A amizade é isto:
Encontro a meio-caminho, em Amsterdam, porque uma mora em Almere e a outra em Haia.
S. de Almere convida S. de Haia para lanchar na
Pompadour, apesar de estar em dieta rigorosa por motivos médicos, com o objectivo de levar a amiga a um sítio bonito, onde ela possa relaxar um pouco (é mãe de uma criança de 1 ano) e conversarem mais tranquilamente.
S. de Haia, quando lá chega, encantada que fica com a sala e a pastelaria em exposição, diz generosamente: "Vamos antes a outro local onde possas comer ou beber alguma coisa que não só um chá.", compra um saco de bolinhos para o marido e topa logo ali em frente, "um sítio onde podemos beber um smothie ou um sumo", o
B Juice.
Vejam aqui os sumos deliciosos que eles têm.
Este cantinho, inicialmente vago, quando entrámos, depressa ficou ocupado, enquanto pedíamos no bar. Fomos então para a rua e sentámo-nos a beber o sumo, num banquinho em frente a uma loja de roupas.
Um pouco mais tarde, já no Canal Singel, junto ao mercado das flores, S. de Haia, que procurava um local onde as duas pudessem lanchar, vislumbra a
Marañon, uma loja de redes, que serve esta deliciosa salada de Papaia com sumo de lima. Sentámo-nos, por fim, a uma mesa, muito embora interrompida a conversa, com um telefonema de Portugal.
Gostei muito de estar aqui, rodeada pelo colorido das redes e da conversa com a S.
Uma e outra a precisar muito de descontrair, embora por motivos diferentes.
Um abraço forte foi a nossa despedida em frente à Centraal Station, já o frio apertava e o corpo pedia casa. Fez-me bem ter encontrado com a S., com a luminosidade do seu olhar e do seu sorriso. E sei que ela gostou do nosso encontro, que lhe fez bem, pelas palavras que trocámos, quer em frente à Centraal Station, quer depois, por email.
As fotos são dela, tiradas com o telemóvel, que o meu já precisa de substituição e não tem funcionado como deve ser.
Ficam também estas duas sugestões para quem procura lanches mais saudáveis em A'dam ( que não sejam croquetes, batatas fritas ou bolos).