Tuesday 4 March 2008

Dutch Health System

No centro de saúde

No dia 22 de Janeiro, eu e o meu marido fomos pela primeira vez ao Centro de Saúde que fica próximo da nossa casa.
A consulta dele foi às 8h40m e a minha às 8h50m. Aqui ficam algumas notas.

Horários

Os horários de marcação são para cumprir.
Se eu achar que vou precisar de vinte minutos de consulta, devo marcar dois períodos, frisou a médica, pois como a senhora disse «nós não gostamos de deixar ninguém à espera e gostamos de respeitar os nossos "appointments"».

Filas? 

Não há filas para pagar consultas ou medicamentos porque tudo isto já está incluído nos nossos seguros de saúde;

Manual de Acolhimento

Quando nos inscrevemos no Centro de Saúde, deram-nos um manual de acolhimento que incluia  um formulário para apresentar alguma reclamação que nos parecesse importante, folhetos explicativos sobre o centro de saúde e a farmácia, contactos actualizados e questionários com perguntas relativas ao nosso estado de saúde e medicamentos que estejamos a tomar.

O contacto com a médica de família, o consultório e a sala de espera

A médica de família, huisart,  saiu do consultório e chamou por mim. Apertou-me a mão, olhou-me nos olhos e convidou-me a entrar e a sentar. No final da consulta, levantou-se, abriu a porta, e apertou-me a mão outra vez. Fiquei tão atarantada com tanta educação que até deixei lá o bloco de notas...

Durante a consulta, nada de fichinhas e arquivo. A médica anotou tudo no computador.
A receita é um papel branco pequeno (parece um "post it") que a médica imprime. Não se usam vinhetas.

O consultório dispõe de uma sala de observações reservada. Assim quem entrar não irá invadir a nossa privacidade.

A sala de espera é calma e tranquila: ouve-se música “chill out”, há quadros de artistas locais dispostos nas paredes para quem quiser comprar, há um espaço de brincadeiras para crianças, há revistas, água e nada de filas para carimbar seja o que fôr após as consultas.

Farmácia

O centro de saúde tem uma farmácia associada, onde nós já nos tínhamos inscrito previamente. Médico e farmacêutico comunicam entre si por computador. Quando cheguei à farmácia confirmaram, no computador, que a médica tinha receitado o medicamento em questão. Assim, todo o nosso histórico farmacêutico fica registado.

Hospital

Seguidamente, fomos ao hospital para tratar dos nossos cartões de identificação. Cada vez que lá formos, não vamos ter de responder ao mesmo questionário infindável de identificação. Basta apresentar o cartão.

Policlínica

Seguidamente, fomos à Policlínica onde o meu marido foi fazer umas análises de rotina. Disseram-nos que o meu marido deverá telefonar no dia seguinte para saber se deve ir ou não ao médico, consoante o resultado das análises. A policlínica envia directamente as análises para a médica e o meu marido só deverá marcar consulta caso seja necessário.

No comments: