos com os imigrantes das ex-colónias eram comuns...

Nesta ida aos Mercados de Natal, também notei carros de polícia na fronteira entre os Países Baixos e a Bélgica (medida essa que o governo neerlandês disse que iria tomar).

Na Centraal Station, em Amsterdam, também encontro muito mais forças de segurança que anteriormente.

O nosso porto de abrigo, a nossa Europa tal como a conhecemos até aqui, está em perigo....É o que sinto, quando vejo tanto policiamento e desta envergadura e tendo em conta os recentes e tristes acontecimentos... Em Maastricht, dei comigo a pensar se seria prudente irmos até Liège, por exemplo. E não nego que sempre que apanho o comboio, olho agora com mais atenção à minha volta, pois o que aconteceu no Thalys que saiu de Amsterdam para Paris deixou-me alarmada e a sentir-me muito insegura...







10 comments:

APS said...

Ao contrário das suas impressões, as minhas são de uma Liége luminosa, à beira rio. E de uma magnífica Feira da Ladra (Sábado? Domingo?), com muitos móveis nobres, pesados e antigos. E onde comprei o meu primeiro livro de Char, um voluminho simpático, num pequeno alfarrabista. Mas por Liége há também ruas esconsas, de duvidosa utilização humana, embora cidade de arcebispos...
Um bom fim-de-semana!

bea said...

É bom ver e ler que continua em espírito natalício :)

Presépio no Canal said...

APS,

Que belas recordações! Reforçam o meu intuito de lá voltar na Primavera. :-)
Bom fim-de-semana! :-)

Presépio no Canal said...

Bea,

"Oficialmente", só entro em espírito natalício amanhã, depois do Sinterklaas
(São Nicolau), que se celebrou ontem à noite e continua hoje. :-)

João Menéres said...

A cada notícia na TV sinto a Europa cada vez mais pequena, Sandra...

Que músicas, como ""For The Love Of God", nos devolvam a Paz !

Também achei os bonecos muito engraçados !


Um beijo e continua animada e de olho bem vivo.

Presépio no Canal said...

João,

Muito Obrigada!
Concordo inteiramente com o que dizes.
Mas hoje vi um video de uma intervenção, na Câmara dos Comuns, em Londres, que apreciei imenso. Encontrei-a no blog "Delito de Opinião", num post de um jornalista que gosto muito, o Pedro Correia, relativamente à posição de um membro da oposição sobre o que deve ser o papel da Grã-Bretanha no combate ao terrorismo:
http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/contra-os-islamofascistas-uma-licao-de-7991366

Beijinho grande! :-)

Margarida Elias said...

Tempos difíceis. O mercado parecia bonito. Muitos beijinhos! :-)

Presépio no Canal said...

Margarida,

É verdade.

Muitos beijinhos! :-)

Os olhares da Gracinha! said...

Realmente sente_se muito pouco a tranquilidade no mundo!
Os mercadinhos de Natal são sempre uma boa opção!
Boa semana...bj e obrigada pela visita

Presépio no Canal said...

Obrigada, eu, Graça. :-)
Beijinho amigo!