Thursday, 17 March 2016

Thijs Borsten Daagt Uit, Corrosia, Almere


Thijs Borsten é um pianista, compositor e produtor holandês, tendo já actuado no Concertgebouw de Amsterdam, no North Sea Jazz Festival em Roterdão, e em vários países como a India, a África do Sul ou a Alemanha. Já produziu trabalhos para a Wende Snijders, tem trabalhado com a cantora de ópera Tania Kross, interessa-se por World Music e tem colaborado com artistas de diversas origens, incluíndo a nossa Sara Tavares (num disco da cabo-verdiana Dina Medina).

Esta semana, por sugestão amiga, fomos ver o

Thijs Borsten Daagt Uit (Thijs Borsten desafia...) no Centro Cultural Corrosia.

Este espectáculo consiste num desafio lançado por Thijs Borsten a dois cantores de registos diferentes para, numa actuação conjunta, cruzarem fronteiras entre os respectivos estilos musicais. Neste mês de Março, o desafio deu-se entre o Gospel e o Fado, pelas vozes de Michelle David (1966) e Maria de Fátima (1961).

Thijs Borsten é acompanhado pelo baixista Xander Buvelot e pelo baterista Arno van Nieuwenhuize.

Nós gostámos imenso do espectáculo: a elevada qualidade dos músicos e das intérpretes, os solos e os duetos (o da Canção do Mar foi surpreendente), a apresentação das intérpretes através de entrevistas (soltas, divertidas) e fotografias dos momentos mais significativos de cada uma e histórias associadas, a interacção com o público (com jogos de perguntas incluídos), o auditório em si, muito acolhedor...Gostámos de tudo e víamos mais uma vez.


 


As senhoras do desafio

Maria de Fátima (Fado)

Maria de Fátima ganhou  "A Grande Noite do Fado" em 1974, tendo já cantado com Amália Rodrigues e Camané. Em 1981, veio para Amsterdam, onde, durante vários anos, se dedicou à vida familiar e foi cantando ocasionalmente, até que, em 2001, volta em grande força, tendo já gravado 6 álbuns, desde então, e dado concertos nos Países Baixos, na Alemanha e na Bélgica.

Michelle David (Gospel)

Michelle David cresceu em Nova York, onde cantava na igreja. Mais tarde, frequentou a High School of Performing Arts (do filme Fame), tendo, posteriormente, trabalhado em diversos espectáculos e digressões e colaborado com Michael Bolton e Diana Ross. Neste momento, vive e trabalha nos Países Baixos.

NB: Especialmente para os leitores/seguidores do Blogue a residir nos Países Baixos:

Dias e locais dos espectáculos deste mês com Maria de Fátima e Michelle David:

20 Theater Bouwkunde - Deventer
22 De Kom - Nieuwegein
24 Rabotheater - Hengelo
28 Verkadefabriek - Den Bosch

6 comments:

João Menéres said...

Deves ter saído de lá com a barriga cheia, Sandra !
Fiquei cá com um apetite...

Um beijo e MUITO OBRIGADO pelo aroma !

Presépio no Canal said...

João,

Superou completamente as nossas expectativas. Tenho pena de não ter visto os espectáculos dos meses passados, especialmente o de Ópera e Flamenco. Próximo ano, vou andar mais atenta.

Um grande beijinho e MUITO OBRIGADA pela tua generosidade e interesse. Vibras tanto com a Vida! És um exemplo! Outro beijo!

bea said...

Parece-me que serão bons espectáculos.E é uma sorte vê-los.
BFS:)

Presépio no Canal said...

Bea,

É verdade! E o baterista era muito bom.
Todo o espectáculo foi muito envolvente, muito "quentinho", com o público a cantar de pé e tudo.
Mas tenho de andar mais atenta à agenda cultural. Às vezes, esqueço-me.
BFS! :-)

Crocheteando...momentos! said...

Imagino que tenha adorado pois parecem ser excelentes!!! Bj

Presépio no Canal said...

Graça,

Gostámos muito! Não me importava nada de ter visto os espectáculos dedicados aos outros estilos musicais. E os bilhetes foram a um preço quase simbólico, pois os espectáculos são financiados por diversos organismos culturais.
Bj!