Thursday 7 May 2009

Fado em Frísio?

Como escrevi no post anterior, fomos ao Concerto no Amstel no dia 5 de Maio.
Neste concerto, ouvi uma cantora que não conhecia, cuja voz me agradou e me pareceu acompanhar muito bem os dois cantores líricos que também participaram no espectáculo.
Chama-se Nynke Laverman.

Curiosa, fui procurar informação na net...e não é que encontro um video no Youtube com a senhora a cantar Fado em frísio??? que surpresa!
Segui então para o respectivo site, e descubro que nasceu na Frísia (província do norte dos Países Baixos) e que já falei aqui, aqui, e aqui, a propósito do planetário em Franeker (lindo!!!), do grupo musical Twarres (muito relaxante), e de Hindeloopen ( que amei!).

Segundo percebi, Nynke Laverman já trabalhou com Fernando Lameirinhas e tem um cd que se chama Fado Blue. A explorar mais, portanto...:)



Eu nunca tinha ouvido fado sem ser em português, ou português do Brasil...
(por favor, quem puder que me confirme que a Nynke canta em Frísio ...e que eu não estou a dizer aqui nenhuma asneira; eu sei pouco holandês, nunca esquecer)

4 comments:

Anonymous said...

Considerando que eu nao "pesquei" nada, ela deve cantar em Frisio :)

Esse Fernando Lameirinhas so 'e conhecido aqui, certo?

Presépio no Canal said...

Pois, foi como eu, também não "pesquei nada", mas nada como confirmar,...ainda podia ser um neerlandês erudito, ou arcaico, sei lá eu )))

Eu já tinha ouvido falar do Lameirinhas em Lisboa, mas muito por alto, alguma conversa que não se deu continuidade, não me lembro concretamente; aqui, sei que ele já cantou com os Blof e uma outra senhora que não me lembro o nome...

Beijinhos :)

Ceres said...

Sim, é verdade! A Sra canta em Frisio!!!

Extraordinário, não é?! Um som tão familiar numa língua tão estranha....

Já ouvi o CD e gostei bastante :)

Presépio no Canal said...

Olá Ceres :)

és amiga da Socas, certo ?

pois é, não estava nada à espera!

Então, gostaste do CD. Tenho que ir comprar, então :)

Fados, tascas, caldo verde e chouriço assado, adoro!!!!