Monday 4 January 2016

Da mesa do Ano Novo


Mesa para o almoço do dia de Ano Novo.

O que quer dizer esta foto?

Quer dizer duas coisas.



1. Um registo do encontro de duas culturas distintas: portuguesa e indiana. Neste caso, ia introduzir os meus amigos indianos ao Caldo Verde, com malgas compradas em Estremoz e tudo. Geralmente, faço posts sobre a minha descoberta de pratos de outras culturas (por acaso, no post-resumo do ano de 2015, esqueci-me de mencionar que experimentei, pela primeira vez, no ano passado, um prato iraquiano e outro egípcio que me souberam muito bem, mais ainda por terem sido feitos em casa). Mas não tenho a certeza se fiz posts sobre o the other way around, ou seja, quando os meus amigos de outras culturas conhecem a gastronomia e os vinhos portugueses, em nossa casa. A minha amiga M., por exemplo, está convertida ao moscatel, os meus vizinhos holandeses aos pastéis de nata, and so on. E estes (os indianos) ficaram fãns do Caldo Verde.

2. Estou a envelhecer. :-))) Já explico. Se repararem na foto com atenção, os talheres estão colocados na wrong position (o garfo devia estar do lado esquerdo do prato e a colher de sopa à direita da faca). E nem copos de vinho pus ( era o meu inconsciente a trabalhar). Os dois copos de Rosé ao jantar, os dois de Porto com o Bolo-Rainha e os dois de champanhe à meia-noite deixaram-me muito desconfortável  (senti-me muito farta, parecia que ia explodir). Não me sentia confortável para me deitar e pus-me em movimento, a arrumar a cozinha e a pôr a mesa para o almoço do dia seguinte, a ver se a má-disposição passava. Deviam ser umas 3 e tal quando me deitei. Só que entre a má-disposição e o sono, a mesa ficou assim. Quando dei por ela, achei piada. " Sandrinha, Sandrinha...os 45 estão a acusar e o Rosé que te soube tão bem!!". O meu marido dizia que eu estava com a piela...Não confirmo, nem desminto. :-))

Anyway, querem saber qual o meu Gurosan? Fica a dica.
Em jejum, um sumo de laranja natural, com gengibre e uma colher de sopa de azeite. Este sumo ajuda a limpar o fígado e convém fazer durante 7 dias. E claro, muita água, muito kiwi, vegetais e fibra para pôr os intestinos a funcionar como deve ser (o sumo também ajuda muito).
No meu caso, parece que tenho de ter atenção a isto, uma vez que os sintomas eram estes mesmo.
Enfim, a idade não perdoa...;-)))

12 comments:

bea said...

Melhorinhas:)

Para o meu lado também foi mauzinho porque não bebi uma gota de álcool e adoeci na mesma.

Presépio no Canal said...

Bea,

Isso é que já pior. :-( Rápidas melhoras. Tudo a correr bem.

João Menéres said...

É um erro comum : misturar bebidas...
Mas isso já passou !

Presépio no Canal said...

João,

O sumo é muito eficaz. Ainda estou um bocadinho sensível, mas está quase fino.
Bjinho! :-)

Os olhares da Gracinha! said...

Por aqui amiga...terminaram os doces durante a semana!
Mas levo a dica do sumo!
Bj e boa semana!!!

Presépio no Canal said...

Graça,

O sumo sabe bem. Uso gengibre fresco (compro no mercado).
Tb dou os doces e bebidas alcoólicas por encerrados nos próximos tempos.
Já a um chá digo que sim - é o que apetece com este frio. :-)
Bj e boa semana!

Margarida Elias said...

:-) Boa dieta! Beijinhos!

Presépio no Canal said...

Margarida,

Ontem comi uma saladinha de abóbora, alecrim e puré de maçã a acompanhar uma coxinha de frango que me soube muito bem. Um dia destes, repito.

Beijinhos! :-)

Dora said...

Esse elixir emagrece? lol

Presépio no Canal said...

Dora,

Ajuda imenso, se conjugado com exercício e uma dieta equilibrada. Aconselho especialmente em caso de obstipação. Põe o intestino a funcionar muito bem.
Moral da história: a indústria farmacêutica não faz lá muito dinheiro comigo, entre Gurosans e laxantes ;-)) Nem em estatinas, pois tento baixar o colesterol através da alimentação tb.

Dora said...

Felizmente, não sofro desse problema; funciono bem :)
Exercicio e comida saudável eu faço. Não o fiz foi durante 3 semanas. lol

Presépio no Canal said...

Dora.

Isso é bom, fazer exercício e comer de forma saudável. :-) Mas entre o Natal e o Ano Novo, é como dizes, 3 semanas a prevaricar...:-))