Thursday 13 October 2016

É Outono


As mantinhas castanhas e vermelhas nas cadeiras das esplanadas. Os gnomos em tons quentes de Outono, nas lojas. Os cogumelos decorativos, nos seus tons de laranja e vermelho, que já enfeitam os centros das nossas mesas. O aroma e o sabor do chá de gluwijn ao serão. O acthertuin que já se recolheu: mesa e cadeiras tapadas, toldo-casa retirado por causa do vento, vasos de flores mudados para junto do chapéu-de-sol, caixotes do lixo colocados no lugar que era daqueles, mais próximos à porta da sala, para evitar percorrer o jardim ao frio, que se encerra, lá fora, no deslizar dos vidros, e se abre em aconchego, nas velas de cheiro a figo pela casa. Dormir, depois, já no quentinho, no novo edredom de penas de pato comprado numa das lojas holandesas mais emblemáticas, a Hema, e nos novos pijamas de algodão biológico (que, na prática, são blusinhas e calcinhas justas da C&A para usar como loungewear, mas que eu gosto de usar como pijaminhas). Comprar, na Primark, collants de variados tipos: de algodão, de fibras de bambu, de ajuste à temperatura exterior. E também um camiseiro aos quadrados, em tons quentes, 100% algodão, por 9€. Marcar uma massagem na Rituals para daqui a um mês de forma a activar a circulação e a dar um boost ao espírito para o Inverno que bate à porta. Comprar, na Mango, dois guarda-chuvas, que nunca são demais por aqui e gosto de tê-los a combinar com as roupas, nas minhas cores favoritas (um em bordeaux e o outro em preto e branco). Adquirir o primeiro conjunto de luvas, gorro e cachecol em caxemira, numa loja holandesa por excelência: a C&A. E em verde-água, para dar um ar mimoso ao frio. No mais, vai começar uma época que adoro: a Noite de São Martinho, com as crianças a bater à porta, de balões de papel iluminados na mão, e que nos (en) cantam à espera dos chocolates que já levamos na malga, para elas; a chegada do Sinterklaas (São Nicolau), no seu barco dos presentes, vindo de Espanha, com a voltinha posterior, a cavalo branco, pela cidade; o Festival de Charles Dickens em Deventer e os Mercados de Natal, aqui ao lado, na vizinha Alemanha. Quando esta época acontece, apetece ficar por aqui, em casulo, entre o cheirinho quente e fumegante a especiarias do gluwijn e os poffertjes quentinhos com manteiga a derreter na boca. Agora já só falta, para sair mais aprumada nas noites frias de Inverno, comprar umas botas pretas, pois cremes hidratantes para os lábios, rosto e mãos já tenho e estão na carteira. E um casaco comprido de penas, que as temperaturas descem rapidamente. Tudo quase pronto para passear nos bosques e no colorido das folhas caídas pelos caminhos. Até na música. 




25 comments:

APS said...

Por cá está a entrar devagar... e, hoje, até há um pouco de sol brando, para secar a chuva forte de ontem.
Bom dia!

PNLima said...

Belo, tão belo que dá mesmo vontade de usufruir em pleno do Outono! Esta é de todas a estação favorita do rapaz lá de casa!
Bom dia! Bom Outono!

Margarida Elias said...

:-)) Gostava de ir aos mercados de Natal (sobretudo o de Aachen) e ao festival do Dickens. Mas isso não há por cá, apesar da Vila Natal em Óbidos ser engraçada. Esqueci-me, na minha lista, dos cogumelos - e deveria ter acrescentado a Vila Natal e o chocolate quente. Bem: já somei mais 3 coisas para gostar do Outono, graças a ti - que também estás quase a fazer anos. Muitos beijinhos!!!

Rui Luís Lima said...

Adoramos este filme e muito em especial a Audrey Hepburn, que aqui surge a cantar o delicioso "Moon River". Como sabemos o livro de Truman Capote termina de uma maneira diferente daquela que vimos na película de Blake Edwards, mas para quem, como nós, gosta de happy endings (como um dia cantou a Liza Minnelli), o filme é perfeito!
Boa Tarde

Rui Luís Lima said...

Desde que me conheço que tenho o Outono como a minha estação favorita:)

Sami said...

Tudo pronto para o tempo frio que caminha a passos largos para a Holand.
Aqui e ao contrario, estamos a sair da hibernacao do Inverno (que aqui nao e tao frio como na Europa) e estamos na Primavera ja com dias quentes, apesar de termos tido o mes de Setembro mais frio de ha 45 anos!
Bom Outono Sandra.

Presépio no Canal said...

APS,

Um Verão de São Martinho, portanto! :-) Aproveite esse sol, ainda que brando.
Boa tarde!

Presépio no Canal said...


Paula,

Obrigada. :-) Para ti e o rapaz lá de casa também.
Boa tarde!

Presépio no Canal said...


