Thursday 15 January 2009

Organisatie (Organização)

Vejam comos os neerlandeses são organizados....

Este é o Calendário/Agenda para a Família. É uma ferramenta de uso comum para pendurar na parede.
Há para 4, 5 e 6 pessoas (foram os que vi).É muito giro!

Imaginem que no fim-de-semana,por exemplo,a família reúne-se durante 10 minutos para decidir quem vai fazer o quê e em que dia:

quem vai aos correios;
quem limpa o poliban;
quem vai à loja dos animais;
quem vai à retrosaria ou à lavandaria;
quem vai regar as plantas;
etc...

Também podemos registar consultas do dentista,estética,exames,espectáculos,o que quisermos.

Maravilha! Assim fica definido quem faz o quê e quando, evitam-se esquecimentos e stresses, aprende-se a organizar,a delegar tarefas,a gerir o tempo e a partilhar responsabilidades.Impecável!
Os rectângulos são pequenos e servem só para marcar a palavra-chave.Simples!
E está à vista de todos!

Nós já temos o nosso,e o mês de Janeiro já está bem preenchido com pequenos e grandes assuntos a tratar.

Aqui está:

From Organização


Cada mês tem uma foto a preto e branco e uma frase.Uma coluna para cada elemento da família...ou se houver mesmo muita coisa a fazer, cada um utiliza duas...

From Organização


Este Calendário/Agenda Familiar vem juntar-se ao meu HomePlanner 2009...

From Organização


...e ao nosso Calendário de Aniversários...

From Organização


Se clicarem nos links, vão ler os posts que descrevem as funcionalidades de cada um.

E como na actual conjuntura, é necessário um cuidado maior com as contas,também costumo ver a revista dos supermercados Albert Heijn que são gratuitas e onde constam diversas receitas com os respectivos orçamentos.

From Organização


From Organização


Giro e útil!

13 comments:

Anonymous said...

O Plus também tem dessas revistas grátis com receitas que me vão ser deveras úteis, mas apenas quando eu dominar a língua sem ter de recorrer de 2 em 2 segundos ao dicionário para decifrar ingredientes e modo de confecção, eh eh eh eh!
Os calendários são o máximo, também gosto! ;-)

Presépio no Canal said...

Tenho de ver as do Plus...

O Plus é mais barato que o Albert Heij, mas para mim fica mais longe e acabo por não ir lá...

Tenho que ver se me organizo melhor...talvez depois de finalizar as pinturas...

Anonymous said...

Bemmm...só coisas bonitas.

Presépio no Canal said...

Quando estava a fazer este post, lembrei-me muito de ti, Sílvia, por causa do teu último post sobre a falta de tempo, que é como eu me sinto,todos os dias passo uma máquina de roupa ao ferro,ando mesmo cansada...

Su said...

Que ideia bonita a dos calendários:) Gostei e acho muito importante. Cá em Portugal acho que somos todos mais individualistas dentro das nossas famílias... Pelo menos a minha e as que me rodeiam:(
beijokas
Su
www.tudoquesefaz.com

Presépio no Canal said...

Percebo o que queres dizer, Su...
Se repararmos na linguagem dos portugueses...
pergunta-se "o teu marido ajuda-te?" (aqui induz-se que a mulher faz a maior parte das tarefas e ele dá uma mãozinha, e já não falo da gestão) e não "partilham as tarefas?";
também noto que cai muita coisa em cima das mães e quando casam não sabem o que dói desempenhar determinadas tarefas ou como orientar o que há para fazer...

said...

Que lindos calendários, gostei especialmente dos aniversários e da família, tenho de ver se encontro algo do género por cá! Eu gosto de ter as minhas coisinhas organizadas mas claro que com bom aspecto!
A minha agenda de bolso este ano tem como tema o snoppy, quando a vi não resisti!
Beijinhos!

Anonymous said...

nao ha nenhum holandes sem agenda. as criancinhas comecam com elas e sao obrigatorias no primeiro ano do liceu!

eu consegui sobreviver alguns anos sem... mas ja nao consigo, porque nada neste pais e expontaneo e marcam-se jantares e ferstas as vezes com tres meses de antecedencia...

e preciso ter cuidado com o albert hein, se so la fazes compras e fazes as receitas do aldehande ja nao consegues comprar em mais lado nenhum, uma estrategia de marketing tao bem pensada pelo sr. albert. eu so me safo no ah, se tento outros supermercados fico-me sempre pela metade...

jinhos

Presépio no Canal said...

Por acaso,calculei que gostasses.
Se não encontrares, eu posso comprar aqui e dou-te em Portugal.
Eu desta vez até quero ir pelo norte para ir à Casa de Sezim...vê lá tu...
Calendários de aniversário iguais aos da foto...Fartei-me de procurar em Setembro porque me pediram e não encontrei...vi uns parecidos, mas nada de especial...

Anonymous said...

Hoje então estou do pior! Posso ir aí num instante tomar uma cevada contigo? Eu levo restos de bolos... Não te importas?

Presépio no Canal said...

Vem daí, Sílvia, LOL,...olha, acredites ou não, ainda tenho a Árvore de Natal para desfazer...LOL

Sabia bem que viesses:)...mandávamos tudo às urtigas e passámos uma tarde de conversas,risos e cevada...LOL

Anonymous said...

Pensa em mim logo à tarde que deve ser à hora a que chego, mais ou menos... :)Beijinhos e boa semana

Presépio no Canal said...

Para ti também:)Obrigada:)