Wednesday 10 June 2015

Dia das Comunidades Portuguesas



Porque hoje também é o Dia das Comunidades Portuguesas pelo Mundo, lembrei-me de.várias fotos que tenho espalhadas por aí...Umas tiradas em Lisboa e que me lembraram dos Países Baixos, outras que tiradas cá, me lembraram de Portugal...

Esta foto, tirada este ano, em Lisboa...

A bicicleta, ao centro, para mim e muitos, um dos maiores símbolos dos Países Baixos, país onde se desenrola e se centra a minha vida presentemente, circundada pelo piso de Lisboa, ou seja, pela minha matriz histórica e base portuguesas.




Esta, igualmente tirada este ano, uma túlipa, outro dos grandes símbolos da Holanda, em calçada portuguesa. Mais uma síntese, mais uma metáfora...




Esta, numa loja de malas, em Naarden (2012). A proprietária, holandesa, adora Fado e mostrou-me alguns dos vários CD's que tinha na loja (era a música que estava a tocar quando entrámos com os nossos primos...).




Por fim, esta, do espectáculo de Cristina Branco, no Teatro de Almere, em 2012.




E porque gosto de encontros felizes...

Uma canção a duas vozes, a duas línguas, portuguesa e neerlandesa....





Uma interpretação portuguesa de um poema neerlandês (Os Solitários de Slauerhoff)





Um bom dia para todos!

10 comments:

MR said...

Acho que a tulipa está junto a uma escola de Alvalade. Acertei?
Boa quarta-feira por aí. :)

Presépio no Canal said...

É em Alvalade,sim senhora, acertou (por trás da Igreja de São João de Brito, lado esquerdo).
Obrigada! Igualmente, para si! :-)

João Menéres said...

Que feliz ideia para este 10 de Junho !
E eu que tanto gosto da Cristina Branco, Sandra...

Um beijo amigo.

Presépio no Canal said...

Obrigada, João! :-))
A Cristina Branco tem uma voz linda! A carreira dela começou por cá, parece-me...
Um beijo amigo. :-)

Sami said...

Que coincidencias engracadas Sandra.

isabel tiago said...

Boa tarde Sandra

Muito obrigada pela visita. O presépio português nunca o esqueço pois é das mais antigas visitantes ao meu espaço. Também gosto da Holanda embora nunca a tenha visitado mas pelo que conheço em documentários e fotos, sendo um país das flores, está tudo dito. E dos moínhos e dos canais e das casinhas coloridas. Tudo o que nos enche a alma de satisfação.
Gostei da abordagem à calçada portuguesa. Por aqui aqui há quem não a queira e aos poucos vai restando as que foram feitas noutros tempos.
Tenha um bom fim de semana e volte sempre.
Isabel Tiago

Presépio no Canal said...

é verdade, Sami. Achei graça particularmente à túlipa em calçada portuguesa.

Presépio no Canal said...

Obrigada, Isabel, pelos comentários sempre tão carinhosos e amigos que aqui deixa. Gosto muito das suas visitas e da sua casa, sempre com coisas bonitas para regalar as vistas. Sabem bem blogues como o seu. :-)
Continuação de Bom Domingo!

isabel tiago said...

Obrigada Sandra

O mundo virtual permitiu a pessoas que gostam de partilhar as suas coisas, uma abordagem única. É fantástico que em segundos, pessoas em qualquer parte do planeta possam visualizar as nossas fotos e preferências. Assim sendo, a Terra que é tão grande torna-se tão pequenina graças às novas tecnologias.
Boa semana

Isabel Tiago

P.S. Obrigada pelo elogio ao meu blog que tem estado algo paradinho mas sempre que possível vou acrescentando novas fotos.

Presépio no Canal said...

Obrigada, Isabel. :-)
E tem toda a razão no que diz - as novas tecnologias, e os blogues em particular, permitem descobrir alma gémeas, nos gostos, interesses e valores, que, de outra maneira, talvez nunca se encontrassem. E é tão bom...:-)
Beijinho amigo. :-)

Sandra