Thursday 17 March 2016

Thijs Borsten Daagt Uit, Corrosia, Almere


Thijs Borsten é um pianista, compositor e produtor holandês, tendo já actuado no Concertgebouw de Amsterdam, no North Sea Jazz Festival em Roterdão, e em vários países como a India, a África do Sul ou a Alemanha. Já produziu trabalhos para a Wende Snijders, tem trabalhado com a cantora de ópera Tania Kross, interessa-se por World Music e tem colaborado com artistas de diversas origens, incluíndo a nossa Sara Tavares (num disco da cabo-verdiana Dina Medina).

Esta semana, por sugestão amiga, fomos ver o

Thijs Borsten Daagt Uit (Thijs Borsten desafia...) no Centro Cultural Corrosia.

Este espectáculo consiste num desafio lançado por Thijs Borsten a dois cantores de registos diferentes para, numa actuação conjunta, cruzarem fronteiras entre os respectivos estilos musicais. Neste mês de Março, o desafio deu-se entre o Gospel e o Fado, pelas vozes de Michelle David (1966) e Maria de Fátima (1961).

Thijs Borsten é acompanhado pelo baixista Xander Buvelot e pelo baterista Arno van Nieuwenhuize.

Nós gostámos imenso do espectáculo: a elevada qualidade dos músicos e das intérpretes, os solos e os duetos (o da Canção do Mar foi surpreendente), a apresentação das intérpretes através de entrevistas (soltas, divertidas) e fotografias dos momentos mais significativos de cada uma e histórias associadas, a interacção com o público (com jogos de perguntas incluídos), o auditório em si, muito acolhedor...Gostámos de tudo e víamos mais uma vez.


 


As senhoras do desafio

Maria de Fátima (Fado)

Maria de Fátima ganhou  "A Grande Noite do Fado" em 1974, tendo já cantado com Amália Rodrigues e Camané. Em 1981, veio para Amsterdam, onde, durante vários anos, se dedicou à vida familiar e foi cantando ocasionalmente, até que, em 2001, volta em grande força, tendo já gravado 6 álbuns, desde então, e dado concertos nos Países Baixos, na Alemanha e na Bélgica.

Michelle David (Gospel)

Michelle David cresceu em Nova York, onde cantava na igreja. Mais tarde, frequentou a High School of Performing Arts (do filme Fame), tendo, posteriormente, trabalhado em diversos espectáculos e digressões e colaborado com Michael Bolton e Diana Ross. Neste momento, vive e trabalha nos Países Baixos.

NB: Especialmente para os leitores/seguidores do Blogue a residir nos Países Baixos:

Dias e locais dos espectáculos deste mês com Maria de Fátima e Michelle David:

20 Theater Bouwkunde - Deventer
22 De Kom - Nieuwegein
24 Rabotheater - Hengelo
28 Verkadefabriek - Den Bosch

6 comments:

João Menéres said...

Deves ter saído de lá com a barriga cheia, Sandra !
Fiquei cá com um apetite...

Um beijo e MUITO OBRIGADO pelo aroma !

Presépio no Canal said...

João,

Superou completamente as nossas expectativas. Tenho pena de não ter visto os espectáculos dos meses passados, especialmente o de Ópera e Flamenco. Próximo ano, vou andar mais atenta.

Um grande beijinho e MUITO OBRIGADA pela tua generosidade e interesse. Vibras tanto com a Vida! És um exemplo! Outro beijo!

bea said...

Parece-me que serão bons espectáculos.E é uma sorte vê-los.
BFS:)

Presépio no Canal said...

Bea,

É verdade! E o baterista era muito bom.
Todo o espectáculo foi muito envolvente, muito "quentinho", com o público a cantar de pé e tudo.
Mas tenho de andar mais atenta à agenda cultural. Às vezes, esqueço-me.
BFS! :-)

Os olhares da Gracinha! said...

Imagino que tenha adorado pois parecem ser excelentes!!! Bj

Presépio no Canal said...

Graça,

Gostámos muito! Não me importava nada de ter visto os espectáculos dedicados aos outros estilos musicais. E os bilhetes foram a um preço quase simbólico, pois os espectáculos são financiados por diversos organismos culturais.
Bj!