Monday 18 August 2008

A gezellig weekend

Neste sábado às 20 horas em ponto, conforme combinado, os nossos vizinhos holandeses, E. e B., vieram cá a casa para dar os parabéns ao meu marido. Um belíssmo serão! Café português, uma fatia de Vlaai do Limburgo e um copo de Porto. Foi o nosso primeiro serão juntos!
Eles já tinham cá estado em casa e nós na deles, mas muito rapidamente.
A conversa desenrolou fluida e combinámos repetir na próxima semana, com mais tempo, pois eles tinham um compromisso a partir das 21h30. Ainda trouxeram um Rosé Shirah de 2005 (selecção privilegiada), Vin du Pays D`Oc. Temos de combinar um jantar para o abrir! By the way, eles gostaram muito do café e do Porto!

No Domingo, fomos almoçar a casa de um casal de engenheiros romenos que comprou uma moradia com jardim e garagem em Almere Buiten. Ele é colega do meu marido e ela trabalha próximo de Zaandam e está grávida de sete meses. O meu marido disponibilizou ajuda e transporte (por enquanto, eles não têm carro aqui) para ir à Gamma (equivale ao nosso AKI) buscar umas cadeiras de madeira para o jardim. Como agradecimento e também vontade de conviver e relaxar, convidaram-nos para almoçar lá este domingo. Veio também outro casal de romenos. Ele também é colega do meu marido. Ela era professora de pintura na Roménia e têm um filho de dois anos muito giro. Eles também vivem numa moradia em Almere Buiten. Fizémos um churrasco no jardim. Grelharam-se diversas carnes, fizeram-se espetadas. A sobremesa foi tarte de maçã com passas. Maravilha! Muito Bom. Já disse que choveu ao almoço? ;-) Tivemos de levar a mesa para a cozinha.

A casa deles tem dez anos, metade do tempo da nossa. Tem rés-do-chão, primeiro e segundo andar. A M. queixou-se das escadas íngremes tipicamente holandesas. Nós não temos esse problema, pois vivemos num andar único e as escadas do prédio são semelhantes às portuguesas.
A M., tal como eu, não gosta de casas em betão armado e paredes pintadas a tinta de areia, preferindo tectos e paredes em estuque, muito melhor para colocar candeeiros e quadros.
Outro aspecto que nós também não gostamos nas casas são as cozinhas abertas para as salas por causa dos cheiros e dos fumos. No nosso caso, esta situação está mais atenuada porque a cozinha tem porta para o hall e parede para a sala, excepto numa pequena parte.
O convívio foi muito agradável e aqueceu uma casa ainda despida. Eles deixaram tudo na Roménia, onde também compraram casa. Tentámos animá-los, dizendo que assim, as limpezas necessárias e as pinturas das paredes e as arrumações dos móveis vão decorrer mais facilmente que as nossas, visto termos trazido tudo de Portugal.

As conversas foram interessantes. Fiquei também a saber um pouco mais da História da Roménia e como tem sido cobiçada por diversos povos ao longo da história (romanos, otomanos, austro-húngaros, russos). Também comentámos a ligação entre as Casas Reais Romena e Portuguesa.
O rei da Roménia, Fernando I, era filho da princesa portuguesa, Dona Antónia de Bragança, filha da Rainha Dona Maria II. O terceiro e o quarto Reis da Roménia eram, respectivamente, neto e bisneto da Princesa Dona Antónia de Bragança, logo descendentes da Rainha Dona Maria II.
O Rei Carol ainda viveu em Portugal, onde veio a falecer em 1953.

Gostei muito deste fim-de-semana! Foi muito gezellig!!

No comments: