Sunday 23 March 2014

Um vinho branco do Vale do Ródano



E porque as coisas boas são para se partilhar.... ;-)

Este fim-de-semana, provei um vinho branco que me deliciou: Mas des Bressades Cuvée Excellence White 2012da região de Nimes (Vale do Ródano, França). Adorei o sabor a madeira de carvalho e a forma como se prolongava na boca. Um vinho suave, que me soube incrivelmente bem.
Eis a descrição, de acordo com o site dos produtores:

"Cuvée Excellence White 2012 
AOC Costières de Nîmes, Rhône Valley 
Grape varieties : Roussanne 70% Grenache Blanc 10% Viognier 20%
Vinification : Fermentation in new oak barrels. No malolactic fermentations.
Aging : 5 months in barrels on lees with regular "batonnage".
Tasting : Golden limpid colour. Intense nose of lemon, flowers and almonds. Great complexity in the mouth with a lot of freshness, incredible length."

Este video mostra-nos a beleza da região sul do Vale do Ródano e ao minuto 4:31, podem ver e ouvir o produtor do Mas des Bressades Cuvée Excellence White 2012, Cyril Marès.

 

Tenham uma boa semana!

4 comments:

APS said...

Não importava nada de lhe ter feito companhia..:-)
O vinho branco, de que fala, nem a casta Roussane, maioritária. Mas a Viognier, que conheço, tem tido sucesso em Portugal e tem produzido bons vinhos. Da Grenache conheço-lhe as potencialidades maravilhosas, nos tintos, de que o Chateauneuf du Pape (pequena região dessa zona) é um expoente respeitado. E um dos 3 vinhos tintos estrangeiros que prefiro (com os italianos Barolo e Brunelo di Montalcino).
Uma boa noite!

GL said...

Uma óptima partilha. Haverá cá? Tenho que ver.
Obrigada, Sandra.
Boa semana.
Bjs

Presépio no Canal said...

Bom dia, APS!
Teria tido todo o gosto na sua companhia.:-) Ainda para mais, sendo o apreciador e conhecedor de vinhos que é...
Ao fazer o post, lembrei-me de si e perguntei-me se conheceria este Mas de Bressades (não sei se o vinho existe em Portugal).
Registei as suas sugestões. :-) Creio que nunca experimentei os italianos que fala e pelo que já li, parece que são mesmo muito bons. E seria giro se fosse mesmo na Toscânia, onde estive, pela última vez, há 17 anos...
Beijinho cordial.
PS: Depois deste post, também fiquei com vontade de explorar o Vale do Ródano e ir até Avinhão. Já estive na Provença por duas vezes, mas ainda não fui lá.

Presépio no Canal said...

Pois é, GL, não sei...Mas, se encontrar, diz-me? ;-) Espero mesmo que encontre. É delicioso, sobretudo para acompanhar um jantar.
Também vou ver se encontro por aqui. Em Almere Haven, há uma casa de vinhos muito boa. Este Mas de Bressades provei-o num restaurante da Frísia (uma província do Norte dos Países Baixos).
Santé!!
Beijinho!