Sunday 29 January 2017

As Fotos da Agnes de Auschwitz -Birkenau



No passado dia 27 de Janeiro, foi o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. A este propósito. não poderia deixar de partilhar aqui um post da Agnes, uma nossa compatriota a viver actualmente em Oxford, Inglaterra, com fotografias a preto e branco dos campos de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, onde, há pouco tempo, ela esteve de visita.

Citando-a:

Apesar de cheio, só se ouvem os passos das pessoas a andar nos corredores, na terra batida, nas pedras. É como se tudo fosse um constante murro no estômago e é por isso que apesar de ter tirado fotografias a cores (estava um dia lindo de sol!), decidi que ia ilustrar este post apenas com as minhas fotografias a preto e branco. 

Agnes, Último Dia em Cracóvia - Auschwitz e Birkenau, in terravistadalua.blogspot.nl (14 de Janeiro de 2017)

9 comments:

João Menéres said...

Muito impressivo o relato escrito e documentado por imagens da AGNES.

Um beijo.

Presépio no Canal said...


João,

Gostei muito das fotografias da Agnes e é com prazer que vou acompanhando o blog dela. Aconselho.

Beijinhos.

Sami said...

Um relato bem documentado pela Agnes. Nunca visitei Auschwitz, mas visitei o campo de concentracao de Dachau na Alemanha e estes campos deveriam ser de visita obrigatoria para que todo o Mundo pudesse aprender e que este periodo da nossa Historia nao voltasse a ser repetido nunca!

PNLima said...

Um momento da História de tal forma doloroso, que convém ser lembrado por todos!

MR said...

Nunca fui visitar um campo de concentração e espero nunca ir. Acho que não preciso de passar por isso para ter consciência do que foi o Holocausto. E que nunca mais volte nada de semelhança. Mas parece que o Homem aprende pouco com a História.
Não vi as fotos, mas li o relato e concordo com o João Menéres.
Boa semana!

Margarida Elias said...

Acho que não conseguia ir a estes síios, que me fazem muito medo. Beijinhos!

Presépio no Canal said...


Sami, Paula, MR e Margarida,

Nunca visitei nenhum campo de concentração, embora já tenha estado próxima de Theresianstadt, quando fomos a Praga. Tive pena, mas não tivemos tempo.
Mas compreendo que seja muito difícil entrar e visitar um campo destes. No final do ano passado, quando fomos a Monschau, visitámos um campo de treinamento Nazi que fica lá mesmo ao pé e já senti uma revolta imensa. Não foi fácil...

Boa semana para todas!

Agnes said...

Oops, andei desaparecida da blogosfera e depois vejo os teus comentários tão simpáticos ao meu post....obrigada! Um beijinho a ti e aos teus visitantes :)

Presépio no Canal said...

Agnes,

Gostei imenso das tuas fotografias e do teu post. :-) Não podia mesmo deixar de partilhar...:-)
Beijinho grande!