Friday, 31 October 2008

An outing with M.


O Natal já chegou a Almere e já me trouxe um presente!
Ontem, por volta das 18h15, já noite, fui à estação de comboios de Almere Centrum esperar uma amiga, a M. O meu marido levou-me de carro pois estava muito nevoeiro e frio.
A M. vinha muito bonita: sombras nos olhos, batom, madeixas no cabelo (desta vez caídos pelos ombros), perfume, um lenço ao pescoço com pequenos brilhantes...
Já não a via desde Julho. Percebi que o nosso encontro era importante para ela.
A M. não é portuguesa nem neerlandesa. É romena e pintora. O marido é colega do meu.
Desde o início, houve muito empatia entre nós, mas por diversos motivos, o nosso reencontro já havia sido adiado algumas vezes.
A M. estava muito feliz. Tinha-se arranjado para sair à noite, pois há muito tempo que não o fazia. O marido ficou com o filho de 2 anos para que a esposa pudesse ter uns momentos de descontração só para ela, um momento de saída de amigas.
Caminhámos pelas ruas de Almere, apesar do frio, das lojas fechadas. Mas como disse a M. e muito bem, "Não vim aqui para ver lojas".
Queríamos entrar em qualquer lado para beber um sumo, um chá, mas só o KFC, o Burger KIng e o Mac Donald`s estavam abertos. Ainda pensei no café do Teatro, junto ao lago, que também é restaurante, mas as mesas estavam ocupadas com jantares. Aqui janta-se cedo, às 18h30 com velas e tudo. Muito bonito, por acaso!
Optámos então por entrar num Eat Café decorado com ursos de peluche. Na sala grande, havia mesas disponíveis para duas pessoas. Perguntaram-nos se íamos jantar. Dissemos que não, e pedimos um sumo de laranja, uma coca-cola e batatas fritas. Rimos com estes contratempos e comentámos as diferenças de hábitos entre países. Na Roménia ou em Portugal, janta-se a partir das 20h30 ou das 21h, não às 18h30. Além disso, há sempre locais onde podemos puramente sentar e conversar, às vezes horas a fio, petiscando qualquer coisa e bebendo uma imperial, uma coca-cola ou um café...
O atendimento aqui foi muito simpático.
A conversa fluiu sobre as férias, as pinturas nas casas, a entrada no jardim de infância do filhote, a dificuldade da língua, a necessidade de sair com amigos, a música dos Blof,...
Passado uma hora, tipo passo de mágica, a maioria das pessoas já tinha saído.
"Já foram para casa?" perguntava-me a M. "Pelos vistos, sim." respondi-lhe eu.
Levantámo-nos também. Saímos em direcção à estação e combinámos uma saída ao mercado de Natal em Almere Buiten. Continuámos a conversar pelas ruas decoradas com as iluminações de Natal.
Lembram-se da árvore do ano passado? Está cá novamente.
A M. queria fotografar-me junto à àrvore, mas ainda não sabia manusear muito bem o telemóvel, e logo por distracção, não levei a minha máquina fotográfica...

2 comments:

tudo said...

:) Que descrição linda de um fim de dia lindo:) Gostei da partilha:)Um beijinho grande
Su
www.tudoquesefaz.com

sonia said...

mas ja ha decoracoes de natal em almere? ainda nem e sinterklaas! aqui so entra arvore de natal depois de 5 de dezembro!

jinhos