Margarida,

Gosto de fotografar cogumelos. Vamos ver se o faço este ano no bosque ao pé de casa.
Muitos beijinhos!!!

Presépio no Canal said...


Mister Vertigo,

Ando com vontade de rever os filmes com a Audrey Hepburn. Por curiosidade, a mãe dela era uma baronesa holandesa.
Boa tarde e bom Outono!

Presépio no Canal said...


Sami,

Obrigada! Para si, uma óptima Primavera! Aproveite ao máximo!!
Beijinho! :-)

bea said...

Este seu post está tão expurgado de coisas menos boas que quase parece uma história de era uma vez. Que me lembre, nunca pensei em me preparar para o frio. Mas na Holanda tem de ser. Lido assim, nasce-nos um desejo do tempo futuro, como se tudo que contenha seja, depois de convenientemente armados, uma brincadeira agradável.
Também gosto da C&A ainda que saiba da marca pormenores que não me agradam e até julgo que tem demasiada roupa e é um apelo consumista. Custo a desviar-me de gorros e luvas e etc, mas no nosso país nem os que tenho uso.
Também acho que vou apostar num guarda chuva, os nossos invernos são cada vez mais chuvosos e menos frios. E tenho grande pontaria para perdê-los.
Esse filme é agradável para um serão de Outono. Obrigada pela lembrança.

Presépio no Canal said...


Bea,

Agora, com as descidas de temperatura, vamos ver mais filmes de certeza. E beber muito chá, sobretudo de gengibre e menta fresca. Também aprecio um bom chocolate quente, que aconchega também.
Sempre gostei de bóinas e de fazer conjuntos com os cachecóis. Uma forma de dar cor ao Inverno e brincarmos um bocadinho com ele. ;-)

Agnes said...

Gosto muito do Outono, é super acolhedor (desde que estejam dias de sol, mesmo que frios, ou, estando a chover, que eu esteja dentro de casa com a minha manta e o meu chá ahah).

Presépio no Canal said...


Agnes,

So true!
Hoje, na rua, estava tanto frio e ainda a procissão vai no adro...Aliás, nos últimos dias...

MR said...

Tudo bem preparado para os próximos tempos. E parecem vir aí uns dias muito bem passados, cheios de encanto.
Por aqui, começou a chover, de modo que tive de voltar aos sapatos fechados, ao impermeável e ao chapéu de chuva. Odeio chuva!
E o frio já se faz sentir à noite.
Bom outono!

GL said...

O Outono é a MINHA estação do ano, a eleita, Sandra,mas sem dúvida.
As cores quentes, em contraste com o frio que começa a fazer-se sentir, aquele aconchego bom da mantinha, o livro que se lê com outro espírito porque a envolvente a isso convida, tudo isso nos faz sentir melhor, mais serenos.
Bem, mas viver num país com esses hábitos, cumprir todos esses afazeres como se fossem rituais também deve ser bem agradável.:)

Um feliz Outono.
A sensibilidade que a caracteriza proporcionar-lhe-á essa bela vivência.

Beijinho, Sandra.

Presépio no Canal said...


MR,

:-)

Gosto sobretudo do Festival Charles Dickens. Encantador, mesmo! :-)
Ontem, lembrei-me de si, quando li este post no Delito de Opinião:
http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/inculta-e-infantil-8829442
A propósito de traduções...;-) Veja a parte dos comentários que também está engraçada.
Bom Outono! :-)

Presépio no Canal said...


GL,

:-) Muita querida!

Tem de ser. Não podemos permitir que o frio leve a melhor. Há que manter o espírito elevado. :-)
A propósito de livros, é capaz de gostar do próximo post...;-)
Beijinho e votos de um Excelente Outono recheado de boas leituras!

ana said...

Sandra,
Gosto muito do filme e da canção apresentada. Não gosto do Outono, mas gosto da paleta de cores com que as árvores se pintam.
A tua descrição faz do Outono uma coisa boa, quando para mim é um tanto ou quanto triste.
Beijinhos. :))

MR said...

Fui ver o post que me sugere e lis os comentários. Realmente!... Nem estava a perceber o que estava a ler: «hotel de cidade» em vez de câmara municipal. Meus deuses!...
Também já tinha reparado no slogan da RTP2 que é idiota, mas a programação do canal está muito melhor.
Bom fim de semana!

Presépio no Canal said...

Ana,

A Natureza, nesta época do ano, na sua riqueza cromática, oferece magníficos quadros ao nosso olhar.
Bom Outono, com muita cor! :-)
Beijinhos!! :-)

Presépio no Canal said...

MR,

Gostei particularmente do comentário irónico das "salles d'être". :-))) Foi muito bem apanhado.
Boa noite! :-)
Bom fim-de-semana!

Os olhares da Gracinha! said...

Este som é fantástico!!!
Adorei seus texto...bj

Presépio no Canal said...


Graça,

Muito Obrigada! :-)

Bj amigo!