Friday 28 August 2015

Tenho mais uma vizinha ;-)


Sim, a bandeira da cegonha quer dizer que nasceu uma menina (meisje) nesta casa. :-)


12 comments:

APS said...

E terá vindo de Paris, ou nasceu das couvinhas de Bruxelas?..:-)
Um bom fim-de-semana!

Margarida Elias said...

Que bom!! Beijinhos! :-)

Presépio no Canal said...

:-))
Que heresia, APS! Veio, de certeza, de Paris. Nem pensar que uma criança holandesa venha nas couvinhas de Bruxelas. :-))
Picardias antigas - cá, para mim, nunca lhes perdoaram a saída dos Países Baixos. É só ouvir as anedotas holandesas sobre os Belgas (são parecidas às nossas sobre os alentejanos). ;-) Quem sabe, ainda ponha alguma aqui...:-))
Bom fim-de-semana para si também!...

Presépio no Canal said...

Olá,Margarida! Beijinhos! :-)

Sami said...

Mas que modo tao interessante de anunciar um nascimento. Adorei!

APS said...

Isto de vizinhos, tem sempre muito que se lhe diga, mas eu perdoo aos espanhóis pelos grandes poetas que têm: Aldana, Quevedo, Jiménez...
Realmente, em boa reciprocidade, os belgas (flamengos, pelo menos) consideram os holandeses, uns batateiros (a paupérrima gastronomia do país das tulipas) super-campónios. Depois, há a Religião, que tem muita força..:-)
Na verdade, o amor ao próximo é um sentimento difícil.
Uma boa tarde holandesa!..:-;

Presépio no Canal said...

Sami, eles anunciam muitas coisas: o nascimento de uma criança, a conclusão do ensino secundário (quando colocam a mochila cá fora), o aniversário dos 50 anos (com um grande boneco insuflável), os aniversários,... Gosto muito também. :-)

Presépio no Canal said...

APS,
Essa dos "batateiros" está gira, e é certeira. ;-) Eles comem muita batata ( e pão). "Super- campónios" também não foge à verdade - quando viajamos pelo país, vemos muitas quintas e bem cuidadas (gosto particularmente dos telhados de colmo das casas). A Holanda é uma quinta enorme, penso isto muitas vezes (os terrenos estão todos aproveitados). O horário das refeições também tem a sua origem nos campos (jantar cedo porque se acorda muito cedo, por exemplo). Só por curiosidade, a primeira vez que vi ovelhas negras, na minha vida, foi cá. :-)


GL said...

Olá, Sandra!
Que costumes tão curiosos há por aí! E fazem isso em todas as casas quando nasce um bebé? É caso para dizer: "cada terra com seu uso":))
Beijinhos

Presépio no Canal said...

Fazem sim, GL. E estes costumes dão muita alegria às ruas e ajudam à boa vizinhança. ;-)
Beijinhos!

GL said...

Ah, mas deve ser mesmo!
Desculpe, Sandra, mas agora ainda fiquei mais curiosa. Quando fala em boa vizinhança isso significa que vão visitar o mãe com o seu bebé? Apraz-me conhecer esses costumes, essas diferentes formas de estar.
Beijinhos

Presépio no Canal said...

Bom dia, GL! :-)

Visita a mãe com o seu bebé quem for convidado para tal (eles são muito ciosos da sua privacidade)- geralmente, familiares e amigos mais íntimos, por convite escrito, a indicar horas de entrada e de saída. Nessa pequena recepção, são oferecidas umas bolachinhas chamadas beschuit met muisjes (ver https://en.wikipedia.org/wiki/Muisjes#Beschuit_met_muisjes). Mas, ao vê-los na rua, cumprimentamos e damos os parabéns, 5 minutos de conversa (eles são muito ciosos dos seu tempo) e a cortesia entre vizinhos está feita (no caso de serem muito amigos, aí são convidados para a festinha).
A bandeira também ajuda a ter consciência que devemos estar mais atentos a certas situações, favorecendo uma boa vzinhança.
Quando o L. nasceu (o filho dos meus vizinhos da casa ao lado), tinha especial cuidado com barulhos: máquina de lavar roupa nunca depois das 19h, aspiradores nunca de manhã, obras no escritório que é contíguo ao quarto dele não as fiz na altura, limpar as lajes dos quintais com as máquinas de pressão (que fazem barulho) só o fiz quando os soube de férias; o outro vizinho do lado evitou músicas altas, etc.
As casas em Almere são, na sua maioria, contíguas, em fila (os holandeses não são muito amantes de prédios) e é preciso ter cuidado em certas situações, como na limpeza dos quintais com as máquinas, que já referi.
Beijinho! Gostei da curiosidade! :-)