Thursday 10 March 2016

Um painel muito especial no Corrosia


Há umas largas semanas, no nosso restaurante favorito em Almere, a S., que trabalha lá, disse-nos que o Centro Cultural Corrosia já tinha reaberto em Almere Haven ( a parte mais antiga da cidade) e que, em Março, iria decorrer um espectáculo de Fado e Gospel. A S. , que já esteve no Porto e veio encantada com Portugal e a simpatia dos portugueses, sabe que gosto de Fado e estava, por isso, a avisar-nos. Um gesto muito atencioso da parte dela - gostei muito. Entretanto, um Sábado destes, já depois das compras no mercado e do almoço, fomos até ao Corrosia para tomar um café e espreitar as mudanças No andar de cima, achámos muita piada a estes azulejos, onde os habitantes de Almere Haven registam os seus desejos e aquilo que sentem como necessário para a freguesia.

Este azulejo chamou-me logo a atenção:

Meer Kunst
 Meer Cultuur
 Meer Samen "

" Mais Arte
Mais Cultura
Mais Comunidade"  ( "samen" quer dizer "juntos")

Não pude deixar de sorrir...Há muitas actividades culturais a decorrer nesta parte da cidade, desde feiras de velharias a espectáculos musicais... Mas é bom que a comunidade local continue a reafirmar o seu desejo por "Mais Cultura, Arte e Comunidade".



No azulejo quadrado, pede-se uma estação de comboios. Estou com eles! A cidade é muito grande e tem por isso várias estações de comboios, mas não na sua freguesia mais antiga. Seria bom interligá-la de forma mais rápida e cómoda com o resto da cidade (Almere Haven fica do outro lado do Lago Weerwater). Actualmente, das duas, uma: ou vamos de carro ou apanhamos o autocarro. Não sei se uma nova estação em Almere Haven está prevista ou não, mas dava jeito, sobretudo no Verão. Parece que já me estou a ver a caminho da gelataria Mariola, vezes e vezes sem conta....;-))

Parte do painel de azulejos



onde encontrámos mais registos a pedir uma estação de comboios, como podem verificar abaixo.
Um outro pedido recorrente: o KFC. ;-)



Gostei imenso da ideia deste painel. É uma forma de dar a conhecer os desejos da comunidade local e mais do que isso, lembrar aos responsáveis locais o que se pode ainda melhorar e se deve manter e impulsionar como a Cultura e a Arte. E, sobretudo, as mudanças mais necessárias para o bem-estar da população...

Uma ideia muito gira, não acham?

Deixo-vos com uma das minhas letras favoritas de David Bowie

Changes (1971)

 Já agoragosto imenso do pianista Mike Garson.

 


Um bom dia para todos!


8 comments:

bea said...

É uma ideia engraçada mas que depende muito da idoneidade e participação cívica. Conheço um lugar onde se fez o mesmo e aparecia cada coisa mais inimaginável...há espíritos muito lá atrás no conceito de comunidade. Até podemos pensar que ainda nem exista.

João Menéres said...

Não é um Muro das Lamentações.
É uma PAREDE de SUGESTÕES E PEDIDOS !
Muito original e, quem sabe, de realizações.

Muito bem fotografado e um texto explícito.

Um beijo, querida Sandra.

Presépio no Canal said...

Bea,

Compreendo o que quer dizer. Há quem escreva tonterias, o que é pena.
Neste caso, embora não tenha lido os azulejos todos, não encontrei nada de desagradável. Creio que se deve ao facto da participação cívica ser muito activa. A responsabilidade individual, do que vou observando. é algo que também me parece bem interiorizado.
Bom dia! :-)

Presépio no Canal said...

João,

Muito Obrigada! :-)

Ainda quero ver o painel com mais atenção. É muito grande e até havia pequenos textos em alguns dos azulejos. Pode ser que ainda traga alguns deles aqui...

Um beijinho, meu querido Amigo. :-)

Margarida Elias said...

Que ideia excelente! Beijinhos!

Presépio no Canal said...

Margarida,

Tb achei.

Beijinho! :-)

MR said...

Muito giro.
Bom domingo!

Presépio no Canal said...

MR,

A ver se volto lá para ver/ler mais desejos e aspirações.
Bom Domingo!