Sunday 4 May 2008

Dodenherdenking (Recordar os Mortos)

Hoje, dia 4 de Maio é um dia de especial significado para os neerlandeses.
É o Dodenherdenking. Hoje, às 20 horas, fazem-se dois minutos de silêncio em memória daqueles que pereceram na 2ª Guerra Mundial.

As cerimónias principais decorrem na Dam Square em Amesterdam, junto ao Palácio Real. A Rainha deposita flores, a bandeiraneerlandesa é colocada a meia haste e ouve-se o Hino Nacional: o Willemus.

Este hino é o mais antigo do mundo. Foi escrito em 1568. Conta a história de Guilherme de Orange e a sua luta contra o domínio espanhol no século XVI. Foi proclamado Hino Nacional em 1932 pela Rainha Guilhermina.

Esta Rainha foi uma Chefe de Estado visionária e corajosa. Declarou Hitler o "Arqui-Inimigo da Humanidade", foi politicamente admirada por Churchill, inspirou a resistência do Povo Neerlandês e aplicou parte da sua fortuna (adquirida através de investimentos feitos no petróleo no início do século XX) na reconstrução do seu país. Durante este período só ligou a electricidade na sua casa quando o povo teve luz nas suas casas.

Voltando ao Willemus:

Se juntarmos a 1ª letra de cada estrofe, obtemos "William van Nazzov", ou seja, "William of Nassau". Chama-se "Acróstico" a esta figura estilo.

Podem saber mais sobre a história deste hino aqui.

Querem conhecê-lo? Pessoalmente, acho-o muito bonito:)
Fica aqui a minha singela homenagem àqueles que pereceram na 2ª Guerra Mundial, lutando pela libertação dos Países Baixos.



Aqui, as cerimónias de 2007 na Dam Square em Amesterdão:

No comments: