Monday 8 July 2013

The Video of the Rijksmuseum Opening


Temos gozado temperaturas fabulosas e o fim-de-semana foi muito bem aproveitado. Na sexta, tivémos a companhia de uma amiga muito querida para jantar e fizémos churrasco no quintal. No Sábado e no Domingo, fomos até à praia de Katwijk aan Zee e soube-nos pela vida! Sentir aquela brisa marítima no rosto, o calorzinho do sol a acariciar-nos a pele, a suavidade da areia nos pés...Tão bom!

A "season", no quintal ( ;-)) ), está oficialmente aberta e agora é aproveitar, até porque o sol vai continuar a brilhar até ao próximo dia 21.



(uma das novas rosas do jardim)

A companhia da R., nesta sexta-feira, lembrou-me que ainda não tinha publicado aqui, no Blogue, o video sobre a reabertura oficial do Rijksmuseum em Amsterdam, ocorrida a 13 de Abril úlltimo, ao fim de 10 anos de obras de restauro e recuperação. A R. e eu estivémos lá e nem sequer foi preciso esperar muito para entrar. Fomos depois de almoço e estava tudo muito bem organizado. Muita gente, claro, mas passámos uma tarde bem agradável e conseguimos ver bem os quadros mais importantes e apreciar o restauro do edifício.

Enjoy the video!

5 comments:

Margarida Elias said...

Gostava de lá ir um dia, deve ser bem bonito. Bjns!

Presépio no Canal said...

Margarida, vale a pena ir, pelas obras que o compõem e a beleza sóbria do edifício. Tenho a certeza que irias gostar, mas vou confessar-te um "pecadillo" meu: é museu que "não me chama". Esta foi a segunda vez que lá fui, mas não sei o que se passa entre nós...
:-)) Ou seja, não ponho em causa a qualidade do espólio, como é óbvio, mas não houve aquele "clic", nào sei explicar...ou é aquele azul muito sóbrio das paredes que acho triste, olha, não sei...Há coisas que não se explicam...Não temos química, é isso. :-))
Um museu que gostei muito foi o Mauritshuis em Haia; e em A'dam, gosto particularmente do Museu van Gogh e sobretudo do Museu Judaico (aliás, tratei logo de visitá-los quando viémos cá para a entrevista do meu marido). E há outros mais pequenos, na Holanda, que gosto muito.
Gostava de sentir pelo Rijks o que sinto pelo nosso MNAA, onde sou capaz de passar horas e horas e almoçar por lá, sempre bem e muito "ïn love", mas pronto, não aconteceu. :-))
Tenho cá um palpite que virás cá na melhor altura, quando o Mauritshuis e o Van Gogh reabrirem, e assim aproveitarás ainda mais a tua/vossa estadia ;-)
Beijinhos!



Margarida Elias said...

Esperemos que sim... :) Bjns!

APS said...

Rosa branca lindíssima! As nossas, mais coloridas, ficaram engelhadas e fanaram-se pelo calor, na varanda...
Tinha tido notícia da renovação do Museu, e agradeço-lhe, Sandra, ter posto o vídeo, que vi com atenção.
Ainda bem que, por aí, Cultura não é uma palavra vã.

Presépio no Canal said...

Obrigada, APS! :-)

Gosto muito de rosas brancas e cor de chá. Perco-me a fotografá-las, quase diariamente, para lhes acompanhar o crescimento. :-)
Sim, o calor não ajuda, não.

A cultura, por aqui, é muito valorizada, mas tem havido cortes ultimamente. A crise tem-se feito sentir a vários níveis e andamos todos mais cuidadosos. Creio que vai valendo o "polder model" (uma cultura de compromisso entre os orgãos políticos) e um elevado nível de responsabilidade individual (pelo menos, a avaliar por um estudo que saíu há poucos dias no Dutch News). Vou tentando acompanhar, na medida do que me permite o meu parco nível de holandês...:-)