Sunday 16 July 2017

Arménia, turca ou iraniana



Não sei se o mesmo acontecerá a outras portuguesas a residir no estrangeiro. No meu caso, perguntam-me muitas vezes, por aqui, se sou arménia, turca ou iraniana. Confesso que, nas primeiras vezes, fiquei muito espantada. Agora, já me habituei. Dizem-me que é das feições, marcadamente caucasianas (tenho nariz aquilino, cabelos e olhos castanhos, rosto arredondado e olhos fundos).

Só uma vez me perguntaram se era italiana (quando me escutaram a falar português) e francesa (pela forma como me vestia).

E nunca, até à data, alguém me perguntou se era portuguesa.



17 comments:

APS said...

Pois a mim, da primeira vez que fui à Alemanha, algumas pessoas julgavam que eu era jugoslavo... Como eu gostava do Marechal Tito, não me importei muito.
Um bom Domingo, Sandra!

Presépio no Canal said...

APS,

ahahha Muito boa essa história! :-))
Bom Domingo também para si! :-)

MR said...

Na Noruega perguntavam-nos muitas vezes se éramos russos. Pelo som da língua. :) Quando os russos começaram a vir para Portugal e os ouvia no Metro, percebi.
Bom domingo!

Presépio no Canal said...


MR,

:-) Já tinha lido noutro blogue (de uma portuguesa em Londres) sobre essa "confusão". ;-) Comigo ainda não calhou, mas parece que é frequente.

Bom Domingo!

Sami said...

Quando viajavamos por paises Arabes e o meu marido ficava bronzeado (e usava bigode na altura) perguntavam sempre se era Iraquino ou Turco.
Aqui na Australia como ainda tenho sotaque Sul-Africano tomam-me sempre por Sul-Africana, e ficam admirados quando digo que sou Portuguesa.

Presépio no Canal said...


Sami,

Agora, quando observo homens portugueses, também começo a achá-los parecidos com os marroquinos...
Bom Domingo!

bea said...

Dantes, há muitos muitos anos, os bêbados no metro pensavam sempre que eu era chinesa; agora já não me reparam:).
Em Paris, há 20 anos, vários franceses me julgaram italiana. Devo confessar que a imagem me agradou, acho as italianas muito estilosas.
Eu julgo-me com ar asiático, mas à parte os tais bêbados ninguém me tomou por uma chinesa, coisa que não me importava, são bonitinhas e delicadas, mas também reconheço que não encarno o perfil:).
Nunca ninguém pensa que somos portuguesas (desconhecem Portugal ou julgam que somos todas porteiras ou assim).

João Menéres said...

Com que então pareço um marroquino, Sandra !...
Essa não lembraria nem ao diabo !

Um beijo amigo.

Love Adventure Happiness said...

A mim acham sempre que sou de algures destes países porque sou branquinha e estou ruiva por isso ficam confusos, principalmente quando lhes digo que sou portuguesa, ficam atónitos sem saber como é possível...
Ao Ricardo também perguntam se é Turco e já perguntaram espanhol...

Presépio no Canal said...


Bea,

Acho que isso (de sermos associados às porteiras) era mais antigamente (idos anos 60,70,80 do século passado), sobretudo em França...Parece-me que, actualmente, somos mais associados a informáticos/as (em vários países) e enfermeiros/as (especialmente no UK)...;-)
Com que então, chinesa...Mas tem ascendência?
Há muitas pessoas do Suriname (uma antiga colónia holandesa) a viver cá e com fisionomia javanesa (indonésia), indiana e chinesa, devido à sua ascendência (muitas vezes múltipla). São uma autêntica mistura...

Presépio no Canal said...


João,

Fizeste-me rir agora...:-)))
De todo, de todo...Já o teu homónimo, por ser uma rapaz do sul, moreno, de olhos e cabelos escuros passa bem por turco, marroquino e até indiano...

Um beijo, meu querido.

Presépio no Canal said...


Vera,

O mesmo se passa com o rapaz cá de casa. Ou é turco, ou é marroquino, ou é indiano...Mas quem é do sul, muito provavelmente terá uma costela islâmica, como os topónimos também indicam...;-)

Agnes said...

Sou sempre italiana, espanhola ou francesa ;) Mas italiana é o que ganha, sem dúvida!

Presépio no Canal said...

Agnes,

Isso só confirma o que penso de ti: que és uma mulher com muito estilo!
E diferenciado (quero dizer que não te consigo imaginar nas "carneiradas" que vejo por aí, seguindo tendências, sem ter em conta se as favorece ou não). ;-)

Margarida Elias said...

:-D Beijinhos!

Presépio no Canal said...

Margarida,

Beijinhos! :-)

Agnes said...

Oh, muito obrigada :) Beijinho*