Saturday 3 January 2009

Passagem de Ano em Paris

Em 2005, tivemos a nossa passagem de ano mais bonita. Foi em Paris.Nevava e ficámos numa das casas dos Mosqueteiros.Assim nos contaram...:)

Passo a explicar...após o Natal,no dia 27, rumámos a Paris durante uma semana e dormimos numa mansarda situada num 4º andar, junto à Praça da Bastilha.
Esta casa pertence a um jovem português que nessa semana estava de férias em Portugal, e por isso, nos pôde ceder a casa.
A casa não tinha mais de 30m2: cozinha, sala de refeições com televisão, sala-de-banho com duche, e um quarto com uma parte do tecto rebaixada. A escada do prédio muito íngreme...

Os Mosqueteiros viviam nestes apartamentos da Bastilha como Guardas do Rei Luís XIII, que por sua vez, vivia no Marais, ali ao lado, na Place des Vosges, à época Place Royale.

From Paris


A Place des Vosges foi edificada por Henrique IV (o marido da Rainha Margot) entre 1605 e 1612, ano em que é inaugurada, para celebrar o casamento de Luís XIII e Ana de Áustria. A estátua equestre de Luís XIII que podemos ver actualmente não é a original mandada colocar por Richelieu. Essa foi destruída durante a Revolução Francesa.

No Marais, há muitos locais de interesse como a Livraria e a Padaria Judaicas.

From Paris


From Paris


Entrámos nesta última para provar um pouco de doçaria judaica. Muito Boa...a repetir!

Há muito comércio tradicional e apetece entrar em todas as lojinhas.

From Paris

É neste Bairro que fica também o Museu Picasso e a Biblioteca Histórica de Paris.

Durante esta viagem a Paris, a terceira para mim, a primeira para o meu marido, fomos visitar a Ópera Garnier (inaugurada em 1875), e admirar finalmente o belíssimo tecto de Chagall que data de 1964.

From Paris


Nesta época, foi impossível subir à Torre Eiffel, filas de não acabar mais, e nós não queríamos perder uma tarde assim.

From Paris


Um local que eu queria muito revisitar e mostrar ao meu amor era a Sainte-Chapelle, edificada no século XIII por Luís IX (São Luís), conhecida pelos seus magníficos vitrais da Capela Alta e da Capela Baixa.

From Paris


Outro dos meus Bairros favoritos é o de Saint Germain des Prés, famoso pelos alfarrabistas, pelos intelectuais que o frequentaram, pelo Café de Flore...

Onde tambem se pode tomar um lanche muito agradável, com chá de menta e bolinhos árabes, é na Mesquita...passem por lá:) junto ao Jardim das Plantas.

E claro, os Campos Elísios e as suas luzes...

From Paris


Montmartre coberta de neve....

E com mais tempo, há dois Museus que gosto particularmente, o de Orsay e o Nacional da Idade Média, onde passei longas tardes na primeira vez que visitei a doce e bela Paris.

3 comments:

Anonymous said...

Sortuda!

JoanaM said...

Olá, já sou leitora! Que passagem de ano romântica... :) bjs

Unknown said...

Olá Joana!
Bem-Vinda!
Espero que gostes tanto do meu blog como eu gosto do teu:)
Beijinhos